segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Seja qual for a fase da nossa vida, Jesus está presente.


15/12/13 – 3º Domingo de Advento
Sl 146; Is 35. 1 - 10; Tg 5. 7 – 11; Mt 11. 2 - 15
Tema: Seja qual for a fase da nossa vida, Jesus está presente.


         Pular etapas – muitas etapas na vida das pessoas estão sendo puladas.
         É de suma importância que o bebê engatinhe. Durante essa fase a criança adquire certas habilidades que não terá se essa etapa for pulada. Infelizmente em alguns lares pais e mães não permitem seus filhos engatinharem, o andador está sempre à disposição. Etapa pulada na vida da criança.
               Os jovens estão cada vez mais prematuros, ou seja, antes do tempo estão descobrindo e explorando sua sexualidade. Dados recentes do IBGE mostraram isso. Os jovens ao iniciarem suas vidas sexuais antes do tempo correm grandes riscos. As etapas não podem ser puladas. É essencial que pai e mãe conversem em casa sobre sexo, drogas, violência, doenças transmissíveis, família, Deus, etc. Instrua os jovens e não permita que as coisas ocorram prematuramente, não permita que ele frequente ambientes que ainda não lhe são propício. Não pule as etapas. Sei que infelizmente os papéis foram invertidos, “filhos mandam, pais obedecem.
                Algumas igrejas estão ensinando a teologia da Glória, ou seja, tudo é “só vitória,” não há sofrimento ou dor. “Tudo é alegria,” bons resultados em tudo. Igrejas que pulam uma importante etapa na vida cristã. Não consolam no sofrimento, aliás, transformam esse período em lei dizendo que sofrimento é falta de fé.
         Cada profissional tem suas obrigações, e entre elas, uma é imprescindível, os resultados, e rápido. Não importa como e o que será feito para que se alcance os resultados esperados, nem que para isso seja necessário pular algumas etapas.
         Pular as etapas da vidaPara que? Para ter antes aquilo que levaria um tempo a mais para ser adquirido. Os pais não aguentam esperar o filho caminhar, o andador acelera esse processo. O jovem quer descobrir tudo antes do tempo. As igrejas da glória não dizem nada sobre a teologia da cruz. As empresas esperando resultados rápidos sacrificam seus funcionários a ponto de perder espaço para doenças crônicas, stress, depressão.
         Muitas coisas durante a nossa vida vão se desenvolvendo, as crianças se desenvolvem, umas de uma maneira mais rápida, outras mais lentamente. Todo pai e toda mãe tem um sonho em comum, que seus filhos sejam pessoas maravilhosas, sejam grandes homens e grandes mulheres. Para isso ser possível é necessário que não se pule etapas. Precisamos aprender a ter paciência, um degrau de cada vez, um dia após o outro. Essa é a nossa vida, um passo de cada vez. Durante esse viver, ao nosso lado temos um companheiro que nunca nos abandona, Jesus.
         O apóstolo Tiago escreve sobre a nossa vida, Tg 4.13-17, 5.1-6. Alerta sobre as riquezas adquiridas de maneira contrária a vontade de Deus. Mostra como Deus vai agir no final com esse tipo de pessoa, e chama os explorados a permanecerem pacientes.
         Tiago diz que somos como neblina que aparece e logo se desfaz. Apesar de o homem viver sua vida como se fosse independente, dono da situação, não passamos de pretensiosos. Sem Deus não há amanhã, tudo depende da exclusiva vontade de Deus, da sua permissão. Oramos: “faça a tua vontade.”
         Jó era um homem bom e honesto. Temia a Deus e procurava não fazer nada que fosse errado. Foi quando Satanás disse a Deus que Jô só o temia por ter tudo. Satanás então disse que se Deus tirasse tudo de Jô, o mesmo o deixaria de temê-lo. O Senhor então respondeu a Satanás: “Pois bem. Faça o que quiser com tudo o que Jô tem, mas não faça nenhum mal a ele mesmo” (Jó 1.12).
         Tudo precisa ter a aprovação de Deus. Por isso, Jesus disse: “Até os fios dos cabelos de vocês estão todos contados....” (Lc 12.7). Jesus está ao nosso lado em toda e qualquer situação.
         Problemas, todos temos. São várias as situações da vida, e para cada situação energias são gastas, há um desgaste físico e mental. Mas, vivamos nossas vidas totalmente dependentes de Jesus Cristo.
         Tiago nos transmite as palavras “Por isso, irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha.” Ele quer nos ensinar o seguinte: sejam capazes de suportar longamente o sofrimento, sem nunca desistir.
         
