terça-feira, 3 de agosto de 2021

Vivendo o cristianismo

 08 de agosto de 2021

Salmo 34.1-18; 1Res 19.1-8; Efésios 4.17-5.2; João 6.35-51

Texto: Efésios 4.17

Tema: Vivendo o cristianismo!

 

A igreja cristã é o contrário do paganismo. O cristão é alguém resgatado e retirado para fora da vida pagã. Por isso, Paulo escreve: “Portanto, em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os pagãos...” (Ef 4.17).

Se a igreja foi retirada do paganismo e dos seus costumes, não vivam mais assim, pelo contrário, vivam como pessoas novas, que estão numa nova realidade.

Deus, em Cristo, nos deu vida, e nos fez assentar nos lugares celestiais. Como continuar vivendo no estilo de vida pagã, depois de ouvir e saber tudo o que Deus em Cristo já nos deu?

Vamos ler Efésios 4.17-19

Preste bastante atenção, pois tenho certeza que você conhece alguém assim:

Os pagãos são aqueles que ainda não fazem parte da igreja, ou melhor, que não tem fé em Jesus. Por não estarem em Jesus, o apostolo Paulo os descreve como mente vazia, com entendimento obscurecido e numa vida ignorante.

Qual é o caminho para essas pessoas?

Arrependimento: “não vivam mais como os pagãos, ...” (Ef 4.17).

Esse também é uma alerta para a própria igreja. Cuidado! Estou preocupado com as futuras gerações: o que elas saberão de Cristo. Tenho visto que no intuito de agradar a nova geração, muitos tem deixado que costumes pagãos adentrem a congregação. Nesse sentido: ... em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os pagãos” (Ef 4.17), “pois os pensamentos deles não têm valor”.

Porque os pensamentos dos pagãos não têm valor? Paulo responde dizendo que o motivo é porque sua mente está na escuridão.

Havia uma decadência mental, espiritual e moral naquela sociedade. E essa decadência devia-se ao fato de “não têm parte na vida que Deus dá porque são completamente ignorantes e teimosos”. Ou seja, a sociedade pagã, perdeu a concepção de um Deus vivo que pelo seu evangelho transforma vidas, assim, sem Deus, sem esperança, os pagãos “perderam toda a vergonha e se entregaram totalmente aos vícios; eles não têm nenhum controle e fazem todo tipo de coisas indecentes

Os pagãos vivem a terrível tragédia que viviam os gentios (Ef 2). No entanto, os gentios, em Cristo que derrubou o muro da separação, estão inseridos numa nova realidade e essa continua desconhecida pelos pagãos.

Atualmente, inverteu-se a ordem, ou seja, quem não crê na Bíblia, não está na igreja, não está na fé, se acha iluminado, libertado de uma amarra que para eles é ignorante e ultrapassada. Na carta aos Romanos, o apostolo Paulo escreveu: “dizendo-se sábios, tornaram-se ignorantes” (Rm 1.22).

As pessoas, julgando-se sábias, permanecem na ignorância, isto é, não conhecem a Deus em Cristo. O Cristo que inseriu os gentios na sua família e o Cristo que continua agindo pelas suas dádivas (Ef 4.1-16) para que os pagãos conheçam ao Pai.

Para o paganismo o mundo está sem Deus e não deixa lugar para Deus.

Tenho uma preocupação: o que as futuras gerações saberão de Jesus Cristo?

E uma das causas é justamente o fato das pessoas estarem ignorando a noção de pecado. Ignorando o pecado, ignoram a necessidade de Cristo. E sem pecado e sem necessidade de Cristo, a igreja torna-se um clube social.

Paulo ressalta que os pagãos por não terem consciência e noção do pecado: “... perderam toda a vergonha e se entregaram totalmente aos vícios; eles não têm nenhum controle e fazem todo tipo de coisas indecentes”.

Sem Deus, sem Cristo, os pagãos perderam o pudor, o temor e o horror do pecado. Pecam sem remorso nem pesar. Agem como se aquilo que estivesse fazendo é normal.

Muitas pessoas perderam o controle e parece que nada satisfaz seu apetite pelo pecado. Estão dispostos a fazer qualquer coisas para satisfazer seu prazer. São pessoas que não estão nem ai para o que os outros pensam a respeito da sua atitude pecaminosa. Perderam a decência e a vergonha. Essas pessoas não aceitam nenhuma forma de disciplina e correção. Apenas querem satisfazer seus caprichos.

O que temos aqui é um verdadeiro retrato da sociedade contemporânea. Acompanhamos isso nos jornais e diversos programas de TV.

Nesse sentido o apostolo relembra aos seus leitores que essa poderia ser a situações deles, no entanto, Cristo mudou a vida deles e não são mais assim. O risco é voltar a ser assim, pois estão cercados por muitos que assim o são.

ERT

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...