sexta-feira, 6 de abril de 2012

Questão de Certeza e Esperança.

08/04/12 – Domingo de Páscoa
Sl 16; Is 25. 6 - 9; 1Co 15. 1 - 11; Mc 16. 1 - 8
Tema: Questão de Certeza e Esperança!
Destaque:
O Profeta disse:
Ele dará um banquete para todos os povos do mundo;” (Is 25.6)
... acabará com a morte para sempre; fará desaparecer do mundo inteiro a vergonha do seu povo; enxugará dos olhos as lágrimas;(Is 25.8)
O anjo disse:
...Ele não está aqui, pois já foi ressuscitado. (Mc 16.6b)

Introdução
            Qual é a grande preocupação das pessoas no período de semana santa? Chocolate, casa limpa, providenciar o carneiro, a novilha, o boi, etc. A festa, a comemoração, tem ocupado muitas pessoas, a ponto de se perder o motivo pelo qual se está comemorando. Motivo? Falando de uma perspectiva somente terrena, bens materiais, etc. Existe motivo para comemorar? Boa reflexão. Porque gastei tanto se nem sei por que estou comemorando?
            É assim que milhares estão comemorando a páscoa, sem realmente saber qual é o verdadeiro motivo. As pessoas vivem num mundo de incertezas, dúvidas e isso as fazem desacreditar em muitas coisas. Anda-se muito ocupado, cheio de afazeres, é a busca pelo bem material que ocupa vidas, espaço e tempo. Por isso, nessa manhã de páscoa, quero convidá-los a meditar no tema:

QUESTÃO DE CERTEZA E ESPERANÇA.

            Na esperança anunciada pelo profeta Isaías:
            1 – Ele dará um banquete para todos os povos do mundo.
            Davi no salmo 23 v.5 diz: “Preparas um banquete para mim, onde os meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como um convidado de honra e enches o meu copo até derramar”. O profeta reafirma: “No monte Sião, o Senhor todo poderoso vai dar um banquete para todos os povos do mundo; nele haverá as melhores comidas e os vinhos mais finos” (Is 25.6).
            Banquete – Se uma das grandes preocupações das pessoas na páscoa é o banquete. O profeta nos leva a pensar no grande banquete celestial, preparado por Deus e não por mãos humanas.
            Receber um convite para um banquete é algo que nos deixa alegres. E quando somos convidados nos preparamos adequadamente. É um banho, roupa boa e limpa, ou até nova (dependendo do banquete), perfume, etc. Além de comer bem, queremos nos sentir bem no local e junto às pessoas.
            O profeta Isaias da parte do próprio Deus está prometendo que Deus vai dar um banquete. Você se sente digno de participar desse banquete? A vontade de Deus é que todos participem do banquete preparado por ele, mas muitos não irão participar. E isso se deve ao fato de não estarem aceitando o convite pelo evangelho. Não estão recebendo o salvador que é quem nos torna digno de participar do banquete celestial.
            Muitos querem se tornar dignos através de seus atos de justiça, boas obras, reclusão, etc. Ouçamos o profeta Isaias que anuncia que nossos atos de justiça não passam de trapos de imundícia. E se não passam de trapos de imundícia, fica claro que os mesmos não nos tornam dignos para o banquete celestial.
            Palavra de Deus, que pelo profeta Isaias faz uma promessa esplendorosa: Deus dará um banquete, com as melhores comidas e os vinhos mais finos.
            Se lermos o novo testamento com um pouquinho mais de atenção, veremos que o povo queria fazer de Jesus um rei. Afinal de contas, ele alimentava, curava, etc. No domingo de ramos quando Jesus entrou em Jerusalém, muitos imaginavam que Jesus adentrava na capital para tomar o trono. O povo dizia: Lá vem o nosso rei! No entanto, a decepção foi grande, ao verem que o reino de Jesus não é desse mundo. A revolta, a decepção se transformou em palavras de condenação: Crucifica-o, crucifica-o.
            O povo perdeu o foco da verdadeira esperança. Jesus veio para nos dar às roupas adequadas para participarmos do banquete celestial. Ele veio nos dar perdão, vida e salvação. Essa mensagem de esperança anunciada por Deus através do profeta Isaias, cumpriu-se em Jesus. Deus que não falha em suas palavras e promessas, em Jesus a cumpriu.
            A nossa dignidade está naquilo que Deus em Jesus fez por nós, por isso, Jesus mesmo disse: “Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-las da minha mão” (Jo 10.28). Em Jesus recebemos a dignidade para entrar e fazer parte desse delicioso banquete. O próprio apóstolo João em Apocalipse anuncia: “... São as pessoas que lavaram as suas roupas no sangue do cordeiro, e elas ficaram brancas” (Ap 7.14) e continua o próprio Isaias “Nós nos alegraremos e cantaremos um hino de louvor por causa daquilo que o Senhor, nosso Deus, fez. Ele nos vestiu com a roupa da salvação e com a capa da vitória. Somos como um noivo que põe um turbante de festa na cabeça como uma noiva enfeitada com jóias” (Is 61.10), e o apóstolo Paulo confirma: “Porque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo” (Gl 3.27).

