segunda-feira, 10 de maio de 2021

Igreja!

 13 de maio – Ascensão

Salmo 47; Atos 1.1-11; Efésios 1.15-23; Lucas 24.44-53

Texto: Ef 1.15-23

Tema: Igreja!

 

Quando relembramos a Ascensão de Jesus Cristo Ressuscitado aos céus, queremos meditar nas Palavras escritas pelo apóstolo Paulo aos cristãos da Ásia Menor, denominada como carta de Paulo aos Efésios capitulo 1. 15 - 23.

Nessa carta Paulo faz um tratado sobre a Igreja. Na verdade, uma Cristologia da Igreja, ou seja, a Igreja é de Cristo, e é justamente Ele quem a governa pela Palavra e Sacramento, Batismo e Santa Ceia.

O mesmo apóstolo Paulo em sua segunda carta aos Coríntios disse: “Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2Co 4.3-4). E também como estudamos durante o mês de maio sobre o apóstolo Pedro e veremos no próximo culto, “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1Pe 5.8). E todos nós precisamos saber que o diabo está nos cegando para o evangelho, tornando oculto o batismo e a santa ceia, levando as pessoas a abandonarem as Bíblias, e correndo atrás de coisas materiais e esquecendo-se das espirituais.

Jesus despediu-se fisicamente de seus discípulos, mas sendo onipresente, conforme disse o profeta Jeremias: “Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o Senhor, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? – diz o Senhor; porventura, não encho eu os céus e a terra? – diz o Senhor” (Jr 23.23-24). Mas está presente a cada momento, aliás, essa foi a sua promessa: “...E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos” (Mt 28.20b). E tudo isso é pelo fato que anuncia o apóstolo Paulo: “... o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, ...” (Ef 1.20). O que isso quer dizer? Que Cristo domina tudo com poder e majestade, e que especialmente como cabeça governa e protege a sua Igreja.

Cristo governa a sua Igreja. Como? Pela sua Palavra, pelo Batismo, pela Santa Ceia. Esses são os meios pelos quais Deus em Jesus vem ao nosso encontro. Deus nos fala e se torna o nosso Pai.

Nossa confissão de fé nos traz episódios importantes: “no terceiro dia ressuscitou dos mortos”, lembramos esse fato há quarenta dias. Jesus Ressuscitou e nós também ressuscitaremos. Hoje é ascensão, então dizemos “subiu aos céus”, Jesus foi elevado as alturas segundo a sua natureza humana e entrou na glória de seu Pai a fim de nos preparar lugar. Ele está preparando quartos para nós. E continuamos confessando: “e está sentado a direita de Deus Pai todo-poderoso,” sim, em poder e majestade continua a governar sua Igreja na terra. E não podemos nos esquecer: “donde há de vir a julgar os vivos e os mortos,” Jesus voltará no dia derradeiro de uma forma visível e gloriosa e julgará o mundo com justiça. Como diz Lucas: “Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá de modo como o viste subir” (At 1.11).

Desde a queda em pecado, Deus fez a promessa de vir ao encontro do homem perdido. Cumpriu essa promessa em seu Filho Jesus. E tendo Jesus subido aos céus prometeu que estaria conosco a cada novo dia, e assim se faz. Ele está presente em cada situação. Deus continua pelos meios da graça vindo ao nosso encontro. No batismo opera a fé, dá o perdão. Na palavra, opera a fé, dá o perdão e fortalece e anima na fé. Na santa ceia perdoa nossos pecados e fortalece e anima a fé.

Os discípulos ficaram paralisados olhando para cima. Talvez esperando que Jesus voltasse logo. Nós agimos da mesma maneira. Muitas vezes estamos paralisados, por hora são os sofrimentos, por horas são as inquietações. Estamos a espera da volta de Cristo. Saiba, no entanto, que não sabemos a hora em que Ele virá, no entanto, virá. Mas seja qual for o dia, estejamos em Cristo. Permaneçamos na fé operada no batismo, na fé operada e fortalecida na Palavra, na fé alimentada pelo corpo e pelo sangue de Cristo na santa ceia. Deus está presente e que ele assim como disse Paulo possa abrir a nossa mente para permanecermos nessa certeza. Amém!

Pr Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...