segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Reflexão a respeito da cruz!

 11 de setembro de 2022

Dia da Santa Cruz

Salmo 40.1-11; Números 21.4-9; 1Coríntios 1.18-25; João 12.20-33

Culto festivo

Texto: 1Coríntios 1.18

Tema: Reflexão a respeito da cruz!

 

Ao passar numa rodovia e ver uma cruz ao lado, logo vem na mente que ali alguém morreu. Num cemitério, para onde se olha se vê uma cruz e a lembrança é apenas de morte.

Até mesmo na igreja - a cruz lembra a morte, no entanto, a morte que a cruz lembra é algo que nos traz esperança, todavia “... a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus” (1Co 1.18).

A cruz – símbolo de morte na verdade é símbolo de vida, pois, numa cruz Jesus matou a morte. A cruz recebe um dia especial no calendário da igreja. Dia 14 de setembro é o dia da santa cruz. Dia esse em que a cruz é celebrada.

Foi fixado o dia 14 de setembro para celebrar o dia da cruz pelo fato de que nesse dia no ano 335, foi exposta a cruz na igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém, a basílica construída sobre o tumulo de Jesus.

Muitas pessoas questionam o costume de se fazer o sinal da cruz. Esse é um costume antigo e sinaliza pertencimento a Deus. Aliás, por isso é que surgiu o costume de usar a cruz no cemitério, afinal a cruz não mostra apenas que tem alguém morto ali na sepultura, a cruz destaca que o corpo ali sepultado pertence a Jesus que foi morto na cruz, mas que não ficou morto - ressuscitou.

A cruz é símbolo distintivo da fé cristã. A cruz, seu efeito salvador, é poder de Deus para salvação (1Co 1.18). Os padres dos primeiros séculos da igreja viam a cruz de maneira muito positiva. A cruz vai muito além da dor, sofrimento e morte. No culto da semana passada ouvimos a leitura onde Jesus convida a carregar a cruz, ou melhor, suportar sofrimentos, divisões, perseguições por causa do evangelho de Jesus. Recorde que, após carregar a cruz, há ressurreição e vida. Toda vocação cristã é realizada sob a cruz, seguindo em sua direção, olhando constantemente para a cruz.

Aquele que enganado pela sua religiosidade perseguiu Jesus, foi rendido e passou a proclamar a mensagem da cruz, pois descobriu que a mensagem, o conteúdo da cruz (Jesus), é o poder de Deus para salvar. Por mais que haja Deus, sem a obra redentora de Jesus Cristo na cruz, não há salvação.

A mensagem da cruz é o poder de Deus para condenação e para salvação! Ver a cruz, lembrar a cruz, fazer o sinal da cruz não significa ter um amuleto, significa recordar o ferimento do diabo no Filho de Deus e também o esmagamento da cabeça da serpente realizado por Jesus (Gn 3.15). Na cruz, Jesus que parecia ter sido derrotado estava derrotando o poder da condenação da lei e do pecado, bem como o diabo e a morte eterna. Por esse motivo o convite para olhar para a cruz e crer na mensagem da cruz é constante, pois a mensagem da cruz é poder de Deus para salvar (1Co 1.18).

Em um episódio ocorrido no Antigo Testamento (Nm 21) o povo de Deus era curado quando olhava para a serpente de bronze (Nm 21.9) e, a luz do Novo Testamento, de igual modo ao contemplarmos a cruz e seu conteúdo e mensagem, se é salvo. Na cruz contempla-se aquele que morreu e se entregou livremente: “...o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.14-16).

A cruz é também símbolo de discipulado! A cruz proposta para cada seguidor traz com ela a marca distinta daquele que se segue, assim, divisão, sofrimento, perseguição, são inevitáveis, mas não a derrota e nem sequer algo estranho na vida cristã. Essas coisas não sinalizam que Deus o abandonou, pelo contrário, é evidência de que se está na caminhada cristã.

A cruz é a identidade do cristão tanto que ao ser batizado, cada um recebeu e recebe o sinal da cruz, tanto no peito quanto na testa. Esse mesmo sinal da cruz é realizado quando o corpo é guardado na sepultura. Pela cruz nascemos e vivemos e por sua mensagem vivemos eternamente.

Todo lar cristão poderia ter um crucifixo. Dessa forma, todo o dia o crente lembraria que não importa a cruz daquele dia, pois na cruz, o Filho de Deus venceu o pior inimigo (morte eterna e o diabo). O olhar para cruz lembra o que Deus por amor é capaz de fazer. E esse amor se renova a cada manhã (Lm 3.22-23).

O mundo precisa da mensagem da cruz! Carregue sua cruz com alegria e que a mensagem da cruz, o poder de Deus, salve aqueles que infelizmente continuam relutantes a cruz! Amém

ERT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Testemunho e Testemunhas! (1Jo 5.11)

  12 de maio de 2024 Sétimo domingo de Páscoa Salmo 1; Atos 1.12-26; 1João 5.9-15; João 17.11b-19 Texto: 1João 5.11 Tema: Testemunh...