segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Fundamentada em Jesus, a Igreja Comunica a Vida pela Pregação correta da Palavra.

22/02/12 – Quarta feira de Cinzas
Sl 51.1 - 13; Jl 2. 12 – 19; 2Co 5. 20b – 6.10; Mt 6. 1 – 6, 16 - 21
Tema: Fundamentada em Jesus, a Igreja Comunica a Vida pela Pregação correta da Palavra.


Introdução
            Com a quarta-feira de cinzas inicia-se a quaresma. A quarta-feira de cinzas é observada desde a igreja antiga. O costume é colocar cinzas sobre a cabeça das pessoas em sinal de penitência. A terça-feira que antecedia a quarta de cinzas era um dia de preparação para a penitência observada por 40 dias. Alguns aproveitam esses 40 dias para cumprirem seu ritual de penitência, através da abstinência, etc. É importante que nesse período, quaresma a igreja esteja corretamente fundamentada em Jesus para comunicar a vida através da pregação correta da Palavra de Deus.
Desenvolvimento
Tema: Fundamentada em Jesus, a Igreja Comunica a Vida pela Pregação correta da Palavra.
Apresentando o tesouro do perdão
            A igreja cristã aliada do império romano ditava as regras. E uma das regras passou a ser a obrigatoriedade do jejum e da penitência durante o período denominado de quaresma. Exigia-se a penitência, o arrependimento, mesmo sem levar em conta se as pessoas eram ou não convertidas. Diante da regra da igreja, as pessoas resolveram aproveitar ao máximo o período que antecedia esse tempo de penitência que durariam quarenta dias. Assim, o carnaval, a festa da carne, a festa onde se pode passar dos limites, foi se desenvolvendo e se tornou o que nós vemos hoje. Carnaval é uma festa inventada para se aproveitar ao máximo, pois depois, seriam quarenta dias de reclusão, de abstinência, de confinamento. Carnaval, uma festa onde as pessoas exploravam o máximo possível de todas as orgias, bebidas, etc. Só havia uma regra “Não há tempo para perder, é preciso aproveitar”.
            Nesse contexto, nessa mensagem no culto de quarta de cinzas, observemos as palavras muito importantes de Jesus: Mt 6.16-21.
            O capítulo 6 nos apresenta toda a religiosidade hipócrita do homem, onde se cumpre à lei e as tradições por aparência, para esconder onde realmente está o seu coração. A palavra: “coração” denota o centro de toda a vida física e espiritual. E tesouro ao qual Jesus se refere é o lugar onde se guarda coisas boas e preciosas. É um depósito. Então quer dizer, que precisamos colocar nosso coração dentro do porta-jóias, ou no depósito. Onde está nosso depósito? Ou onde estamos depositando nosso coração?
            Quando o diabo tentou Eva no Jardim, ele a enganou fazendo-a acreditar que podia ser igual a Deus. A mulher era a imagem e semelhança de Deus, mas cedeu à tentação e assim foi lançada nas trevas. Todos nós em decorrência desse pecado também nascemos nas trevas. Como diz Paulo aos Romanos: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5.12). O diabo, o pai da mentira, está conseguindo arrastar muitos para o lugar que pertence só a ele, como disse Jesus: “...Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41).
            Ainda somos tentados de igual maneira. E entre tantas tentações, há a tentação de se viver de aparências, uma vida hipócrita. Muitos estão vivendo supostas vidas cristãs, vidas de aparências, uma falsa religiosidade, a esses Jesus diz: “Vocês já receberam a sua recompensa”. O termo “receberam” no grego quer transmitir a idéia de “segurar com firmeza”, como se fosse uma propriedade, um móvel, utensílio. Então os que vivem uma religiosidade aparente já estão com a “bola cheia”, já estão que não se agüentam mais, fazem de tudo aparentemente para manter seguro os elogios.
            Jesus diz para uma enorme multidão, que o exercício religioso não é uma coisa para aparecer, ou para engrandecimento pessoal. Não se pode fazer uso da religiosidade para se mostrar diferente do que verdadeiramente é. Muitos usam o jargão, “pode confiar, eu sou “evangélico””, e assim se escondem atrás de uma máscara. Jesus está falando que entre os cristãos verdadeiros, os que praticam verdadeiramente o jejum, estão os que querem aparecer e apenas se mostrar.
            O arrepender-se de muitos é só de aparência. E esse arrependimento aparente, conduzirá a muitos para o lugar que não lhes pertence.
