terça-feira, 24 de agosto de 2021

Não estamos lutando contra seres humanos (Ef 6.12)

29 de agosto de 2021

Salmo119.129-136; Deuteronômio 4.1-2,6-9; Efésios 6.10-20;

Texto: Efésios 6.12

Tema: Não estamos lutando contra seres humanos (Ef 6.12)

 

O apostolo Paulo ao escrever aos cristãos da Ásia Menor o faz para destacar a igreja como sendo obra divina. A igreja está na luz (Ef 5.8). A igreja é um só corpo (Ef 4.4-6). A igreja não vive desunida por causa de raça (Ef 2.14).

Mesmo sendo obra divina, sabe-se que os que compõem e são a igreja, são pecadores e por causa dessa natureza pecaminosa. Assim, correm o perigo de voltar às trevas, afinal, o inimigo busca devorar o que está na luz (1Pe 5.8). O cristão está ameaçado de desintegrar-se e se desunir por causa de raça, status, posição política e assim por diante.

No capítulo 5 verso 16, o apostolo destaca que “os dias são maus” (Ef 5.16), ou seja, contaminados pelo pecado e com isso, a vida diária é um conflito real. Esse conflito se dá em casa, no trabalho e na congregação. E para terminar, o apostolo enfatiza que a raiz de toda essa dificuldade nos relacionamentos é que são “armadilhas do diabo” (Ef 6.11). Por isso, convém refletir nas palavras: “... nós não estamos lutando contra seres humanos...” (Ef 6.12).

Os relacionamentos humanos entre os cristãos, que estão numa nova realidade (luz, vida, espírito, esperança, templo do Espírito Santo) são dados no temor a Cristo: “Sejam obedientes uns aos outros, pelo respeito que têm por Cristo” (Ef 5.21). Todavia, o apostolo diz que há uma força opositora a esse tipo de relacionamento (Ef 6.11-12), um relacionamento dado pela mensagem da paz, a qual o inimigo impede de que se cheguem às pessoas e por isso, ele lança tanta discórdia (dardos inflamados, Ef 6.16). Dessa forma, querido irmão e irmã, amigo, amiga, lembre-se: ... nós não estamos lutando contra seres humanos...” (Ef 6.12).

Atualmente estamos tão distraídos com lutas em nossos relacionamentos pessoais e interpessoais que temos nos esquecido de que o inimigo (diabo) está lançando seus dardos inflamados e impedindo que as pessoas conheçam a mensagem do evangelho da paz (Ef 6.15).

Ouça: “... nós não estamos lutando contra seres humanos...” (Ef 6.12).

A palavra luta significa um combate entre duas pessoas até que um derrube o outro e o coloque fora da zona de conflito. O cristão, a luz no Senhor, o Templo do Espírito Santo, por ser do Senhor, por estar em paz com Deus, está numa verdadeira zona de conflito. E a luta, onde o opositor (o Diabo), junto aos seus aliados busca tirar. E Deus, misericordioso e amoroso, quer resgatar as almas ainda sob o domínio das trevas, para isso, nos alerta: “calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz” (Ef 6.15).

Assim como nossos relacionamentos são dados no “temor a Cristo” a nossa luta contra o opositor dessa nova vida se dá pelo poder e força de Deus e por sua armadura (Ef 6.10-11) dispensada a nós.

Enquanto Deus deseja tirar as pessoas das trevas e coloca-las na luz, o inimigo quer manter cativas os seus e ajudar na luta, lançando dardos inflamados contra aqueles que são luz no Senhor.

Lembre-se: “... nós não estamos lutando contra seres humanos...” (Ef 6.12). O adversário da igreja e dos cristãos não são as pessoas. Por mais trevas que estejam sobre tal individuo, nossa luta não é contra o mesmo. Há algo mais profundo em tudo isso (Ef 6.10-20).

Observe que no campo das lutas humanas, mesmo que haja armaduras, armas, soldados, não há nenhuma garantia de vitória. Um exemplo em tempo real é a realidade do Afeganistão. Por 20 anos, os EUA mantiveram soldados fortemente armados, no entanto, em poucos meses após a retirada de parte dos soldados, o inimigo Talibã tomaram conta da capital Cabul. O suposto inimigo parece ter sido destruído, mas não foi. Isso mostra que numa luta contra carne e sangue não há vencedores. Ficam ainda mais feridas a serem curadas.

A igreja, o cristão, não tem inimigo humano. Escreveu o apostolo: “... nós não estamos lutando contra seres humanos...” (Ef 6.12). A metáfora da armadura recebe da parte do apostolo um elemento espiritual na qual o cristão está presente e atuante.

Estamos inseridos num cenário muito conturbado. Meu adversário tornou-se os “jumentos” ou o “gado”. Terminologia dada aos apoiadores do Lula e do Bolsonaro. Ridículas essas expressões e que não tem levado ninguém a lugar nenhum, apenas têm isolado mais ainda em meio à realidade do isolamento. Pior ainda é ver e ouvir cristãos usando essa terminologia para referir-se ao outro. Minha energia deve estar em apressar-me a levar a mensagem da paz em Cristo e tirar as pessoas das trevas espirituais. Deus ainda governa esse mundo pela sua mão esquerda (autoridades) e pela mão direita (evangelho). Você querido irmão e irmã, é luz no Senhor, Templo do Espírito Santo, para tirar pessoas das trevas espirituais. Suas opiniões politicas pouco importam no Reino da luz. Aliás, muitas delas tem apenas causado estranhamento entre pessoas.

O sapato que você usa é a paz com Deus em Cristo. Os rastros desse sapato não são nossos, mas, são passos a serem seguidos por aqueles que estão nas trevas para chegarem à luz. Salomão escreveu: “... sai-te pelas pisadas dos rebanhos” (Ct 1.8). Por essa razão, pelo profeta Isaías, Deus disse: “Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” (Is 52.7). E por esse mesmo profeta, prometeu que esse evangelho da paz (Is 55.11), nunca voltaria sem produzir seus frutos (tirar as pessoas das trevas). O apostolo Paulo escreveu que as pessoas não irão crer se as pessoas não pregarem, pois a fé vem pelo ouvir (Rm 10.17). Então, querido irmão e irmã, nossa luta não é contra pessoas, mas, contra as trevas da qual você foi retirado. O apostolo nos emite um breaking news: ... nós não estamos lutando contra seres humanos...” (Ef 6.12), “calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz” (Ef 6.15).

Deus disponibiliza sua aradura (cinto da verdade, couraça da justiça, sapatos da paz, escudo da fé, capacete da salvação, espada da Palavra) para lutarmos contras as trevas e não contra as pessoas.

Os dias em que vivemos sã maus (Ef 5.16) e esse mundo jaz no maligno (1Jo 5.19) e o objetivo do Diabo nesse contexto é impedir que a luz no Senhor brilhe para esse mundo. Impedir que a luz brilhe na vida de quem está na escuridão. Esteja pronto, calce seu sapato e anuncie a mensagem do evangelho da paz em Cristo (Ef 5.15).

Aonde o evangelho da paz em Cristo chega, o diabo perde uma alma. Pregar o evangelho é uma luta e muitos saíram dessa luta e passaram a luta outra luta, contra carne e sangue. Enquanto nos dispusermos a lutar contra carne e sangue, o diabo ganhará almas. Não é fácil evangelizar! Não é fácil pregar o evangelho! A igreja está em luta. Graças a Deus que a igreja está bem equipada pela armadura de Deus (cinto da verdade, couraça da justiça, sapatos da paz, escudo da fé, capacete da salvação, espada da Palavra).

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...