terça-feira, 27 de julho de 2021

Unidade no viver!

 01 de agosto de 2021

Salmo 145.10-21; Êxodo 16.2-15; Efésios 4.1-16; João 6.22-35

Texto: Ef 4.1

Tema: Unidade no viver!

 

É claro que esse texto diz que o nosso chamado é para conservar a unidade. Estamos unidos pela fé. Mas, assim como acontece nas famílias. Mesmo que tenhamos irmãos e parentes de sangue, é preciso manter a unidade. E é para isso que fomos chamados, colocando esse texto (Ef 4.1-16) em evidência.

Para que haja unidade entre os cristãos que é tão essencial na igreja cristã, o apostolo dá importantes conselhos, fazendo o pedido: “peço a vocês que vivam de uma maneira que esteja de acordo com o que Deus quis quando chamou vocês” (Ef 4.1 NTLH)

Vivam a unidade no vínculo da paz! (Ef 4.3). Como?

1 - HumildadeA humildade era desprezada pelas romanos. Era sinal de fraqueza. A grandeza da alma era considerada a grande virtude. Humildade significa colocar Cristo em primeiro lugar, os outros em segundo lugar e o eu em último lugar. A primeira bem-aventurança cristã é ser humilde de espírito. Não podemos pensar de nós mesmos além do que convém nem aquém (Rm 12:3). Cristo é o exemplo máximo de humildade: ele esvaziou-se a si mesmo.

2 - MansidãoEra o termo usado para um animal adestrado: controla seu temperamento, impulsos, língua, desejos. É a pessoa que possui completo domínio de si mesma. Uma pessoa mansa é aquela que é lenta para insistir nos seus direitos. Ela abre mão dos seus direitos. Ela prefere sofrer o dano (1Co 6.7). Imitando a Abraão, prefere deixar Ló fazer a melhor escolha (Gn 13.7-18). A mansidão é poder sob controle. É a virtude daqueles que não perdem o controle. Jesus era manso, mas virou a mesa dos cambistas. Você tem poder, mas esse poder está sob controle.

3 - Longanimidade A palavra aqui é paciência com pessoas. Ânimo espichado ao máximo. Crisóstomo dizia que longanimidade é o espírito que tem o poder de vingar-se, mas nunca o faz. É a pessoa que aguenta o insulto sem amargura nem lamento.

4 - O amor que suporta A palavra suportar não é aguentar o outro com resignação estóica, mas servir de amparo e suporte para o outro.

Além disso, para que permaneça a unidade no vínculo da paz, observe que Deus concedeu e concede dons. Entre esses, há o dom do ensino. Por isso, é necessário que haja 5 - Pastores aptos a ensinar

Jesus deu a sua igreja pastores e mestres e estes devem ser aptos a ensinar (1Tm 3.2;Tt 1.9).

Devemos ser bons mestres. Como pastor, eu sou um dom para a igreja.

As pessoas nas igrejas precisam de ajuda para compreender as Escrituras. Se as ovelhas não precisassem compreender as Escrituras não teria a necessidade dos pastores serem aptos a ensinar, nem a pregação e o ensino seriam necessários.

O trabalho do pastor consiste em estudar a Bíblia, trabalhar com afinco para entender o que ela diz e depois empenhar-se em torna-la compreensível, atraente e convincente ao povo. Conforme nos relata Lucas, (Lc 24.32), é preciso fazer os corações arderem para Deus.

As vocações nos seus mais variados dons, nos mantém equilibrados e na busca pela preservação da unidade. Em Cristo somos um só corpo, um só rebanho e temos um só Senhor. Amém!

ERT

Edson Ronaldo TRessmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...