            Há uma enorme tendência em nós – julgarmos os outros por aquilo que vemos. Esquecemos por muitas vezes o que diz o 8º mandamento: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não mentir com falsidade, trair, caluniar ou difamar o nosso próximo; mas devemos desculpá-lo, falar bem dele e interpretar tudo da melhor maneira”. Julgamentos são destrutivos, o interpretar da melhor maneira e defender nosso próximo seria a melhor atitude para cada um de nós. Aliás, quando vejo Jesus dizendo essas palavras, penso que ele está convidando a cada um ao arrependimento e a compreensão de seus próprios pecados. Pois só o pecador que reconhece seus erros pode entender outro pecador errante. Mas, infelizmente reina em muitos cristãos, a falta de misericórdia. Errou, é o fim. Julga-se. Massacra-se. Muitas vezes olhamos simplesmente para Eva e dizemos: “Puxa vida, se Eva não tivesse pisado na Bola, não estaríamos nessa situação”, mas nos esquecemos de olhar um pouco adiante e ler no mesmo texto de Paulo aos Romanos: “Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornaram justos” (Rm 5.19). E é em Jesus Cristo que nós somos convidados a depositar a nossa confiança, em Jesus precisa estar o centro da nossa vida física e espiritual, ou seja, nosso coração, estar firmes no perdão que a Igreja anuncia em Cristo.
Fundamentada em Jesus, a Igreja Comunica a Vida pela Pregação correta da Palavra.
APRESENTANDO O TESOURO DO PERDÃO
            Há somente um lugar onde podemos depositar a nossa confiança. E esse depósito está disponível a todos – Jesus, como diz Paulo aos corintios: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2Co 5.21).
            Jesus é a nossa justiça, ele nos oferece e dá o perdão. Nele somos salvos de todos os nossos pecados. Nele somos convidados a depositar nosso coração. Em Jesus nós somos chamados a depositar nossa vida física e espiritual, como o próprio Jesus diz neste mesmo sermão “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33). Se o nosso tesouro, ou seja, se nós depositamos verdadeira confiança em Jesus, naquele que pagou nossos pecados, então podemos também colocar nosso viver nas mãos de Jesus.
Fundamentada em Jesus, a Igreja Comunica a Vida pela Pregação correta da Palavra.
APRESENTANDO O TESOURO DO PERDÃO
            Esse tesouro em quem nós podemos depositar nossa confiança está disponível para todos, como disse Jesus: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19.10). Entre os quais, eu me encontro, “pois nasci na iniqüidade e em pecado me concebeu a minha mãe” (Sl 51.5), entre os quais estão os carnavalescos “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” e como diz João: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16) e ainda “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8).
Fundamentada em Jesus, a Igreja Comunica a Vida pela Pregação correta da Palavra.
APRESENTANDO O TESOURO DO PERDÃO
            Somos convidados ao arrependimento verdadeiro. Principalmente os cristãos de fachada, ou seja, aqueles que vivem suas vidas de aparência, e pensam que enganam a todos, inclusive a Deus. Somos convidados ao arrependimento: àqueles que querem acumular riquezas neste mundo, e para isso, vale tudo, vale se expor num BBB, vale se corromper, vale destruir o outro, explorar o próximo, cobrar altas taxas de juros ao emprestar um dinheiro, aumentar divisas de terra, explorar madeira ilegalmente, falsificar cds, dvds, bonés, roupas, etc, e ao mesmo tempo nós que acusamos e apontamos para esses erros.
            É difícil, muitas vezes para nós cristãos, reconhecer os nossos erros, apontar um dedo para alguém é apontar 3 para nós. Se nós estamos aqui reunidos nesta noite, não é por sermos melhores que os demais, apenas já temos uma grande coisa, que nos foi dada gratuitamente, o tesouro do evangelho, sabemos em quem depositar a nossa confiança. Temos aquele que nos recompensará, ou seja, aquele que abriu mão de algo que pertencia a ele, para dar a nós, temos Jesus. E Jesus não é só para nós é para todos.
            Outro engano do diabo - Quando vemos erros, nós nos colocamos no pedestal e apontamos o dedo e criticamos, mas, espera aí, você fez ou faz por merecer o ser igreja? Não. É obra do Espírito Santo. Pelo batismo, pela Palavra, pela Santa Ceia, meios que operam e nos fazem permanecer firmes na fé. Se mesmo nós, como cristãos erramos tanto, imaginem se não estivéssemos na dependência de Deus, como, aliás, muitos não estão. Imaginem se Deus não tivesse nos tirado das trevas e nos trazido e nos feito permanecer na luz. Eis o nosso tesouro – saber que somos filhos de Deus, e que temos por herança do nosso Pai, a vida eterna e que nele podemos depositar a nossa vida. Outros precisam saber dessa noticia! Por isso: Fundamentada em Jesus, a Igreja Comunica a Vida pela Pregação correta da Palavra. APRESENTANDO O TESOURO DO PERDÃO.
