quarta-feira, 26 de maio de 2021

Mundo amado!

 30 de Maio de 2021

Domingo da Santíssima Trindade

Salmo 29; Isaías 6.1-8; Atos 2.14ª,22-36; João 3.1-17

João 3.16

Mundo amado!

 

Quem melhor definiu o texto de João 3.16 foi Lutero que o descreveu como sendo evangelho em miniatura. Outro escritor descreveu João 3.16 como um evangelho no evangelho.

Para Nicodemos, fariseu, orgulhoso de suas realizações pessoais e julgando Jesus como sendo um mestre fariseu, e que estava tão próximo de Deus que Deus realizava coisas por ele, Jesus diz que Deus ama o mundo tão intensamente, tão incompreensivelmente, tão profundamente e poderosamente, que muitos não conseguem, assim como os fariseus ver o agir de Deus no alto da cruz.

Deus não ama o mundo por ser bonzinho. Deus ama o mundo apesar de ser hostil e pervertido (Jo 1.5,10). Jesus se fez maldição no lugar do pecador maldito (Gl 3.13). O Filho foi dado, abandonado na cruz para que os filhos rebeldes e desobedientes fossem salvos.

É maravilhoso saber que Jesus ama o mundo, afinal, eu faço parte desse mundo. Nasci inimigo de Deus, e agora, pelo poder do Espírito Santo, pela fé sou filho e amigo de Deus.

Deus ama o mundo e enviou seu Filho para morrer por esse mundo. Por mais que esse mundo seja amado por Deus, nem  todos serão salvos. Por amor, Deus enviou seu Filho amado, mas, será salvo todo aquele que nEle crer. E para salvar esse mundo, o Espírito Santo age onde quer. Ele tem a escolha. O Espírito Santo age para promover a ação e obra de Jesus Cristo. O Espirito age onde quer para que haja vida.

Jesus fala sobre o novo nascimento para um homem que confiava em suas realizações e que por elas estava próximo de Deus. Mesmo sem questionamento sobre, Jesus prontamente responde que é necessário nascer de novo. Ou seja, é necessário olhar para a cruz, da mesma forma que precisavam olhar para a haste os filhos de Deus enquanto caminhavam no deserto e eram picados por serpentes (Nm 21).

Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16).

Todo aquele que nele crer – Para um mundo amado por Deus, o Espírito Santo sopra para que creia nesse amor e assim seja salvo.

Nesse mundo, as serpentes continuam a me morder (Nm 21), mas, o amor da cruz está a minha disposição. No deserto, ao ser picado por uma serpente, os filhos de Deus apenas esperavam morrer (Nm 21). Mas, Deus providenciou uma solução simples: olhem para a haste e assim mesmo feridos não morrerão.

Milhares de pessoas estão vivendo suas vidas como se fosse apenas um aqui e agora. Muitos estão vivendo a filosofia de que não é preciso viver, mas apenas sobreviver. E para sobreviver no aqui e agora, a cruz tornou-se algo ignorado. Como escreveu o apostolo Paulo, a cruz é loucura (1Co 1.18).

Deus amou e ama o mundo que ignora a cruz, ignora o amor de Deus em Jesus.

O mundo por mais que realize, jamais poderá aproximar-se de Deus. Deus é quem tomou a iniciativa e aproximou-se e aproxima-se do mundo. Deus amou e ama o mundo. Amém!

ERT

Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...