Esse é um belo conselho, pois a nossa vida é cheia de altos e baixos. Há momentos de alegria e momentos de tristeza. Exemplo: o nascimento de um filho é um momento alegre, mas o fato de “educar a criança no caminho em que deve andar” (Pv 22.6) é árduo. É um período de muitas lágrimas e orações. Quando o filho cresce saudável, alegre, na fé em Cristo, sempre aprovado na escola, é maravilhoso e agradecemos a Deus por isso. Mas, os lares onde o jovem é violento, bêbado, desobediente, ou envolvido com drogas, prostituição, tudo para ganhar um dinheiro fácil, para se adquirir riquezas, a tristeza aos poucos corrói mãe, pai, irmãos, destrói a família. São felizes os lares onde o pai, mãe, filhos trabalham unidos. Por outro lado, há tristeza onde não se tem emprego, não se tem o que comer. Nesses lares a tentação do furto, da desonestidade é constante.
             Altos e baixos! A vida como ela é.
             Lembro-me de Elias (1Rs 19), outro emblemático personagem bíblico. Após ter vencido os profetas de Baal, fugiu com medo de Jezabel. Deitado em baixo de um pé de árvore, pedia a morte. Mas Deus não o abandonou, enviou um anjo que o alimentou. Fortalecido caminhou 40 dias até uma caverna onde em um vento suave ouviu a voz de Deus que o tranquilizou. Confortado, Elias voltou as suas atividades.
         Interessante que nos altos da vida, os dias tranquilos, aqueles de festa, de alegria, de descontração, infelizmente recebem pouco agradecimento a Deus. Nos baixos da vida, as pessoas fogem, ou para a bebida ou para remédios antidepressivos. Alguns buscam ajuda, alguns em lugares certos, outros encontram lugares errados. Muitos encontram uma “suposta solução” nas igrejas da teologia da glória. A vida muda! Tudo passa a ser “só vitória,” “só alegria,” não há mais sofrimento ou dor. Tudo passa a ser maravilhoso. A pessoa pula uma etapa importante na vida, o sofrimento.
         O sofrimento é uma etapa na minha vida? Sim! Jesus mesmo disse: “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo” (Jo 16. 33). O sofrimento está intimamente ligado à perseverança. Não quero dizer que você tem que sofrer. Nada disso. A verdade é que não podemos nos esquecer de que o sofrimento faz parte da vida de um cristão. O próprio Jesus após seu batizado foi tentado pelo diabo. Nesse episódio Jesus mostra com qual arma nós podemos suportar e passar pelos baixos da vida, com a PALAVRA de Deus. Ela é a nossa ferramenta para vencer o sofrimento, para enfrentar e passar pelos baixos da vida. O salmista aconselha: “no sofrimento, eu fui consolado porque a tua promessa me deu vida” (Sl 119.50) e “Com a sua palavra, ele os curou e os salvou da morte” (Sl 107.20).
         Jesus disse: “tenham coragem” (Jo 16.33) – coragem que vem através do alimentar-se da Palavra de Deus. Palavra anunciada nos sermões e estudos bíblicos. Disse Salomão: “Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo” (Pv 4.20-22).
                       Tenham paciência” – procurem suportar o sofrimento, a dor, não confiando nas próprias forças, mas na força que Jesus me dá na PALAVRA e na SANTA CEIA.
                         Deus usa meu sofrimento para me capacitar. Seu objetivo com isso é me tornar dependente dele. Transmitir a certeza de que ele me tem em suas mãos, mãos perfuradas na cruz.
                      O contexto do nosso trecho de reflexão fala sobre pessoas que exploram e adquirem riquezas e pessoas que são exploradas. Para os explorados, o apóstolo Tiago transmite uma mensagem. Qual? Deus castigará os exploradores, eles vão se dar mal.
                      O importante não é o castigo sobre os maus. Mas sim qual é a atitude do cristão diante disso. Por isso, Tiago aconselha “Por isso, irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha” (v.7) “não desanimem, pois o Senhor virá logo” (v.8) “não se queixem uns dos outros para não serem julgados por Deus. O juiz está perto, pronto para vir” (v.9). Suportem os sofrimentos, não desistam, tenham uma certeza, o Senhor virá.
                   Para ilustrar a espera e a certeza da vinda de Cristo, Tiago fala sobre o agricultor. A paciência é uma das qualidades do agricultor.
                   Na agricultura não há como pular etapas. É necessário à chuva do crescimento, a chuva da formação dos cachos e dos grãos.
                 Além da paciência, Tiago chama a atenção para outro fato importante. O agricultor não fica de braços cruzados durante o tempo em que lança a semente até o dia da colheita. Ele continua atento para as pragas, às ervas daninhas e as combate. Quer dizer que esperar não significa ficar de braços cruzados. O produtor espera pelo produto final que ainda está por vir. Mas é preciso trabalhar, ter fé e esperança.
              Com nossas forças não podemos criar os frutos tão esperados. É preciso que aconteça o ciclo normal entre a semeadura e a colheita. Nesse período entra a ação de Deus, que envia as chuvas e o sol, dá crescimento e a fecundidade a terra.
                 A vida cristã também é assim. Deus age na nossa vida. Ele permite o sofrimento, mas nos ajuda a passar por esses momentos. Fortalece o nosso coração pela Palavra e pela Santa Ceia.
               Diante do sofrimento não precisamos fugir nem abandonar os caminhos de Deus. Na verdade, precisamos nos agarrar ainda mais em Cristo, nos alimentar ainda mais na Palavra, pois ela nos dá coragem, fortalece o nosso coração e assim somos capacitados a esperar o retorno de Cristo.
                Lembremos que enquanto aguardamos a vinda de Jesus Cristo, continuamos vivendo nesse mundo. Mundo esse cheio de maldades, atrocidades, guerra, violência, miséria, corrupção, injustiça e fome. Vivemos num cenário desanimador, entristecedor, mas, não podemos pular etapas. Precisamos ouvir o conselho de Tiago e além de suportar o sofrimento e não desanimar somos chamados a continuar vivendo nossas vidas.
              Tenham paciência – Deus nos ajuda com sua Palavra e Santa Ceia a superarmos os momentos difíceis. Ainda nos capacita a não ficarmos de braços cruzados. No mundo precisamos agir como pequenos Cristos. É preciso viver a mensagem cristã, auxiliando os que têm fome, sendo porta voz da justiça, vivendo em paz, agindo honestamente, vivendo unidos uns com os outros, perdoando-nos mutuamente, etc.
             Tiago ao aconselhar “Tenham paciência” reafirma que em Cristo, na fé em Jesus somos mais que vencedores, pois Cristo venceu o mundo e eu também sou um vitorioso, recebendo pela fé a vida eterna.
         Pular etapas não faz parte da vida cristã. Pois essa é uma vida para ser vivida dia após dia com fé em Jesus. “Por isso, irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha.” Amém!
          Edson Ronaldo Tressmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...