segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Tirando o véu dos olhos.

19/02/12 – A Transfiguração do Senhor
Sl 50. 1 – 6; 2Rs 2. 1 – 12 ou Ex 34. 29-35; 2Co 3. 12 – 13; Mc 9. 2 - 9
Tema: Tirando o véu dos olhos

         Muitos de vocês conhecem a brincadeira “cabra cega”. Nessa brincadeira alguém tem seus olhos tapados com um pano e sai a procura dos outros que estão por perto, os quais precisam ser descobertos sendo apalpados.
         Vivemos dias em que muitos podem ser descritos como “cristãos” cabra cegas. Pessoas que estão vivendo suas vidas com olhos fechados e tentam apalpar em algo que lhes dê segurança, não conseguindo, devido seus olhos estarem cobertos por distorções e leituras equivocadas da Bíblia. O apóstolo Paulo alertou: “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2Co 4.4).          Assim sendo, “cristãos” cabra cegas continuam com dificuldade de entender as palavras de 2Co 3.12 – 13: “Tendo, pois, tal esperança, servimo-nos de muita ousadia no falar. E não somos como Moisés, que punha véu sobre a face, para que os filhos de Israel não atentassem na terminação  do que se desvanecia”.
         Paulo diz que os filhos de Israel liam o texto bíblico, mas não o entendiam. Os sentidos estavam embotados, ou seja, endurecidos. Eles olhavam, mas não viam nada. Em seus olhos havia um “véu” que os tornava cegos. Quem hoje seria o “cristão” cabra cega? Conforme Paulo, as pessoas que continuam com os olhos voltados para a Antiga Aliança que Deus havia feito com Moisés. Não reconheciam que a Antiga Aliança já havia sido cumprida na pessoa de Jesus Cristo, e que Jesus Cristo consiste na Nova Aliança com o derramamento de seu sangue na cruz. Paulo deixa claro que a Nova aliança é superior a Antiga, por isso, vale a pena lembrar as lindas palavras de Paulo aos Colossenses: “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo” (Cl 2.16-17).
         FUNDAMENTADOS PELA PREGAÇÃO é o enfoque desse mês de fevereiro em nossa paróquia aqui em Querência do Norte. A pregação irá despertar os inúmeros "cristãos" cabra cegas espalhados por ai: “Mas eles não queriam compreender e, até hoje, quando eles lêem os livros da antiga aliança, a mente deles está coberta com o mesmo véu. E esse véu só é tirado quando a pessoa se une com Cristo.” (2Co 3.14)
         Cabras cegas são aqueles que lêem a Bíblia, mas não consegue ver a mensagem óbvia, Jesus Cristo.
         O suposto “cristão” cabra cega, pode ter o pano, o véu de seu rosto removido. Mas como? Não depende da própria força ou da própria vontade, na verdade, é uma ação milagrosa de Deus, realizada pelo Batismo. Essa ação milagrosa de Deus é efetuada também através da pregação da Palavra. Como bem disse Martinho Lutero: "Cremos que por nossa própria razão ou força não podemos crer em Jesus Cristo nem vir a Ele, mas Ele nos chamou e chama pelo evangelho e  nos enche de dons" para que assim o sirvamos em seu reino com olhos livres de qualquer véu. A obra milagrosa e misericordiosa de Deus é tirar o véu de nossos olhos e nos fazer ver Jesus, nos agarrar em Jesus, pois só em Jesus há salvação. Somos salvos pela fé, e a fé nos agarra a Jesus Cristo. Por isso, o próprio Pai disse: “...Este é o meu Filho amado; a ele ouvi” (Mc 9.7). Ouvir Jesus, é dar atenção a sua palavra pregada através de seus servos aqui neste mundo. No entanto, não é simplesmente ouvir qualquer servo, mas apenas aquele que aponta para o Jesus salvador.
            “Cristãos” cabra cega continuam com dificuldade de entender as palavras de 2Co 3.12 – 13: “Tendo, pois, tal esperança, servimo-nos de muita ousadia no falar. E não somos como Moisés, que punha véu sobre a face, para que os filhos de Israel não atentassem na terminação  do que se desvanecia”.
         Tendo, pois, tal esperança...: A qual esperança Paulo se refere? Justamente a Cristo Jesus. O v. 14 é importante, pois ali é dito: “Mas os sentidos deles se embotaram. Pois ate os dias de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido” (2Co 3.14). Tendo a verdadeira esperança que é Cristo, Paulo diz que: serve-se de muita ousadia no falar.  Por qual motivo? Como ele mesmo disse aos Romanos: “Porque o fim da lei é Cristo, para a justiça de todo aquele que crê” (Rm 10.4). O ponto central das Escrituras Sagradas é JESUS CRISTO. Assim FUNDAMENTADOS PELA PREGAÇÃO é ter e receber a esperança que é Jesus Cristo no anúncio da palavra de Deus.
         Em meio ao mercado religioso, muitos outros tipos de Jesus são oferecidos e até vendidos. A venda e o oferecimento desse jesus, contrário ao da Bíblia Sagrada, é patrocinado por verdadeiros cabra cegas que estão perambulando por ai, procurando algo seguro em que se agarrar, mas não conseguem por estarem cegos a verdadeira mensagem cristã, o verdadeiro JESUS CRISTO, aquele que veio para efetuar a maior de todas as obras, nos dar o perdão e a vida eterna.
         Para que o comercio de jesus, contrário ao da Bíblia, não pare, é necessário que continuem fazendo inúmeros “cristãos” cabra cegas com suas pregações distorcidas da palavra de Deus. O véu precisa permanecer nos olhos, pois, se os olhos dos cabra cegas forem abertos, o comércio, idêntico as indulgências da idade média, irá terminar.
         A Igreja Cristã tem uma enorme responsabilidade, precisa pregar com ousadia contra as muitas seitas espelhadas por ai.  É preciso que a Igreja Cristã, fundamentada em Jesus, pregue a palavra no fundamento sólido que é JESUS CRISTO, pois em Jesus estamos edificados e precisamos permanecer fundamentados.  
         Caso você, seja um dos milhares de pessoas que vive sua vida com o peso da lei, tentando cumprir requisitos para ser aceito ou ter paz com Deus, com ousadia eu te falo, deixe isso, agarre-se pela fé, recebida no Batismo e pela Pregação da Palavra, em Jesus, pois só em Jesus há salvação. Ele te oferece e te dá gratuitamente pela fé aquilo que querem que você conquiste. Amém
Pr. Edson Ronaldo Tressmann
44 – 3462 – 2796
envie um comentário para: cristo_para_todos@hotmail.com

3 comentários:

  1. É FORTE DEMAIS COISA LINDA PARABENS PASTOR FOI NO PROFUNDO..

    ResponderExcluir
  2. Obs:[...] dentre outras linhas, "deixe isso, agarre-se pela fé, recebida no Batismo [...]. Não é a fé, trazida pelo batismo, mas o batismo como uma confirmação da fé!

    ResponderExcluir

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...