segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Cristo resolve nosso maior problema


29/12/13 – 1º Domingo após Natal

Sl 111; Is 63. 7 - 14; Gl 4. 4 - 7; Mt 2. 13 - 23

Tema: Cristo resolve nosso maior problema.


         vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei para liberar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus” (Gl 4.4).
         Mesmo que haja muita tecnologia, o homem não consegue controlar o tempo. A única coisa que pode fazer é planejar, mas isso também não dá certeza de que o planejado irá de fato se concretizar. A China tem como objetivo instalar placas solares no espaço para gerar energia na quantidade de uma usina nuclear idêntica a Fukuchima. A previsão é que essa geração de energia por essas placas seja possível até 2030.
         Do espaço vem à solução,” dizia a matéria apresentada pelo jornal nacional do dia 16 de dezembro de 2013.
         O mundo busca solução para seus problemas diários. Queremos reverter estragos causados no meio ambiente. Deseja-se resolver os problemas do tráfego de drogas. Busca-se uma solução para que não tenhamos falta de água. Todos os problemas dos seres humanos necessitam de uma solução. Que Deus permita
         Ao escrever aos Gálatas o apóstolo Paulo está trazendo de volta a verdadeira mensagem do evangelho, a qual anuncia a resolução do maior problema humano.
         Infelizmente, e não é diferente de nossos dias, alguns agitadores se infiltraram na igreja e começaram a pregar um evangelho diferente daquele que os gálatas haviam recebido.
         O evangelho da graça de Deus em Jesus anunciada pelo apóstolo Paulo estava sendo distorcida para uma mensagem de cunho racial que previa como requisito das bênçãos de Deus fazer parte da nação judaica.
         Uma semente ruim faz um enorme estrago na plantação. Um pouco de veneno envenena toda a água. Os agitadores causaram um enorme estrago entre os gálatas, tanto que o apóstolo Paulo disse: “Estou muito admirado com vocês, pois estão abandonando tão depressa aquele que os chamou por meio da graça de Cristo e estão aceitando outro evangelho” (Gl 1. 6).
         Para trazer os gálatas de volta ao verdadeiro evangelho o apóstolo Paulo enfatiza a verdadeira mensagem, conforme nosso texto: “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei para liberar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus” (Gl 4.4).
         O que resolve o maior problema humano é o evangelho de Jesus Cristo. Evangelho significa “boa noticia.” Para que seja uma boa noticia é necessário que compreendamos quem de fato é Cristo. Muitos aparecem como pastores, mas não passam de agitadores que acabam envenenando toda a mensagem. E o que foi deixado por Deus para dar vida leva muitos a morte.
         Quem é Cristo? Dias atrás comemoramos o natal. Como Igreja Cristã nossas comemorações não começaram e terminaram no dia 25 de dezembro. O natal é cada novo dia quando redescobrimos ou relembramos quem é Cristo.
         O apóstolo define Cristo como Pessoa. Ele é Filho de Deus “...Deus enviou seu Filho,” (verdadeiro Deus) e também homem “...nascido de mulher,(verdadeiro homem).
         Definindo Cristo como Pessoa, o apóstolo define seu verdadeiro Ofício. É justamente o Ofício de Cristo o assunto sublime, de fé e de justiça cristã que Paulo quer anunciar aos gálatas já que haviam se distanciado dessa mensagem.
         A noticia do Evangelho “nascido sob a lei para liberar os que estavam debaixo da lei,” muda a situação humana e faz que cada pecador se torne uma nova pessoa, filho(a) de Deus.
         Cristo não veio estabelecer uma nova lei. Ele veio “liberar.” Isso não significa dar razão ou liberação para que pequemos. “Liberar” significa que estávamos presos no pecado, na perdição e na morte eterna. Cristo veio justamente nos “liberar, libertar” àqueles que estavam presos à lei. Jesus veio “libertar” os que estavam sendo oprimidos e escravizados pela lei.
         O retrato apresentado por Paulo sobre Cristo é o mais sublime e magnifico possível: “Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei para liberar os que estavam debaixo da lei.” Jesus veio para salvar o mundo (Jo 12.47). Jesus veio para julgar a lei. Sim! Aquela lei que nos condenava, é condenada em Cristo. A lei que nos matava, a lei que acusava nossos pecados e que muitas vezes é proclamada para buscar resolver algum problema, é a lei a qual Jesus Cristo matou por e para nós. Estamos livres da lei. Jesus a cumpriu em nosso lugar.
         Quando Paulo diz que na “plenitude do tempo” está indicando que houve preparação do mundo para receber o que o tempo completo de Deus tinha para oferecer. Infelizmente o mundo perdeu-se. A lei que foi aniquilada em Cristo está em vigor novamente. Pessoas olham para Cristo como um novo legislador, sendo que Ele é libertador. Outros olham para Cristo de várias maneiras, mas nunca como o salvador de suas vidas.
         No tempo certo, Deus enviou seu Filho para nos libertar da lei, do pecado e da morte eterna. O objetivo de Deus é dar a cada um de nós pecadores perdidos e condenados uma nova vida, “a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus.
         Estamos comemorando o natal, afinal para nós cristãos o natal é um período de 12 dias. Ao mesmo tempo estamos envolvidos e agitados pela virada do ano. Que nesse período de Natal e festas pela virada de mais um ano a mensagem que Jesus veio para nos libertar da lei, veio nos tornar filhos de Deus, seja a mensagem transformadora e motivadora em nossa vida, na nova oportunidade do ano que estamos recebendo. Amém!
 
Rev. Edson Ronaldo Tressmann
44 - 3462 2796

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...