quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Reagindo diante da provação e da tentação

26/02/12 – 1º Domingo na Quaresma
Sl 25. 1 - 10; Gn 22. 1 - 18; Tg 1. 12 - 18; Mc 1. 9 - 15
Tema: REAGINDO DIANTE DA PROVAÇÃO E DA TENTAÇÃO
         Já ouvimos as seguintes noticias:
         1 – pai rouba uma lata de leite em pó, pois estava desempregado e seu filho tinha fome....
         2 – família desesperada em meio à dor, sofrimento, recorre à suprema coorte para autorizar eutanásia....
         O do A.T., Gn 22. 1 – 18,  nos fala sobre a provação pela qual Abraão passou. No evangelho de Marcos 1. 9 – 15, vemos o resumo da Tentação de Jesus.
         Provações e tentações – podemos dizer que é assim o dia-a-dia do cristão. Por isso meditemos no tema:
REAGINDO DIANTE DA PROVAÇÃO E TENTAÇÃO
1 - Gn 22.8 – não esquecendo que Deus proverá; - Confiante na promessa.
         Certa vez uma pessoa me abordou com o seguinte comentário: “Pastor, eu até creio na Bíblia, mas essa história de Abraão ter ido matar seu filho é demais. Eu não posso acreditar”.
         Muitas pessoas duvidam desse relato. Talvez por acharem que jamais um pai mataria seu filho, mesmo que fosse um pedido de Deus. O sentimento de pai é tão profundo que não dá pra imaginar tanta serenidade no pai Abraão. No entanto, esse relato, Gn 22, bem como toda a Bíblia é verdadeiro, e ele nos transmite uma bela lição. Lição de como reagir diante da provação. Confiante na promessa.
         Abrão era descendente de Sem que era filho de Noé. Abrão vivia na região da Caldéia, uma região fértil, localizada a sul da Babilônia. Abrão foi chamado por Deus e, dEle recebeu uma promessa, “...de ti farei uma grande nação...”, no entanto, Abrão e Sara não tinham filhos, e como cumprimento da promessa, com a idade avançada, 100 anos, Deus deu ao casal um filho, chamado de filho da promessa, Isaque.
         Quando Isaque era ainda jovem, provavelmente uns 17 anos, Deus põe Abraão a prova: “...Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te a terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei” (22.2). Que provação! E daí o que fazer? Qual seria a reação? Você entregaria aquilo que tem de mais precioso a pedido de Deus? Pai, mãe, filho, esposa?
REAGINDO DIANTE DA PROVAÇÃO E TENTAÇÃO
         Abraão reagiu fazendo o que Deus queria que ele fizesse. Abraão devia estar louco, seu único filho, o filho da promessa, entregar a Deus? Mas, Abraão já havia sentido na pratica que Deus cumpria com suas promessas e confiante nesse Deus estava preparado para oferecer seu único filho como sacrifício.
         Depois de uma caminhada de 80 km, Abraão, seu filho e seus servos chegam ao monte Moriá – monte onde Deus se faz ver, aliás, onde Salomão construiu o Templo, 2Cr 3.1, e também a 300 metros de onde Jesus foi crucificado. Podemos dizer que esse relato é a sombra da cruz
         Abraão e Isaque sobem no monte para oferecer o sacrifício. Os sacrifícios no A.T. eram de 5 tipos: 1 – oferta de cereais; 2 – oferta de paz; 3 – pelo pecado; 4 – tirar a culpa; 5 – Holocausto. E o sacrifício solicitado por Deus à Abraão foi o holocausto. Nesse sacrifício, a oferta era toda queimada, sinal de que o ofertante estava sendo totalmente dedicado a Deus. 
         Subindo o monte para oferecer o sacrifício, Isaque pergunta: “Meu pai!...Eis o fogo e lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” (22.7). E aqui encontramos o ensino de Abraão em como reagir adequadamente diante da provação, ou seja, confiar na promessa. Eis a resposta: “Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto;” (22.8).
         Um pai diante da provação – a maior provação. Ele reagiu confiante na promessa, por isso foi aprovado, por isso, sua fé é exemplo para todos nós até nos dias de hoje.
         Deus proverá – essa foi a confissão de fé de um homem que estava para sacrificar seu próprio filho. Essa é uma confissão de inteira dependência de Deus. Deus Proverá é a certeza de Abraão no Deus que faz e cumpre todas as suas promessas.
REAGINDO DIANTE DA PROVAÇÃO E TENTAÇÃO
         Como nós hoje somos provados na fé? E como estamos reagindo?
