terça-feira, 17 de agosto de 2021

O esposo é cabeça da esposa!


 22 de agosto de 2021

Salmo 14; Isaías 29.11-19; Efésios 5.22-33; Marcos7.1-13

Texto: Ef 5.23

Tema: ...o marido é o cabeça da mulher...” (Ef 5.23 ARA)

...o marido tem autoridade sobre a esposa...” (Ef 5.23 NTLH)

 

A Palavra de Deus é clara ao dizer que ...o marido é o cabeça da mulher...” (Ef 5.23 ARA).

O que significa ser cabeça da mulher?

Não significa de maneira nenhuma ser dominador. O poderoso chefão do lar. Ser cabeça significa estar apto a conduzir e amar.

Paulo escreve aos cristãos da Ásia Menor e esclarece sobre a nova vida em Cristo. Sobre a vida na luz do Senhor e na grande bênção que é ser igreja. Aliás, no capítulo 5 de Efésios, há a mais bela declaração de amor para a igreja: “... Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela” (Ef 5.25).

Cristo é o cabeça da igreja por amar a igreja a ponto de dar a vida por ela. Nisso concluímos que ser cabeça da mulher envolve amá-la a ponto de sacrificar-se por ela.

Apesar de escrever para a igreja, o capítulo 5 da carta aos cristãos da Ásia Menor, podemos apropriar-nos dessas recomendações e aplicá-las ao relacionamento conjugal.

Será que é importante falar sobre relacionamento conjugal? Ou melhor, falar do cabeça do lar?

As palavras da perícope de Efésios 5.22-33 é extraordinário. Em especial nesses dias de relacionamento descartável.

Apesar de parecer, o verso 21 não está isolado dessa perícope e precisa receber o devido destaque para que o texto como um todo seja compreendido. O verso 21 trata um tema que muitos procuram fugir e até ignorar em nossos dias: a submissão. O apostolo escreveu “Sejam obedientes uns aos outros, pelo respeito que têm por Cristo” (Ef 5.21).

Não se pode meditar nessas palavras e desejar impor a cultura da perversão machista, ou a ditadura da obediência cega. O apostolo Paulo destaca o respeito por Cristo (temor a Cristo), como sendo a base de todo relacionamento. O respeito (temor) a Cristo caracteriza a existência da igreja cristã. E a igreja respeita o Senhor por saber quem Ele é.

Sabemos quem é nosso Senhor Jesus! Ele deu a sua vida pela igreja, por isso, os crentes são submissos a Cristo. A esposa sabe quem é seu marido, por isso é submissa a ele.

Nos dias atuais muitos homens querem dominar arbitrariamente a esposa e há esposas que querem colocar o homem no seu devido lugar, mesmo que seja no chinelo.

Vivemos numa sociedade em que o homem deixou de ser homem e assim não assumem mais a sua responsabilidade como pai e nem querem ser o cabeça da casa. Há mulheres que buscam a emancipação, à custa, de não mais se manterem num matrimônio e buscarem novos relacionamentos a cada verão.

...o marido é o cabeça da mulher...” (Ef 5.23 ARA). Para ser o cabeça da igreja, Jesus fez e faz tudo por ser cabeça. Ele se entregou pelo seu corpo, a igreja. Não há corpo sem cabeça e não há cabeça sem corpo.

...o marido é o cabeça da mulher...” (Ef 5.23 ARA). Faça por merecer esse título assim como Cristo o fez.

Quando o corpo, a igreja, deixa a cabeça, que é Cristo, de lado, pouco a pouco o corpo perde a vida.

Na história da igreja observamos essa tendência a ponto de muitos não mais reconhecerem Jesus Cristo como seu Salvador.

O cabeça (Cristo) do corpo (igreja) foi sendo deixado de lado ante a busca por mudança e inovação. O mesmo se dá no mundo atual. Parece que se a mulher não for isso ou aquilo é desvalorizada ou desqualificada e isso caracteriza machismo ou crime de gênero.

Na IELB irá se refletir sobre o ministério feminino. Como se a mulher para ser mais mulher precise do ministério. Ninguém é mais ou menos pelo sexo. Servimos a Deus com as limitações impostas por ele Ele e enquanto o ouvirmos, mais felizes e alegres estaremos no nosso servir.

Muitas mulheres buscam seu espaço, quer seja no trabalho, na igreja e na política. O mundo está preocupado com a situação das mulheres afegãs diante da tomada do Talibã. É preciso que os homens afegãos sejam cabeça da mulher no verdadeiro sentido bíblico.