QUESTÃO DE CERTEZA E ESPERANÇA.

            Na certeza da esperança da qual nos fala o profeta:
            2 – acabará com a morte para sempre; fará desaparecer do mundo inteiro a vergonha do seu povo; enxugará dos olhos as lágrimas;
            A morte é conseqüência do pecado. “Pois o salário do pecado é a morte....” (Rm 6.23). Ainda no jardim do Éden, quando homem e mulher viviam em comunhão perfeita com Deus, o nosso inimigo, os tentou, e eles acabaram cedendo à tentação, e assim o homem passou a viver na vergonha, passou a viver no desespero, na aflição e aguardando a hora da sua morte. Lá no Éden, após a queda em pecado, Deus caminhando pelo jardim perguntou ao homem, “Onde estás?” (Gn 3.9), ou seja, qual é a tua situação longe de mim? Longe de Deus, estamos perdidos eternamente. Longe de Deus não poderemos participar do banquete preparado por ele. Não poderemos usufruir as maravilhosas promessas de Deus. Longe de Deus só há dor e sofrimento eterno. Claro que essa pergunta levou Adão e Eva ao reconhecimento do seu erro. Longe de Deus acontecerá aquilo que o profeta Daniel disse: “...muitos dos que já tiverem morrido viverão de novo: (perto de Deus) uns terão a vida eterna, (os que estiverem longe(sem) de Deus) e outros sofrerão o castigo eterno e a desgraça eterna” (Dn 12.2).
            A pergunta continua sendo transmitida pela Palavra de Deus: Qual é a tua situação longe(sem) de Deus? Essa pergunta quer nos conduzir ao reconhecimento do nosso erro.
            É importante lembrar que após a pergunta, Deus fez uma promessa maravilhosa, “Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela” (Gn 3.15). Deus prometeu desde o Éden enviar seu único Filho para pagar pelo erro e trazer homem e mulher de volta ao paraíso. O profeta Isaias renova a certeza da promessa, e lança os olhos do povo na esperança e na certeza do cumprimento dessa promessa: “acabará com a nuvem de tristeza....acabará para sempre com a morte....fará desaparecer do mundo inteiro a vergonha que o seu povo está passando... e enxugará dos olhos toda a lágrima”.
            Jesus veio ao mundo e cumpriu a missão de nos salvar, por isso, diante da certeza da ressurreição de Jesus Paulo escreve para nos dar esperança: “assim, quando este corpo mortal se vestir com o que é imortal, quando este corpo que morre se vestir com o que não pode morrer, então acontecerá o que as Escrituras Sagradas dizem: ‘A morte está destruída! A vitória é completa! Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?” (1Co 15.54-55) e o apóstolo João confirma a certeza e a esperança: “Meus amigos, agora nós somos filhos de Deus, mas ainda não sabemos o que vamos ser. Porém sabemos isto: quando Cristo aparecer, ficaremos parecidos com ele, pois o veremos como ele realmente é” (1Jo 3.2).
            Em Jesus está cumprida a promessa. Em Jesus nossos olhos são enxugados. Em Jesus podemos nos alegrar mesmo diante da morte, pois ela não é o fim, é sim, a continuação da vida, mas da vida eterna, sem sofrimento, sem dor, sem desespero. Como afirma o apostolo João em Apocalipse diante da visão do novo céu e da nova terra: “Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram” (Ap 21.4).
           
 QUESTÃO DE CERTEZA E ESPERANÇA CERTA.

