terça-feira, 9 de abril de 2013

Quando tudo parece perdido, Deus nos tranquiliza


14/04/13 – 3º Domingo de Páscoa

Sl 30; At 9. 1 – 22; Ap 5. 8 - 14; Jo 21. 1 - 14


Tema: Quando tudo parece perdido, Deus nos tranquiliza.

          Mais uma vez estamos diante de rumores de guerra, Coréia do Norte e Coréia do Sul, EUA. É claro que as Coréias tecnicamente já estão em guerra ha 30 anos, mas, os rumores e as ameaças é que as armas serão disparadas agora.
         Ap 5.11 – 14:
Olhei outra vez e ouvi muitos anjos, milhões e milhões deles! Estavam de pé em volta do trono, dos quatro seres vivos e dos líderes e cantavam com voz forte: “O Cordeiro que foi morto é digno de receber poder, riqueza, sabedoria e força, honra, glória e louvor.” Então ouvi todas as criaturas que há no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, isto é, todas as criaturas do Universo, que cantavam: “Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro pertencem o louvor, a honra, a glória e o poder para todo o sempre!” Os quatro seres respondiam: “*Amém!” E os líderes caíram de joelhos e o adoraram.
         Além das guerras, há também fome, violência e desigualdade social no mundo. Somos dominados, desde a queda em pecado por Adão e Eva, por egoísmo e avareza.
         O que falar de nossos jovens que estão sendo destruídos pelas drogas.
         Precisamos nos lembrar da Igreja, cada vez mais vazia. As pessoas a cada dia respeitam menos a vontade de Deus.
         Quanta confusão!
         Estamos no fim mesmo!
         E nessa confusão muitas pessoas vivem suas vidas como passageiros dentro de um trem desgovernado, que desce em alta velocidade sob os trilhos, dirigido por demônios, e seus ocupantes estão no ultimo vagão olhando para trás.   Outros por usa vez vivem julgando que este mundo vai mal porque Deus está morto.
         O apostolo Paulo já afirmou: “vãs filosofias.” Mas, mesmo sendo vãs, elas influenciam pessoas. E diante dessas filosofias e também diante dos acontecimentos, guerra, fome, vícios, etc, cabe olhar com cuidado e atenção às Palavras de Apocalipse 5. 8 – 14.
         Quando ele fez isso, os quatro seres vivos e os vinte e quatro líderes caíram de joelhos diante dele. Cada um tinha nas mãos uma harpa e algumas taças de ouro cheias de incenso, que são as orações do povo de Deus. Eles cantavam esta nova canção: “Tu és digno de pegar o livro e de quebrar os selos. Pois foste morto na cruz e, por meio da tua morte, compraste para Deus pessoas de todas as tribos, línguas, nações e raças. Tu fizeste com que essas pessoas fossem um reino de sacerdotes que servem ao nosso Deus; e elas governarão o mundo inteiro.” Olhei outra vez e ouvi muitos anjos, milhões e milhões deles! Estavam de pé em volta do trono, dos quatro seres vivos e dos líderes e cantavam com voz forte: “O Cordeiro que foi morto é digno de receber poder, riqueza, sabedoria e força, honra, glória e louvor.” Então ouvi todas as criaturas que há no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, isto é, todas as criaturas do Universo, que cantavam: “Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro pertencem o louvor, a honra, a glória e o poder para todo o sempre!” Os quatro seres respondiam: “Amém!” E os líderes caíram de joelhos e o adoraram.
         Os primeiros cristãos que receberam o original dessa carta viviam num mundo caótico, não diferente do nosso. Era fome, violência, imoralidades, perseguições, etc.
         E assim como nós, aquelas pessoas também se questionavam: onde está Deus? Será que ainda está no controle? Ou estamos dentro de um trem desgovernado, guiado por um maquinista morto?
         A resposta apocalíptica é clara:
        Deus ainda está no controle da situação. E esse controle é descrito com a visão do trono com alguém ocupando seu lugar. E ao lado dEle um cordeiro com um livro na mão.
         Deus não ignora a situação do mundo. Ele não nos abandona. Ele vê toda a nossa situação. Mas, mesmo assim, não tranquiliza com palavras animadoras. Na verdade, Ele anuncia que coisas piores virão. Mas, porque passaremos por coisas ainda piores? A causa disso é Satanás e os governos deste mundo, que fazem tudo para destruir a Igreja e assim apagar a imagem de Deus nos corações humanos. Mas, será assim sempre? Enquanto nesse mundo sim, mas será em meio a essas situações que Deus mostra o seu grande poder.
         Esse poder é representado pelas vozes que saem do trono, trovões e relâmpagos. E enquanto isso toda a criação se dobra de joelhos diante dEle clamando em voz alta: "Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e forca, e honra, e glória, e louvor."
         A grande tentação do jardim do Éden foi fazer com que a mulher se iludisse com a majestade de Deus. O ser igual a Deus a deixou vislumbrada e assim caiu diante do ataque fulminante do inimigo. O mesmo ainda ocorre em nossos dias, afinal, o diabo continua fazendo com que os homens se encham de orgulho e deem glórias a si mesmos.
         Mas Deus, que não está morto. Jesus Cristo que Vive e que reina promete guardar, cuidar, proteger e defender seus filhos até o fim. Deus está no comando de tudo.
         Mesmo que haja rumores de guerra, fome, violência, etc, não há motivo para desespero. Deus está no comando do mundo. Ele continua sentado no trono e o cordeiro está ao seu lado. E de lá virá para julgar os vivos e os mortos, cujo reino não terá fim.
 
Pr Edson Ronaldo Tressmann

Adaptado de:

Pr Lindolfo Pieper (In memorium)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...