O Novo Testamento enfatiza a importância e o valor das mulheres. Em Cristo (Gl 3.28) o sexo é uma questão indiferente. Ninguém é maior e melhor por ser homem ou inferior e pior por ser mulher. Em Cristo, ambos são iguais. Lembre-se: o cristianismo é a única religião que eleva a posição da mulher. A única critica que conseguem tecer para o cristianismo é a respeito da submissão da mulher ao homem. Mas, colocando o pingo em cima do í, a pergunta a ser feita é: a quem a mulher deve ser submissão?

Conforme o verso 25, ao homem que ama a sua esposa a ponto de dar a sua vida por ela (Ef 5.25).

O problema do relacionamento conjugal é que há abusos dos dois lados. Existem mulheres dominadoras e homens submissos. Os lares não estão alicerçados no amor, mas no egoísmo e isso leva aos piores males domésticos.

O ponto está em Cristo. “Sejam obedientes uns aos outros, pelo respeito que têm por Cristo” (Ef 5.21). Homem e mulher cristãos têm uma nova luz para se guiar, têm um alvo conjunto (respeito por Cristo).

O relacionamento do casal é dado pelo amor. Não um amor qualquer, fundamentado no egoísmo, mas no amor ativo que faz um e o outro doar-se plenamente. Ao homem é dito, que devido ao seu amor, fará a esposa ser submissa.

Recorde que nenhum marido é impecável e infalível. Há situações em que a mulher não deve ser submissa (Ex: fazer mal a alguém).

Mulheres - ouçam a Palavra de Deus, que anuncia submissão ao marido disposto a dar a vida por você. Homens - ouçam a Bíblia, que diz para amar sua esposa assim como Cristo amou a igreja.

O homem não pode exigir submissão e não amar a esposa. Reivindicar submissão e não amar a esposa é o mesmo que não honrar a Cristo. Sem amor, nenhum homem merece ter a mulher que têm. Mulheres amadas são mulheres que amam e são submissas. Não deixe sua mulher ser denominada como mal amada. Por amor, o homem também se sujeita a mulher. E essa submissão se dá, quando o esposo reconhece as demandas legitimas da esposa.

...o marido é o cabeça da mulher...” (Ef 5.23 ARA). Não quer dizer que o homem manda e a mulher obedece. Ser cabeça é gerar meios para o desenvolvimento, geração de vida e mais comunhão.

A vida a dois, depois da queda em pecado, não é fácil. Mas, ao homem é dada a tarefa de tonar essa vida agradável.

Homem sozinho não presta! Ele precisa do corpo, assim como a mulher precisa do cabeça. Um precisa do outro.

Homem você precisa ser o cabeça da mulher, cuidado do seu bem estar, chegando ao sacrifício por ela (Ef 5.25). Mulher, faça tudo em relação ao vosso matrimônio (Ef 5.24).

Os relacionamentos conjugais correm um enorme perigo. Sendo o maior de todos: o egoísmo! O homem anda muitas horas por dia absorvido pelas demandas fora do lar. O trabalho e o lazer leva muitos homens a fazerem da sua casa apenas uma questão de conveniência. Não é mais lugar de aconchego, carinho e respeito.

Não se deixe absorver tanto a ponto de não se deixarem ser absorvidos pelo amor em casa. Ame sua esposa, cuide dela, alimente a mesma. Proporcione tudo para viver o pedaço do paraíso que Deus permitiu ao homem trazer do jardim do Éden.

Deixemos a tirania da insensibilidade de lado. Sua esposa e filhos precisam de você, tanto quanto seu trabalho precisa. Eles merecem a mesma dedicação e carinho.

Crisóstomo escreveu: “aquele que é a sua sócia na vida, mãe de teus filhos, fonte de satisfação, não deve estar amarrada a ti por terror ou ameaça, mas pelo teu amor.

O cuidado da casa recai sobre a esposa e a esposa precisa da assistência e apoio do marido. Ela precisa de satisfação e prazer. Todo o necessário precisa ser provido a ela. É preciso protegê-la de abusos e injúrias. Esconda suas fraquezas. Tenha uma boa opinião sobre ela. Além do necessário para o corpo ela precisa ser provida espiritualmente, vá à igreja com ela e não se abstenha da comunhão.

...o marido é o cabeça da mulher...” (Ef 5.23 ARA). A esposa é reflexo do seu marido, afinal, o cabeça é o homem. E a mulher, corpo da casa, não é menor e nem inferior, ela é uma auxiliadora, uma companheira, um só corpo. Como disse o sábio Salomão: “Quem acha uma esposa encontra a felicidade: recebeu uma bênção de Deus, o Senhor” (Pv 18.22). É maravilhoso estar cuidando de algo tão especial que Deus me deu. Amém!

ERT

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...