terça-feira, 10 de setembro de 2013

Deus é assim!


15/09/13 – 17º Domingo após Pentecostes

Sl 119. 169 - 176; Ez 34. 11 - 24; 1Tm 1. 12 - 17; Lc 15. 1 - 10

Tema: Deus é assim!

 

          Ovelha é um animal ingênuo. Facilmente se perde. Precisa de alguém que a guie. Quando uma ovelha se perde, não consegue voltar sozinha. A ovelha se perde por ingenuidade, tentação e curiosidade. Imaginem a moeda? Se a ovelha que é um animal com vida, ao se perder não consegue voltar sozinha, a moeda sem vida ao ser perdida, se não houver quem a procure nunca mais será encontrada. Uma ovelha pode se perder para sempre. A ovelha perdida pode ser atacada por animais ferozes, cipós terrestres que prendem seus pés e as matam, espinhos que as ferem e causam inflamação, ou podem cair num penhasco. A moeda sendo perdida pode ser encoberta por sujeira, areia ou terra e nunca mais ser encontrada.

         Conhecendo a situação das ovelhas, das moedas perdidas, Deus se apresenta assim como é. O bom pastor, uma Boa dona de casa.

         Uma grande multidão cercava Jesus. Queriam ouvi-lo. A multidão dos que o rodeavam para ouvir era composta por pecadores, que eram pessoas difamadas, excluídas da sociedade. Mas, justamente essas pessoas foram recebidas por Jesus, elas eram a ovelha e a moeda perdida. Jesus as ensinava, dormia em sua casa, a exemplo de Zaqueu.

         Na multidão havia também os publicanos, cobradores de impostos. Pessoas mal vistas e até odiadas pela sociedade. Ser publicano era como ser a pior espécie de ser humano.

         Na multidão havia também os fariseus, que se julgavam tão superiores, que criticavam a atitude de Jesus em receber pecadores. Os fariseus tinham todos os outros como pecadores por não seguirem a lei de Deus. Na época, havia uma relação de profissões, que segundo os fariseus, eram considerados como pecadores. Entre eles estavam, os pastores de ovelhas, os cobradores de impostos, os tecelões, os médicos, etc.

         Para esse público Jesus proclama a mensagem do bom pastor e da boa dona de casa. Jesus era o desprezado que havia vindo em busca de outros mais desprezados ainda. Como disse o apóstolo João: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (Jo 1.11)

         Para esse público tão peculiar, assim como o nosso hoje. Afinal, vivemos em meio àqueles que julgamos pecadores, àqueles com uma moralidade irrepreensível.

         Uma dracma, moeda grega, tinha o mesmo valor de um denário, moeda romana. Com uma moeda dessas se pagava por uma diária de trabalho conforme Mateus 20.2,9,13. Com uma dracma, ou denário, era possível comprar uma medida de trigo ou três de cevada (Ap 6.6). A moeda representava um imenso valor para quem havia perdido.

         Jesus ao fazer uso do termo “dracma” está enfatizando que estava procurando os oprimidos, os doentes, os cansados de carregar suas pesadas cargas e fardos da lei.

         Essas duas parábolas mostram como Deus é. Ele é amoroso. Entre 100 ovelhas, sente falta de uma e vai em busca dessa única ovelha perdida. Deus é assim! É amoroso, pois incansavelmente, assim como uma dona de casa, revira todos os móveis em busca daquilo que lhe é precioso. Deus é assim! Além de amoroso, é alegre. E sua alegria está no ter encontrado a ovelha e a moeda perdida.


         As parábolas do capítulo 15 de Lucas mostram que, tanto a ovelha como a moeda estava em boas mãos. Eram amados, cuidados, mas, por um motivo ou outro foram perdidos. Perdidos só seriam encontrados se o dono sentisse sua falta e fosse à sua busca. Essa busca pelo perdido resumia a missão do Filho de Deus, Jesus.

         Deus é assim!

         No inicio da criação, quando tudo era muito bom, eis que o anjo lançou o pecado no mundo, levando homem e mulher a rebelar-se contra Deus. Deus poderia muito bem destruir tudo que havia feito e criar novamente. Mas, por ser sua obra prima, feitos a sua imagem e semelhança, Deus resolveu ir ao encontro do homem. Para que esse encontro fosse possível, deu a promessa de que enviaria seu filho e por essa promessa os que creram nela foram salvos. Em Jesus, tendo cumprido sua promessa, todos os que creram e creem nEle foram, são e serão salvos.

         Deus é assim! Ama a todos os pecadores. Como bem resume o apóstolo Paulo: “dos quais eu sou o principal,” (1Tm 1. 15) ou seja, de todos os pecadores, eu sou o maior de todos.

         Assim é Deus!

         Ele reage diante da perda de algo que lhe é precioso. Nós, pecadores, que merecemos a condenação eterna, somos alvos da preocupação de Deus. E essa preocupação foi manifestada em todo o plano bem elaborado e executado da salvação.

         O que motivou a perda da ovelha perdida foi sua busca sem a direção do pastor por outra pastagem. Ela foi seduzida, tentada, e assim se afastou do rebanho.

         A moeda perdida, mesmo que em boas mãos, acabou por descuido sendo perdida. Podemos nessa passagem dar um importante recado para a igreja. A igreja infelizmente é composta por pastores pecadores, por membros pecadores. E por esse detalhe, infelizmente, moedas e ovelhas acabam sendo perdidas. E hoje, é hora de olhar e perceber o quanto precisamos fazer para encontrar essas ovelhas e moedas perdidas.

         Qual é o valor da ovelha e da dracma perdida?

         A ovelha e a dracma representam cada pecador perdido que Jesus veio buscar. A preciosidade da ovelha está no fato de cada ovelha ser única. Somos indivíduos únicos. E essa é uma dádiva divina, sermos únicos em bilhões de pessoas. A moeda perdida tem sua preciosidade no fato de ser tudo o que o seu dono precisa para suprir sua necessidade. Cada pessoa compõe o corpo que é Cristo. Estando perdido precisa ser buscado e encontrado.

         Deus é assim!

         Quando encontra sua ovelha perdida, mesmo que se afastou por conta própria, mesmo que tenha perdido a moeda por descuido de quem as tinhas na mão, se alegra pelo fato de tê-las encontrado novamente.

         Queridos e queridas, éramos a ovelha e a dracma perdida. Em Jesus fomos buscados e encontrados. Infelizmente, muitos por ingenuidade, pelas tentações ou sedução acabaram se perdendo, outros foram perdidos por descuido. No entanto, a exemplo de nós, assim como nós fomos buscados e encontrados, esses também precisam ser buscados e encontrados.

         Deus é assim!

         Amoroso e alegre. Em Jesus nos amou e ama. Em Jesus nos buscou e encontra. E quando nos encontra se alegra e faz com seus anjos no céu uma imensa festa. Amém!

 

Edson Ronaldo Tressmann

cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...