terça-feira, 10 de agosto de 2021

Entre deuses, Deus!

 15 de agosto de 2021

Salmo 34.12-22; Josué 24.14-18; Efésios 5.6-21; João 6.51-69

Texto: Js 24.14-18

Tema: Entre os deuses, Deus!

 

O apostolo João na sua primeira carta escreveu: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (1Jo 5.21).

Entre os deuses, Deus!

O próprio Deus reconhece que há outros deuses. No primeiro mandamento disse ao seu povo: “não terás outros deuses diante de mim” (Ex 20.3).

O desejo de Deus em que não haja adoração, honra, louvor para outros deuses é devido ao fato dos mesmos serem produtos das mãos humanas (Is 45.9-12).

Só Deus é incriado! Ele ama sua criação e fez tudo para redimi-la após a queda em pecado. Ele sustenta sua criação e continua desejoso em redimir muitos que andam na ignorância e incredulidade (1Tm 1.13).

Josué reuniu o povo em Siquém (Js 24.1) e ali proferiu seu ultimo discurso.

O local escolhido é bem sugestivo para sua despedida. A poucos km dali, mais ou menos 15 km, Abraão recebeu a promessa de Deus de que seus descendentes receberiam toda aquela terra. Jacó parou em Siquém quando estava retornando para Padã-Arã, onde sepultou os ídolos que seus familiares trouxeram (Gn 35.4).

No seu discurso de despedida, Josué diz claramente ao povo que sem a intervenção divina, nada, entre todas as coisas que ouviram e viram teria se realizado. Os deuses apenas causaram destruição aos povos cananeus. Foi devido a esses deuses que Deus resolveu dar aquela terra ao seu povo (Dt 9.1-5). Agora, por causa de Deus que arquitetou e executou todo o plano é que seu povo estava estabelecido na terra (Dt 6.10,11).

Entre os deuses, Deus!

Há muitos deuses pleiteando adoração. E a observação de Josué continua atual: “...decidam hoje a quem vão servir...” (Js 24.15). Será que servirão aos deuses que nunca fizeram nada para vocês e trouxeram destruição aos cananeus? As sete nações que ocupavam essas terras foram derrotados por Deus e é o Senhor quem deu essa terra para vocês. Então, “joguem fora os deuses estrangeiros que estão com vocês e prometam que serão fiéis ao Senhor” (Js 24.23).

Querido irmão e irmã em Jesus!

Assim como naquela época, a idolatria continua ocupando a vida de muitas pessoas. Essa prática precisa ser abandonada. Idolatria é tua aquilo que atrapalha o serviço e a adoração a Deus.

Entre os deuses, Deus!

Há um só Deus e vários deuses. Milhares de pessoas estão escravizadas por deuses. A idolatria têm sugado energias e afastado do Deus verdadeiro.

Se as nações foram derrotadas e o povo estava estabelecido na terra, entre eles havia um perigoso inimigo a ser combatido e retirado entre eles: a idolatria.

De uma família pagã, Deus chamou um homem e fez dele essa grande nação. Agora, numa terra pagã, Deus estava estabelecendo seu povo. O paganismo e a idolatria não poderia ser a pedra de tropeço dos seus.

A idolatria continua sendo o grande teste para o povo de Deus. Se entre deuses, há Deus. O pedido do Senhor é que adoremos somente a ele (Primeiro Mandamento). O seu pedido é que busquemos a Ele nos piores momentos da vida (Segundo Mandamento). Sua instrução é que prestemos culto somente para ele (Terceiro Mandamento).

Josué ao descrever toda atuação divina na história do seu povo com objetivo de estabelecer esse povo na terra prometida e por esse povo salvar o mundo, deixa claro que mesmo que há deuses, o único a ser adorado, honrado, louvado e glorificado é Deus.

Entre os deuses e Deus, eu já sei qual é a minha escolha (Js 24.15).

Josué não estava com dúvidas. Ele sabia que Deus era a melhor alternativa e escolha.

Todo crédito da conquista da terra prometida precisava ser dada à Deus.

O problema daquele povo é o nosso problema. Em meio ás tentações e provações torna-se difícil servir a Deus. Afinal, Deus requer tudo, não a metade. Deus não aceita rivais, “Deus é santo e zeloso” (Js 24.19). Nada pode ocupar o lugar de Deus. Afinal, nada é igual a Deus. No entanto, infelizmente, cristãos estão contemporizados e adoram, ou melhor, abandonaram a Deus por causa do consumismo em sua multifacetada ideologia, e numa idolatria disfarçada acusam outros de serem idólatras.

Josué anuncia ao povo que dizia abertamente que abandonaria a idolatria, para que jogassem fora os ídolos (Js 24.23). Ou melhor, vivam na certeza de que não há nada mais importante e necessário que Deus.

Josué antecipa as palavras do apostolo Tiago: “a fé sem obras é coisa morta” (Tg 2.17).

Josué nos mostra a melhor prática da fé: “eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15). Ou, nada nos impedirá de adorar, louvar e honrar o Senhor. Amém!

ERT

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...