segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Natal - é a mão estendida de Deus à Humanidade


22/12/13 – 4º Domingo de Advento
Sl 24; Is 7. 10 - 17; Rm 1. 1 - 7; Mt 1. 18 - 25
Tema: Natal – é a mão estendida de Deus à humanidade.

             
         Na época do profeta Isaias, a Assíria com seu rei Tiglate Pileser III expandia seu território por meio da conquista de outros países. Os assírios eram os mais cruéis dos conquistadores. Na tentativa de acabar com essa expansão, o rei de Israel e o rei da Síria, armaram um golpe para invadir e conquistar a Assíria. Para que o plano fosse completo e bem sucedido convidaram Acaz, rei de Judá, para fazer parte do plano. Mesmo tendo Acaz acabado de assumir o trono e ter apenas 20 anos de idade não aceitou se aliar com Israel e a Síria. Por causa da recusa de Acaz, o rei Peca de Israel e Rezim da Síria ameaçaram invadir Judá. O profeta Isaias foi porta voz desse plano.
         O profeta Isaías a pedido de Deus vai ao encontro de Acaz e anuncia: “Calma, não se agite, não tenha medo, nem desanime....” Eles não poderão fazer nada contra você. Deus disse que “são dois tocos de tições fumegantes” (v. 4) “isso não acontecerá” (v.7).
         O profeta Isaías faz essa afirmação a um homem acuado, com medo. A ameaça de invasão o faz refugiar-se próximo do aqueduto. Pois em uma invasão inimiga, o abastecimento de água era a primeira coisa e ser interrompida.
         Acaz era descendente do grande rei Davi. Sendo descendente, nele estava à continuação da promessa do futuro descendente. Sendo assim, Isaías afirma categoricamente: “Confie no Senhor, não nos meios humanos.” Ou seja, a estabilidade do trono dos descendentes de Davi não depende do poder das armas, mas da fidelidade de Deus a sua promessa. Deus havia prometido à Davi: “Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre” (2Sm 7.16).
         A lembrança de sua descendência e também o fruto dessa descendência tinha como objetivo tranquilizar o rei Acaz. Deus está com seu povo. Deus tem uma promessa a cumprir, enviar seu Filho.
         A certeza do cuidado de Deus é um sinal oferecido pelo profeta. Acaz rejeita o sinal. Diz que não quer provar o Senhor Deus. Mas, mesmo que Acaz não queira, Deus vai mandar o sinal: “eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.” Um nome significativo para aquela situação, Deus conosco.
         Deus estende sua mão amorosa. Renova a garantia de seu cuidado. Renova sua promessa. Acaz e todo o povo são orientados a permanecerem esperançosos. Permanecerem na certeza de         que Deus está com eles.
         No entanto, a mão estendida de Deus não acalmou Acaz. Em seu desespero, sua reação foi pedir ajuda a Tiglate Pileser III, rei dos Assírios.
         Este é o último final de semana de Advento. Durante 4 semanas vivemos o período de preparação para a vinda de Jesus Cristo. O Jesus nascido na manjedoura é a mão de Deus estendida a toda a humanidade.
         Será que não estamos agindo como Acaz? Deus estende sua mão amorosa por e para nós. Mas, infelizmente milhares buscam auxilio em outros meios! Como diz um ditado popular, “para cada santo uma vela e para Deus um pacote.”

         Natal é dia em que Deus estendeu sua mão à humanidade.

      
   Eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho, e lhe chamará Emanuel.

 

          EmanuelDeus conosco. Essa é a afirmação do cuidado, da proteção à dinastia real de Davi. Deus havia feito uma promessa. Enviar seu Filho para esmagar a cabeça da serpente, o Diabo. Se “Por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte....Mas o resultado do que foi feito por um só homem, Jesus Cristo, é muito maior!” (Rm 5.12, 17).

              Para Acaz foi enviado um profeta para reafirmar à promessa de Deus. Acaz não deu ouvidos àquilo que Deus lhe estava garantindo. Fraquejou na fé e pediu auxilio ao Rei Tiglete Pileser III da Assíria. Acaz ofereceu seu próprio filho como sacrifício ao deus Moloque. Construiu altares para os deuses assírios. Desviou da presença de Deus. Agradeceu a Tiglate Pileser III por tê-lo livrado.
             Deus não abandonou nem abandona seus filhos, mesmo sendo pecadores. Ele providenciou meios para nos resgatar, e tudo fez e faz por sua graça. Mas infelizmente, muitos agem como Acaz. Batem na mão estendida de Deus. Apegam a outros meios e rendem louvores, vida e bens a esses supostos meios de libertação.
              Natal é dia em que Deus estendeu sua mão à humanidade.
               
           No natal Deus cumpriu sua promessa, “vindo, porém, a plenitude do tempo Deus enviou seu filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” (Gl 4.4-5).
          Acaz rejeitou a proteção de Deus. Vacilou na fé. Fraquejou na fé. Muitas pessoas, a poucos dias do natal, estão desanimadas, com sua fé debilitada. A esses, o profeta continua proclamando: Jesus é o Deus conosco.
Deus está com sua mão estendida. Quer seja no batismo, na Palavra, na Santa Ceia. Mas por medo ou dúvida, muitos deixam se seduzir por outros meios e abandonam o que é oferecido por graça.
         Deus está contigo. Natal é o Deus com a gente. Natal é a maravilhosa certeza de que Deus cumpriu sua promessa e nos resgatou.
         Natal é dia em que Deus estendeu sua mão à humanidade. Sabendo que Deus é conosco, podemos concluir com as palavras do apóstolo João “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Ap 3.11). Amém!
 
Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Um comentário:

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...