terça-feira, 13 de abril de 2021

Dormindo tranquilo enquanto tudo parece desmoronar!

 18 de abril de 2021

Salmo 4; Atos 3.11-21; 1João 3.1-7; Lucas 24.36-49

Texto: Salmo 4

Tema: Dormindo tranquilo enquanto tudo parece desmoronar!

 

A ciência indica seis maneiras eficientes para pegar no sono rapidamente. Se você tem dificuldade para dormir e percebe que as antigas receitas de chás calmantes, técnicas de relaxamento ou mesmo medicamentos não fazem efeito precisa conhecer outras maneiras apontadas pela ciência como eficientes para pegar no sono rapidamente. Confira os métodos e faça o teste ainda esta noite.

Dicas científicas para pegar no sono rapidamente:

1. Momentos antes de dormir, fique longe de aparelhos eletrônicos como celular, tablet e TV, que emitem luz artificial. Segundo um trabalho científico publicado pelo Current Biology, evitar a exposição a esse tipo de iluminação ajuda a pegar no sono mais rapidamente e reduz as chances de distúrbios que atrapalham o descanso noturno.

2. O conselho da vovó de beber leite morno para dormir mais rapidamente tem fundamento científico, já que o alimento é fonte de tripofano, um aminoácido que aumenta a produção de serotonina, neurotransmissor considerado importante para o desencadeamento do sono.

3. Batizado de "4-7-8", o exercício de respiração para pegar no sono em segundos foi elaborado pelo médico Andrew Weil, que garante ser possível adormecer rapidamente através da técnica que funciona como "tranquilizante natural do sistema nervoso".

4. O ambiente de descanso também desempenha papel fundamental para pegar no sono rapidamente. Especialistas indicam, inclusive, 5 maneiras de transformar o quarto no lugar mais aconchegante do mundo para dormir sem interrupções.

5. Quem vive em bairros movimentados e não consegue silêncio completo no quarto na hora de dormir deve apostar em ruídos brancos, que consistem em barulhinhos como o de chuva ou de ondas do mar. De acordo com neurologistas, os sons básicos e não-repetitivos não precisam ser processados pelo cérebro, passa pela nossa consciência sem nos despertar emoções e, por isso, ajuda a pegar no sono.

6. Para nunca mais sofrer com a dificuldade em pegar no sono é preciso estabelecer horários fixos para dormir. Especialistas apontam que respeitar uma rotina gera no cérebro uma espécie de condicionamento que reforça o ritmo circadiano natural do sono e regula as variáveis biológicas que favorecem um descanso mais eficiente.

Para muitas pessoas essas dicas da ciência são seguidas a risca. No entanto, preste atenção ao que diz a Palavra de Deus por boca do salmista Davi: Salmo 4 – Leitura.

O Salmo 4 e o 3 são autoria de Davi. Os títulos são idênticos, tendo apenas o final alterado.

Confiança em Deus na adversidade, ... na angustia.

Davi está fugindo devido à revolta de seu filho Absalão.

Em meio a essa situação Davi se mostra verdadeiramente confiante em Deus, a ponto de dizer: “em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro” (Sl 4.8).

Dormir sossegado em meio a perseguição só esperando em Deus.

Davi não conhecia as dicas valiosas da ciência para dormir e descansar bem. No entanto, deixa até mesmo para a ciência a melhor de todas as dicas: só o Senhor Deus é quem me faz repousar seguro.

Davi é uma testemunha fiel de Deus. O próprio sentiu e viveu os atos poderosos de Deus. Foi escolhido para ser rei ainda jovem. Teve vitórias em muitas batalhas contra os inimigos do povo de Deus. E agora, numa situação em que poderia ter seu sono tirado, exclama que “em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro” (Sl 4.8).

Davi não se cala. Davi não esconde sua confiança em Deus. Davi corajosamente é uma testemunha de Deus. Amém!

ERT

Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...