terça-feira, 20 de março de 2012

Esquecimento


25/03/12 – 5º Domingo na Quaresma
Sl 119. 9 - 16; Jr 31.31 - 34; Hb 5. 1 - 10; Mc 10. 35 - 45
Enfoque mensal: No verdadeiro Jesus, o verdadeiro perdão, a verdadeira vida.
Tema: Esquecimento 
Introdução
            Que pecado você gostaria de esquecer? Ou que os outros esquecessem? 
            Temos uma multidão de pessoas cristãs que equivocadamente dizem fazer algo para saldar sua dívida, pagar seus pecados. Desejam a todo custo pagar pelo pecado ao qual elas não esquecem e desejam que Deus os esqueça.
            Há os que acham ser necessário jejuar, ser dizimista fiel, abster-se de certos alimentos, não cortar cabelo, não visitar outras igrejas, realizar boas ações, etc. E o tempo ideal para esses cumprimentos está acabando. Muitos não tendo aproveitado a quaresma, terão que esperar mais um ano para quem sabe ano que vem poderem realizar muitas dessas obras para assim terem seus pecados pagos. Muitos viveram a quaresma com o peso da lei. Como uma oportunidade de saldarem suas dividas com Deus. Mas, isso foi e é possivel?  
            O que dizer das palavras: “Perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei(Jr 31. 34b). Em que circunstância Deus perdoará nossos pecados? O que faremos para que Deus esqueça nossos pecados?
            Se fosse anunciado 10 maneiras de agradar a Deus, tenho certeza de que muitos iriam tentar cumprir esses requisitos.
            A questão é que:
            Eis ai vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá” (Jr 31.31)
            Deus já havia feito uma aliança com o seu povo. Aliança escrita em duas pedras, os dez mandamentos. Eram 10 regras. O que fazer e o que deixar de fazer. E o povo? Bom, o mesmo não conseguiu cumprir a lei. A antiga aliança rompeu-se com a desobediência, pecados e infidelidade do povo. O povo que gostava e o povo que gosta de regras, não as cumpre. Afinal, regras são boas para os outros. Muitos observam se os outros cumprem as regras, e se não as cumprem são acusados.
            O povo foi e continua sendo infiel. E Deus? Usando palavras de Paulo digo: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pois pela graça sois salvos, ...      (Ef 2. 4 – 5).
            Deus olhou e olha para o pecador com amor, com misericórdia e faz uma nova aliança. Será que terei que cumprir apenas cinco daquelas 10 regras? Não. Nada disso. A nova aliança consiste no esquecimento de Deus. Ele se esquece dos nossos pecados. Mas como isso é possível? Em Jesus. Pois, como bem dito pelo profeta Miquéias: “Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia” (Mq 7. 18).
            Deus tem prazer em apresentar a sua misericórdia e o seu amor por nós. Ele é diferente de nós. O perdão de Deus é gratuito e sem cobrança: “Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar” (Mq 7. 19).
            Se Deus é assim, porque muitos o abandonam? Somos de naturezaecaminosa e como tal temos apenas a vontade e disposição de abandonar a Deus. Deus é que age para que sejamos trazidos a fé e nos faz permanecer na fé. Enquanto Deus faz tudo para nos dar e manter na fé, nosso inimigo, como diz o apostolo Pedro: “... O diabo, vosso adversário, anda em derredor como leão que ruge procurando alguém para devorar;  ...” (1Pe 5.8 ). E se o nosso inimigo age para nos afastar de Deus que esquece nossos pecados, Deus em seua mor, através da sua palavra nos aconselha a sermos sóbrios e vigilantes. Por que ter sobriedade? Somos tentados a abandonar esse Deus misericordioso e tentar nos agarrar em nossas obras, nossos supostos feitos cristãos. A sobriedade e a vigilância se deve ao fato de que: “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2Co 4.4). O desejo do nosso inimigo é que abandonemos o verdadeiro fundamento e abrigo que é Jesus.
            Nosso inimigo não quer que a luz do evangelho brilhe sobre nós. Ele nos mantêm presos aos requisitos da lei. Muitos por não jejuarem, não se acharem preparados para a santa ceia, deixam de receber e alimentar a fé dada por Deus no batismo, na pregação e no sacramento do altar. Ainda há uma necessidade egoísta e contraria a palavra de Deus de preparo, como jejum, roupa, obras, bom comportamento. Esquecemos que Deus providenciou a nova aliança: “este é o sangue da nova aliança”. Deus, em Jesus esqueceu e esquece nossos pecados.
            Que pecado você gostaria de esquecer? O que fazer para esquecê-los? Nada. Nem tente esquecê-los. Isso também é graça de Deus. Pois lembrando-se dos seus pecados, você também reconhecerá a necessidade que tem da graça de Deus em Jesus. Reconhecer que necessita de um salvador é recorrer a sua cruz, é viver a verdadeira quaresma, ou seja, olhando para aquele que sofreu em seu lugar para fazer o que você por suas forças não consegue, pagar pelos pecados. Agora, se teu pecado está pesando em seu coração e acusando a sua consciência, tranqüiliza-te, pois Deus fez uma nova aliança, e em Jesus esquece todos os teus pecados. Aproveite e delicie-se e viva na nova aliança, ou seja, viva o que Deus te dá de melhor, no perdão, na nova vida em Jesus. No verdadeiro Jesus, o verdadeiro perdão, a verdadeira vida.
            Deus em Jesus esquece seus pecados. O seu inimigo deseja, faz e fará tudo para que você esqueça de Deus, esqueça da nova aliança e assim continue escravo da lei e das regras que te impõe aquilo que Jesus já pagou na cruz em nosso lugar.
            Querido e querida irmã, nesse ultimo culto de quaresma, sabendo do verdadeiro Jesus, recebendo o verdadeiro perdão, desejo que você viva a nova vida, reconheça o que Paulo reconheceu: Já não procuro mais ser aceito por Deus por causa da minha obediência à lei. Pois agora, é por meio da minha fé em Cristo que eu sou aceito; essa aceitação vem de Deus e se baseia na fé (Fp 3.9), não tente viver por seus esforços, mas viva na misericórdia e na  graça de Deus em Jesus. Amém!
Pr. Edson Ronaldo Tressmann
44 – 3462 – 2796
 deixe abaixo ou envie seu comentário para cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...