terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Jesus reafirma a missão de Deus

 
A Igreja comunica a Vida! Cristo para todos!
Enfoque 2014 IELB:
Comunicando sempre (Jesus - a fonte da água viva)
Eu os guiarei e os levarei até as fontes de água.” Isaías 49.10
2º Domingo após Natal – 05/01/2013
Sl 119. 97 – 104;  1Rs 3. 4 – 15; Ef 1. 3 – 14; Lc 2. 40 - 52
Jesus reafirma a missão de Deus
 
 
         Ocupar-se do negócio de família. Traz orgulho ao pai. Todo pai tem o sonho de que seu filho um dia siga seus passos. Na leitura do antigo testamento lemos que Salomão desejava não apenas ocupar o lugar do seu pai, mas conduzir o povo do próprio Deus com retidão e justiça.
         Seguir os passos do pai é motivo de gratidão a Deus, assim como fez Salomão: “De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; mantiveste-lhe esta grande benevolência e lhe deste um filho que assentaste no seu trono, como hoje se vê” (1Rs 3. 6).
         Antigamente o pai se orgulhava quando o filho buscasse progresso através do estudo. Atualmente o pai sonha que o filho ao menos siga seus passos. A relação pais e filhos está complicada. Filhos fazem tudo para querer desagradar seus pais. Poucos buscam seguir o bom exemplo do pai. Por outro lado, poucos pais buscam deixar bons exemplos para seus filhos.
         O texto do evangelho, Lc 2. 40 – 52, chama a atenção as palavras de Jesus à José e Maria: “...Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?” (Lc 2.49). Mesmo sem entenderem essa afirmação de Jesus, diz o evangelista que submisso aos seus pais Maria e José, mesmo que reconhecendo-se como aquele de fato era, Filho de Deus, Jesus obedientemente acompanhou pai e mãe.
         Jesus dá uma verdadeira aula de submissão. Com as palavras: “...Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?” (Lc 2.49), mostra a sua submissão ao Pai, de quem foi enviado para ocupar nosso lugar, mas não ignora José e Maria.
         Estar nos negócios do pai – um termo econômico. Estou aqui para me ocupar do negócio de outra pessoa. Jesus diz que está ocupado por um negócio feito pelo Pai. Obedientemente sabe e reconhece sua tarefa e missão.
         Jesus reafirma a missão de Deus
         José e Maria eram tradicionais. Todos os anos iam a Jerusalém para a festa da páscoa. Talvez comemorassem a festa como todos faziam em Jerusalém. Lembravam da libertação da escravidão do Egito. Mas, nesse dia não compreenderam que a mensagem da páscoa estava diante deles, era Jesus, aquele que veio se ocupar dos negócios do Pai.
         Ocupar-se dos negócios do pai (Lc 2.49)
         Essa é a afirmação de Jesus, na qual reafirma que está ocupado em ocupar-se no negócio do seu Pai. Que negócio é esse? Em Gn 3.15 ouvimos a promessa do Pai: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Durante muitos séculos, o Pai investiu para que a promessa fosse cumprida. Disse o apóstolo Paulo: “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gl 4.4).
         Plenitude do tempo indica que houve preparação do mundo para isso. O termo pleróu mostra que o copo de Deus estava cheio que até derramou.
         Encher o copo significa que Deus derramou seu amor sobre as pessoas através da promessa cumprida em Jesus. Isso “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).
         Jesus veio se ocupar daquilo que eu não poderia estar ocupado. Ele veio ocupar meu lugar na cruz. Ainda estamos vivendo o tempo de natal, mas se não apontarmos para a cruz, não entenderemos a razão do verdadeiro natal. A mensagem do verdadeiro natal é Jesus que se fez homem para ocupar nosso lugar na cruz. Natal é reconhecer que Jesus esteve ocupado em nos salvar. Natal é a certeza de que Deus continua ocupado de cada pecador ao se oferecer através de sua Palavra e Sacramentos.
         Deus em Jesus pelos meios da graça (Batismo, Pregação e Santa Ceia) continua ocupado com cada pecador. Tenhamos um abençoado tempo de natal e um novo ano sabendo que Jesus está ocupado por e para nós. Amém!
 
Pr Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...