terça-feira, 27 de março de 2012

Uma questão de Amor!

01/04/12 –Domingo de Ramos
Sl 118. 19 - 29; Zc 9. 9 - 12; Fp 2. 5 - 11; Mc 14. 1 – 15.47
Tema: Uma questão de Amor!

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis ai vem o teu rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta” (Zc 9.9)



Dia 01 de abril de 2012 é Domingo de Ramos. Nesse dia Jesus entra em sua própria cidade, Jerusalém.    Jerusalém significa "cidade da paz," e conforme Isaias 9.6 o “Príncipe da Paz;” agora entra na Cidade da Paz. Mesmo o príncipe da paz entrando na cidade da paz não encontrará paz, mas sim, a morte. E é justamente com sua morte, por não ter encontrado paz, é que nós recebemos a única paz.

Alegra-te muito, ó filha de Sião”.

Jesus estava indo ao encontro com a morte.  Esse é o plano de Deus, iniciado no jardim do Éden, e agora está para ser executado. Jesus não um suicida. Sempre falou desse plano, antes e depois de ter entrado em Jerusalém: “Sabeis que, daqui a dois dias, celebrar-se-á a Páscoa; e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado” (Mt 26:2).
Jesus entra em Jerusalém, onde haviam matado profetas e apedrejado aqueles que foram enviados. Ele entra porque sabe que deve morrer. E o que leva Jesus a entrar em Jerusalém é o amor, amor por você e por mim pecador.
Estamos a partir de hoje, dia 01 de abril de 2012 iniciando a semana da Paixão de Jesus, a semana santa. Mas o que significa semana santa, ou semana da paixão? A palavra paixão perdeu o seu significado nesse mundo contemporâneo. Jesus não tinha uma paixão para ser crucificado como eu tenho uma paixão pela caça, por viagens, estudos ou doces. A palavra paixão significa, as emoções que podem ser sentidas.  Com esse imenso amor, que Jesus obcecado por você, o levou para cruz.
Quando nós cristãos usamos a palavra "Paixão" não estamos simplesmente nos referindo ao sofrimento e morte de Jesus, mas verdadeiramente, estamos nos referindo ao seu amor. Amor tão profundo que nada iria impedi-lo de ir até a cruz, assim como disse Paulo aos Filipenses 2.8, “a si mesmo se humilhou, tornado-se obediente até a morte de cruz”.
Jesus cavalga não em um cavalo ornamentado, mas sim em um jumentinho. Humildemente, em sua própria cidade, para pagar o preço que você não pode pagar.
O Antigo Testamento descreve que na páscoa um cordeiro era sacrificado para libertar o povo de seus pecados. E agora, no Novo Testamento, vemos que Jesus vem para a Páscoa. Não para oferecer o sacrifício, mas para ser o sacrifício de sangue. E esse sacrifício de sangue é para salvar aqueles que não puderam e nem podem ficar acordado com ele mesmo que uma hora, por aqueles que o traem, por aqueles que o negam, etc.

Jesus entra em Jerusalém. E nessa semana santa, ele te dá à oportunidade de meditar nesse amor não porque você merece, mas unicamente porque ele te ama. Jesus entra em Jerusalém para mudar o seu nome. E mudando nosso nome, assim como meditamos no inicio do mês de março, baseados em Gn 17, Deus muda a nossa situação. Deus muda o nosso nome para Barrabás, que significa “Filho do Pai”. Jesus entra em Jerusalém para que, mesmo sem merecer você seja libertado como Barrabás e se torne filho de Deus.
            Dia 01 de abril é domingo de Ramos, e lembramos Jesus entrando em Jerusalém por amor. E por esse amor, ainda hoje Jesus quer entrar na sua casa. Em apocalipse está registrado: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3.20). Por amor ainda hoje, ele entra na sua vida, pelo batismo, santa ceia, palavra. Pois, por meio desses, Jesus te dá o dom da vida. E com esses dons, ele nos sustenta a vida.
            Lembrar da paixão de Jesus é lembrar-se do seu amor por nós e tudo o que estava disposto a suportar para nós. Ninguém tirou a vida de Jesus, ele a deu por nós. Então, “Alegra-te muito, ó filha de Sião!
            Que durante toda essa semana da paixão, você viva na alegria de saber que por amor Jesus se entregou por você. Amém!

Pr. Edson Ronaldo Tressmann
deixe seu comentário abaixo ou envie para cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...