            Há um grande tesouro. E nós sabemos e temos esse grande tesouro. E ele é tão imenso que somos convidados a reparti-lo, inclusive pelo nosso viver. Nós sabemos onde depositar nossa confiança. Vamos continuar realizando a missão de Deus, falando de Cristo, anunciando Cristo, inclusive e principalmente para aqueles que nós julgamos pecadores, pois pecador por pecador, não somos tão diferentes assim, apenas já sabemos que nossos pecados estão perdoados e que em Jesus somos amados.
Fundamentada em Jesus, a Igreja Comunica a Vida pela Pregação correta da Palavra.
APRESENTANDO O TESOURO DO PERDÃO
            Onde está o teu tesouro ai está o teu coração. Dizem por aí que precisamos ouvir a voz do coração. Mas creio que para sabermos se podemos ouvir nosso coração primeiro precisamos saber onde ele está e como ele está.
            O coração do cristão foi transformado pelo Espírito Santo no batismo e é transformado na Palavra, esse coração é alimentado na Palavra, no Corpo e no Sangue. A transformação é obra de Deus em nós, através dos seus meios da graça.
            E cada novo dia eu de todo o coração, de toda a alma e entendimento sou convidado ao arrependimento. Não adiante eu ter uma igreja bonita, uma liturgia bem definida, ser tradicional, ser luterano de berço, se no íntimo não tenho me arrependido verdadeiramente. A quaresma, que inicia com a quarta feira de cinzas, me faz lembrar o grande sofrimento de Cristo em meu lugar. A quaresma termina com a entrada de Jesus em Jerusalém para sofrer em nosso lugar. E na sexta feira santa encontro quem pagou pelos meus pecados na cruz. E no domingo de páscoa reencontro o motivo para me alegrar, a ressurreição de Jesus.
            Muitos não conhecem o amor de Deus, não sabem que seus pecados são perdoados quando estes verdadeiramente se arrependem. Há aqueles que não dão ouvidos a grande notícia: “é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o salvador, que é Cristo o Senhor” (Lc 1.11), muitos ainda não sabem que “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16) e ainda que “... o filho do homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19.10). Por isso, hoje ainda muitos estão penitenciando seus pecados – como é dito com muita freqüência: “Acho que estou pagando pelos meus pecados”.
            Muitos daqueles que estão aí fora, buscam somente a carne e nós os criticamos por isso, mas é necessário aprendermos que eles só conhecem a carne, o pior é nós que conhecemos o amor de Jesus e muitas vezes vivemos só de aparência.
            Nós os conhecedores desse amor, precisamos mostrar esse amor, sendo compreensivos, amorosos, perdoadores, sermos e fazermos a diferença entre o carnaval, a quarta de cinzas e a quaresma. Questionemos sobre nosso coração. Um coração habitado por Deus, um coração que ouve e se alimenta na Palavra e na santa ceia: será que muitas vezes não queremos manter apenas a aparência? Eu sou a diferença entre o carnaval, a quarta de cinzas e a quaresma, pois eu recebi e recebo o perdão. Eu conheço o amor de Deus em Jesus, sou cristão, tenho a vida eterna e eu preciso ser o meio pelo qual os outros, os de fora, conheçam e também façam a diferença.
            Quarta feira de cinzas – não é apenas um dia para acordarmos com ressaca, é um dia para questionar sobre a nossa vida. Quaresma é tempo de meditação, de análise de nossas atitudes diante da obra de Deus em seu Filho Jesus por nós. Será que nosso coração não está enferrujando e estamos sendo comido pelas traças? Não somos melhores que ninguém, somos amados por Deus em Jesus, e que bom conhecermos esse amor. Outros também precisam ouvir, vamos falar de Jesus, sem nos colocar melhores do que somos. O nosso coração precisa estar naquele que pagou pelos nossos pecados, naquele que veio justamente por eu ser pecador.
Conclusão
Fundamentada em Jesus, a Igreja Comunica a Vida pela Pregação correta da Palavra.
APRESENTANDO O TESOURO DO PERDÃO
            Temos um grande tesouro onde podemos depositar nossa confiança, Jesus que veio para pagar pelos nossos pecados. Eu já fui alcançado por esse amor, já tenho posse desse tesouro, que tal Comunicarmos e repartirmos esse tesouro com outros? Deus nos abençoe. Amém!

Rev. Edson Ronaldo Tressmann
44 – 3462 2796
 Envie seu comentário para cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...