É necessário voltarmos nossos olhos ao versículo tema da IELB em 2012 – “Jesus, a rocha firme”. Diante da provação saibamos que estamos fundamentados em Jesus, aquele que prometeu que “as portas do inferno não iriam prevalecer sobre a igreja”. Lembrar também: “...E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mt 28.20b). Também nos vale a certeza que Paulo nos dá, uma palavra animadora na provação: “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Fp 4.13). E claro, o próprio Abraão que é um verdadeiro exemplo a ser seguido diante da provação. Confiemos nas promessas de Deus cumpridas em Jesus, no qual estamos fundamentados.
         Nesse mês de fevereiro estamos enfocando o tema paroquial: FUNDAMENTADOS NA PREGAÇÃO. A pregação correta da palavra de Deus sempre aponta para o verdadeiro fundamento, Jesus, aquele que fez e cumpre com todas as suas promessas.
         Josué foi líder entre o povo de Israel, e sem suas pregações, fundamentadas corretamente na própria palavra de Deus, disse: “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu” (Js 21.45). A própria palavra de Deus nos transmite a certeza de que “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hb 13.8). E esse Jesus prometeu que diante das guerras, revoluções, terremotos, epidemias, fome, quando nação se levantar contra nação, quando nos odiarem, nos perseguirem, nós podemos contar com uma certeza: o cuidado de Deus, pois ... não se perderá um só fio de cabelo de vossa cabeça” (Lc 21.18), e como diz o apóstolo João em sua 1º carta: “E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna” (1Jo 2.25), e diz o apóstolo Pedro: “Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça” (2Pe 3.13).
         Que nossa reação diante das provações do dia-a-dia seja confiante na promessa de Deus.
REAGINDO DIANTE DA PROVAÇÃO E TENTAÇÃO
2 - Sabendo que Jesus batalhou com o diabo por nós;
         Jesus aceitou a missão de Deus Pai em salvar a humanidade. Ele iria libertar a humanidade perdida dos seus pecados, do poder da morte e do diabo. Jesus venceu as tentações do diabo. Jesus foi impelido pelo Espírito Santo, ou seja, ele foi batalhar com o tentador. E Jesus venceu o tentador. Tudo o que o diabo queria era desviar Jesus da cruz, fazer com que ele desistisse de realizar a missão de Deus, ocupar nosso lugar.  Mas Jesus venceu, e em Jesus nós também podemos resistir aos ataques do diabo.
         Adão e Eva no jardim do Éden cederam ao tentador e assim se lançaram nas trevas da perdição, mas como disse Paulo aos coríntios: “...Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” (2Co 4.6), e o apostolo Paulo ainda afirma: “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2Co 4.4).
         As tentações provêm do diabo, e essas são para nos devorar, tirar da fé, assim como lemos “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1Pe 5.8). Deus também permite tentações, no entanto, as tentações são para nos provar na fé, como o apóstolo Pedro anuncia: “para que, uma vez confirmado (dokimon – provação) o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1Pe 1.7).
         Jesus venceu o tentador em nosso lugar. Nós somos de natureza humana e não resistimos aos muitos ataques que o inimigo lança sobre nós. E fundamentado em Jesus que venceu a tentação, sabemos que dEle vem o nosso auxilio diante dos ataques do inimigo: “Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hb 4.14-16) e além de Jesus ter passado pela tentação e nos auxiliar diante dos ataques do inimigo, Paulo ainda afirma: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que possais suportar” (1Co 1013).
REAGINDO DIANTE DA PROVAÇÃO E TENTAÇÃO
         Estamos expostos às tentações a cada novo dia, mas temos um Deus que nos ajuda e encoraja a permanecermos fiéis, para isso lançou e nos põe sobre o fundamento que é Jesus.
         As tentações são muitas, mas quero citar aquela que o apóstolo Paulo nos transmite na sua carta a Timóteo: “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (1Tm 6.9-10). A tentação do TER. Também há a tentação da incredulidade, como diz o autor a carta aos hebreus: “...Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, onde os vossos pais me tentaram, pondo-me a prova, e viram as minhas obras por quarenta anos” (Hb 3.8-9).
REAGINDO DIANTE DA PROVAÇÃO E TENTAÇÃO
         Confiantes na promessa do cuidado de Deus, ele sempre nos proverá de forças, ânimo para resistir ao tentador e ainda não deixará que a tentação seja maior que nós não possamos suportar.
         Quando Abraão foi sacrificar seu único filho, Deus o impediu, pois reconheceu sua fé. Mas quando o seu filho Jesus veio para ser sacrificado por nós ele o foi até o fim, e na cruz anunciou a nossa vitória: “Está consumado” e anunciou essa vitória aos capetinhas e ao diabo lá no inferno. Jesus venceu o tentador por nós e nos auxilia a vencermos as tentações diárias.
REAGINDO DIANTE DA PROVAÇÃO E TENTAÇÃO
         Confiantes na promessa e na certeza de que Jesus venceu e nos ajuda a vencer as tentações. Amém!
Rev. Edson Ronaldo Tressmann
44 – 3462 – 2796
Deixe seu comentário abaixo ou envie para cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...