            O profeta Isaias anunciou certezas e esperança ao povo. Sua certeza e esperança estavam nas promessas de Deus. O povo estava sendo tentado a fazer o mesmo que os moabitas, ou seja, resistir contra Deus, desacreditar de Deus. Os capítulos 24 até o 27 podem ser considerados a parte apocalíptica do livro do profeta Isaias. O profeta usa uma linguagem que indica o povo de luto, ou alguém ameaçado de morte. Essa era a situação do povo de Deus. Eles deveriam confiar em Deus, e não se voltar contra Deus adorando outros deuses e até fazendo alianças com outros povos. Deus os iria libertar, e nisso eles eram convidados a confiar e depositar toda esperança e certeza. O profeta está ali da parte de Deus, anunciando as maravilhosas promessas de Deus e diante delas espera que o povo tenha esperança e confiança.
            O mesmo aconteceu com os discípulos. Jesus lhes dizia que iria subir aos céus para preparar lugar. Tomé, aquele que duvidou no primeiro domingo de páscoa, perguntou: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?” (Jo 14.5). A resposta de Jesus: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). Não deve haver dúvida nem incerteza. E para renovar a certeza e a esperança, através do apóstolo Paulo, Deus diz: “Pois todos vós sois filhos de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus;” (Gl 3.26), “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem comparar com a glória a ser revelado em nós” (Rm 8.17-18), e ainda o apóstolo João: “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar na prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.10).
            As mulheres que sempre são esperançosas caíram na incerteza e na dúvida. Conforme narrou Marcos, elas no domingo cedinho foram para o túmulo embalsamar JESUS. Os dias agitados as conduziram ao esquecimento das palavras do mestre que disse que iria morrer, mas no terceiro dia iria ressuscitar. Elas perderam o foco. Aliás, assim como milhares de pessoas em nossos dias. Comemoram uma festa, mas não conhecem seu verdadeiro sentido.
            Somos convidados a Permanecer firme, fiel, dedicado a Deus, esse também foi o convite para o povo de Israel por meio do profeta Isaias. A certeza para continuar a ter esperança e confiança estava na certeza de que Deus faz e cumpre todas as suas promessas. Na páscoa lembramos o cumprimento da promessa de Deus feita a Adão e Eva lá no jardim do Éden.

            QUESTÃO DE CERTEZA E ESPERANÇA.

            Certeza comunicada pelo anjo: ... Ele não está aqui, pois já foi ressuscitado. (Mc 16.6b)
            As mulheres acordaram cedo e foram ao túmulo. Estavam preocupadas em como removeriam a pedra na entrada do sepulcro. Elas estão tristes, a única alternativa é ir embalsamar Jesus.
            Aqui vemos como nós somos. Também esquecemos das maravilhosas promessas de Deus. Esquecemos que no culto recebemos perdão, vida e salvação. Muitas vezes encaramos Jesus como aquele que morreu e está morto. Vivemos como se fossemos donos de nosso nariz, não levamos em conta nossos pecados e a necessidade de reconhecê-los e de sermos perdoados.
            Diante das maravilhosas promessas de Deus, o povo deveria cantar e se alegrar. O motivo do canto e da alegria estava na certeza do socorro de Deus.
            Diante de um povo idolatra o povo de Deus, era para viver na certeza do socorro de Deus. O povo de Deus libertado da escravidão havia abandonado a Deus, havia se esquecido de Deus. Mas por amor a humanidade, Deus não se esqueceu do seu povo, volta a eles com maravilhosas promessas e tudo o que Deus deseja é que o povo tenha esperança, confiança, se alegre e cante pelo socorro que em Deus é certo. E para nós a promessa ainda vale; “Porém Deus prometeu, e nós estamos esperando um novo céu e uma nova terra, onde tudo será feito de acordo com a vontade dele. Por isso, meus amigos, enquanto vocês esperam aquele dia, façam o possível para estar em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante dele” (2Pe 3.13-14).
            Cantemos e nos alegremos diante das maravilhosas promessas de Deus, nesse mundo de incertezas e dúvidas, sigamos o conselho de Jesus: “Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem roubá-las” (Mt 6.20). Como diz Paulo a Tito: “Pois Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos. Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus, enquanto ficamos esperando o nosso grande Deus e salvador Jesus Cristo” (Tt 2.11-13). Alegremos e cantemos, nosso Deus está do nosso lado. Renova suas promessas e é socorro certo nas tribulações, como ouvimos dizer naquela manhã de páscoa: ele não está aqui morto, mas está vivo. Ele Vive!
            Qual é a grande preocupação das pessoas nesse período, semana santa, páscoa? Chocolate, casa limpa, providenciar o carneiro, a novilha, o boi, etc. Nada contra festa e comemoração. No entanto, a festa e a comemoração têm ocupado muitas pessoas a ponto de se perder o motivo pelo qual se está comemorando. No entanto, depois de ouvir a mensagem de Certeza e Esperança do Profeta e do Anjo, que a partir de hoje eu possa comemorar e me alegrar na certeza de que estarei no banquete celestial, que dos meus olhos todas as lágrimas serão enxugadas, pois Jesus não está morto, Ele Vive! É meu salvador. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann.
44 – 3462 – 2796; 9856 8020; 9165 4351
deixe sua mensagem abaixo ou envie para cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...