segunda-feira, 4 de novembro de 2024

“nenhum profeta é bem recebido na sua terra” (Lc 4.25)

 Vigésimo quinto Domingo após Pentecostes

10 de novembro de 2024

Salmo 146; 1Reis 17.8-16; Hebreus 9.24-28; Marcos 12.38-44

 

Texto: Lucas 4.25

Tema:nenhum profeta é bem recebido na sua terra

 

Você já passou pela experiência de ser mal-recebido em algum lugar?

Se sentir indesejado, menosprezado, é uma das piores sensações da vida, não acha?

Jesus, ao ser rejeitado em Nazaré, disse: “nenhum profeta é bem recebido na sua terra” (Lc 4.25).

Essa frase de Jesus era uma referência ao evento ocorrido durante o ministério do profeta Elias (1Rs 17.8-16).

Ao ser rejeitado em Nazaré, Jesus citar o exemplo da viúva de Sarepta. Nos dias do profeta Elias, as pessoas acreditavam que Baal controlava a chuva, assim, se chovia, o povo acreditava que Baal tinha mandado chuva. Se por causa da chuva havia boas colheitas, atribuíam a Baal essa boa colheita. Deus foi sendo esquecido e negligenciado.

Nesse contexto, Elias anunciou para o rei Acabe que ficaria três anos e meio sem chover. Quando, devido à seca, o rio secou, o lugar onde estava sendo sustentado por corvos, Elias foi enviado para Sarepta em Sidom (costa mediterrânea do Líbano).

Num tempo de escassez devido à seca, a viúva de Sarepta, creu na Palavra de Deus transmitida do profeta Elias e, mesmo sabendo que era seu último punhado de farinha, alimentou Elias.

Uma mulher que estava fadada a comer seu último punhado de farinha e esperar a morte junto com seu filho, por crer na Palavra, vivenciou um grande milagre.

Os moradores de Nazaré que clamavam por um milagre, ouviram Jesus dizer: “nenhum profeta é bem recebido na sua terra” (Lc 4.25), ou seja, o maior milagre que poderia ocorrer aqui e não ocorre é dar ouvidos a Palavra de Deus, assim como a viúva de Sarepta ouviu e creu.

Em dias de tanto ceticismo, o maior milagre é ouvir e dar atenção a Palavra de Deus.

É preciso dar ouvidos a Palavra de Deus!

Por não ouvirem a Palavra de Deus, o profeta Elias não teria a honra devida em Israel mesmo em meio a tantas viúvas que havia ali. O próprio Jesus, o Filho de Deus, estava sendo rejeitado em Nazaré.

nenhum profeta é bem recebido na sua terra” - o milagre narrado em 1Reis 17.8-16 é que uma mulher estranha a aliança de Deus, estranha ao povo de Deus, deu ouvidos à Palavra de Deus anunciada pelo profeta.

Há uma grande bênção no ouvir a Palavra de Deus. Uma bênção indescritível. A fé vem pelo ouvir. Pela fé sou salvo. Se aquela viúva não tivesse dado ouvidos a Palavra de Deus anunciada por Elias, tanto ela quanto seu Filho teriam morrido. Disse Jesus: quem crer, ainda que morra viverá. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Deus continua tentando ganhar os lavradores maus (Lc 20.9-20)

  Quinto Domingo na Quaresma Dia 06 de abril de 2025 Salmo 126; Isaías 43.16 – 21; Filipenses 3.8 – 14; Lucas 20.9 – 20 Texto: Lucas 20.9 –...