terça-feira, 27 de outubro de 2020

Herdeiro da Reforma Protestante - Permanece na Palavra

 Dia da Reforma Protestante

31 de outubro de 2020

503 anos (1517 – 2020)

Salmo 46;Apocalipse 14.6-7; Romanos 3.19-28; João 8.31-36

Texto: João 8.31-32

Tema: Herdeiro da Reforma Protestante - Permanece na Palavra!

 

Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.31-32).

 

Permanecendo na Palavra de Cristo, sereis discípulos de Jesus, conhecereis a Cristo e sereis libertados por Cristo. Sendo assim, permaneça na Palavra de Jesus.

Jesus deixa claro que só há uma alternativa para ser discípulo, conhecer a verdade e ser liberto pela verdade, permanecer na Palavra. Jesus é a verdade na qual, os que creem precisam permanecer. Jesus é a verdade a que liberta (Jo 14.6).

Idade Média, as pessoas não tinham acesso a Palavra de Deus, não podiam lê-la. Apenas ouviam as interpretações que o Papa dava a Palavra e o que os concílios da igreja haviam dito sobre determinados assuntos. O clero da igreja eram os guardiões das verdades espirituais.

A verdade que é Cristo, não era comunicada e as pessoas viviam atormentadas. O tormento gerava medo e ansiedade espiritual. Foi com esse pavor que Martinho Lutero abandonou a promissora carreira de advogado para ingressar num convento agostiniano. Mas, mesmo no convento não encontrou paz para sua alma, até que, foi libertado pela verdade que é Cristo. E os que conhecem a história, imaginam a dificuldade que foi permanecer nessa Palavra de Cristo.

Cinco séculos depois, 503 anos depois, em pleno século 21, ano de 2020, ao contrário daqueles dias de 1517, a Bíblia é facilmente acessada. Qualquer pessoa pode ter acesso a Bíblia através de algum aplicativo no celular.

Há cerca de 40 versões bíblicas, inúmeras igrejas, milhares de pregadores, mas, infelizmente a verdade que faz discípulos e liberta, está escondida de muitos. Afinal, quantos que mesmo frequentando uma igreja não conhecem a verdade que liberta. Pessoas que mesmo se dizendo cristãs, continuam escravizadas e presas a regras, tradições e meros costumes dos quais dizem obter méritos de Cristo.

Na Igreja Católica, além da fé em Cristo, é necessário a praticadas boas obras como requisito de obter méritos para a salvação. Reformados acrescentam a fé mais a obediência, e nas igrejas evangélicas a fé mais alguma requisito, tal como batismo nas águas, falar em línguas ...

Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.31-32).

É preciso permanecer na Palavra! A Palavra que é e traz Cristo, liberta desse acréscimo que escraviza.

Os judeus se sentiam seguros na descendência abraamica. Além da descendência, muitos se sentiam seguros no suposto cumprimento da lei. As palavras daqueles judeus que creram em Jesus e que ouviram Cristo dizer que o permanecer na Palavra os faria discípulos e que a verdade seria por eles conhecida e essa verdade os libertaria, apresentaram a confiança extra Jesus Cristo. Eles creram em Cristo, mas, seu coração ainda estava no sinal de adição, ou seja, eram descendentes de Abraão e isso lhes garantia liberdade.

Ainda hoje, há milhares que creem em Jesus, mas, em seu íntimo se apegam a supostas tradições, ritos, legalismos. E Jesus, aos que creem faz uma recomendação: Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.31-32).

Jesus não está criticando os judeus que creram, nem enumera o tamanho da fé. A recomendação da permanecia em Jesus se deve justamente ao fato de que assim como passaram a crer em Cristo, correm o risco de se afastar da fé em Jesus.

Ao contar a parábola do semeador, Jesus enumerou algumas influências que podem levar ao afastamento de Jesus e da fé (Mt 13.19-22).

Corre-se o risco da incompreensão da Palavra, dos sofrimentos, perseguições, preocupações como aqui e agora, a ilusão das riquezas, sufocarem as pessoas a ponto das mesmas abandonarem a fé. Nesse sentido, Jesus recomenda: “Se vós permanecerdes na minha palavra ...

Ocupe-se da e na Palavra de Deus. Reflita, leia, peça explicação. Orientação da Palavra.

O permanecer na Palavra não é uma novidade para o povo de Deus. Desde quando foram libertados da escravidão do Egito, a partir do terceiro mês de libertação, a recomendação dado no terceiro mandamento era de que um dia da semana fosse dedicado ao estudo e reflexão na Palavra de Deus (Ex 20.8). Mas, o povo preferiu e prefere dedicar-se ao dia e não ao evento do dia que é o estudo da Palavra. Parece que o ir é mais importante que ouvir e refletir. Muitos estão no culto, mas, apenas com seus corpos. Sua mente e coração encontra-se em outro lugar.

Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.31-32).

O permanecer na Palavra recebe destaque da parte de Jesus ao ensinar sobre a oração do Pai Nosso.

Ao orar para que o nome de Deus seja santificado, Jesus ensinou a orar pelo progresso do evangelho. Ao pedir que o Reino de Deus venha, ora-se para que pregadores da Palavra de Cristo nos sejam enviados e que as pessoas creiam nessa Palavra de Cristo, afinal, ela é que liberta verdadeiramente. Ao orar, seja feita tua vontade sua vontade assim na terra como no céu, suplica-se para que tire do nosso caminho tudo o que impede de ouvir a Palavra de Deus.

Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.31-32).

O discípulo de Jesus Cristo, permanece na Palavra, conhece a verdade, está liberto por essa verdade. Você é um discípulo de Cristo?

Num tempo em que a Palavra era algo recluso das pessoas e somente o clero tinha acesso, foi preciso levantar um discípulo dentro desse clero. Mesmo que por medo e aflição, Deus tenha levado Martinho ao convento, foi o meio necessário para que sua Palavra fosse novamente proclamada e discípulos de Cristo fossem libertos pela Palavra da verdade.

Lutero teve que lutar contra toda a igreja da época e só sobreviveu por ser cativo da Palavra. A Palavra de Cristo o libertou e essa liberdade o levou a falar, escrever e agir.

503 anos depois desse evento, afirmamos que somos herdeiros da Reforma Protestante. O herdeiro da Reforma permanece na Palavra de Cristo, afinal, foi essa Palavra que desencadeou esse evento ao qual comemoramos. Foi o retorno as Escrituras que desencadeou a Reforma e é a permanência nas Escrituras que dá continuidade a Reforma.

A verdade que liberta me deixa livre para agir em favor do próximo, para ofertar, para servir e obedecer ...

A verdade que liberta é Cristo. Essa verdade só faz sentido quando conhecemos essa verdade.

A verdade, tal como escreveu o apostolo Paulo é que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23). Carecemos da glória de Deus que é Cristo. No entanto, por sermos pecadores, o inimigo nos assedia, a ponto de não mais sentir essa carência. Muitos estão convictos em sua piedade, religiosidade, tradição, costume ...

Sem a carência da glória de Deus, as pessoas vivem suas vidas aprisionadas sem se dar conta desse aprisionamento. Eu careço de libertação e essa só vem da Palavra de Cristo, que me leva a conhece-lo e assim ser liberto.

Quando ouvimos as palavras do apostolo: “todos pecaram ...” (Rm 3.23), conclui-se que de fato os outros pecaram. Eu, que vivo religiosamente sou bom e agradável a Deus. Minha suposta piedade, não me deixa sentir a carência que tenho de Cristo. Será que você ainda consegue dizer: eu pequei?

Se caso você consegue reconhecer seus sérios pecados, pois para Deus, pecado é pecado, responda-me: os acréscimos, os requisitos da lei, o deixam tranquilo? Consolado?

Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.31-32).

Diante da nossa pecaminosidade só há uma coisa que verdadeiramente nos liberta: Cristo. E como Ele mesmo disse: “eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai a não ser por mim” (Jo 14.6).

Cristo é a verdade que me liberta! E essa verdade que liberta só a recebo nas e das Escrituras. Por isso, Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.31-32).

Dessa verdade o inimigo quer nos afastar. Pedro após ser elogiado por Cristo pela sua confissão que veio do Espírito Santo, foi repreendido por Cristo, pois, Pedro quis repreender Jesus quanto a sua missão de morrer pelos pecadores (Mt 16). Essa repreensão enérgica de Jesus, fez o apostolo Pedro compreender uma coisa. E é isso que ele ensina na sua primeira carta ao dizer que o inimigo é como um leão que ruge procurando a todo instante alguém para devorar (1Pe 5.8).

O inimigo quer nos devorar, afastando as pessoas da verdade que liberta. Ele já conseguiu fazer isso com uma instituição na idade média. E como Deus levantou alguém para libertar pela verdade que é Cristo, o inimigo não satisfeito com isso, continua atacando e afastando as pessoas da verdade que é Cristo. Como o diabo realiza seu intento?

Colocando cristão contra cristão. Discórdias, rancores, mágoas, inimizades. Não sei se isso está presente nessa congregação! Mas, se está, aconselho-os, a dialogarem e se perdoarem mutuamente. As discórdias, rancores, mágoas não causa prejuízo apenas para você, mas para todo o Reino de Deus. E muitas vezes, essas coisas têm impedido as pessoas de virem e serem libertadas pela verdade que é Cristo.

Se o pecado trouxe consigo todo tipo de coisa ruim, inclusive a doença, o inimigo têm se aproveitado de doenças virais para afastar as pessoas da verdade.

Na era do on line, pregadores que afastam de Cristo estão influenciando pessoas que infelizmente têm se desviado da verdade que liberta.

O diabo têm dispersado discípulos acusando-os de seus pecados. O apostolo Paulo escreveu na carta a Timóteo que dos pecadores, era o pior (1Tm 1.15). Paulo foi cumplice de assassinatos, prendeu muitos cristãos, torturou pessoas. Imagine a luta desse apostolo contra o diabo que constantemente o acusava. Quantas vezes, eu não quis me colocar diante do altar. Acusações do diabo. Mas, ao ler e ouvir a Palavra de Deus, essa verdade me sustentou e sustenta. O apostolo João escreveu: “o verdadeiro amor (Cristo) lança fora o medo” (1Jo 4.18).

O inimigo que anda em derredor, se aproveita de qualquer fato e situação para cegar e ensurdecer a verdade que orienta, liberta e guia. O inimigo prefere a escuridão, o desconsolo e a desorientação. Cuidado! Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.31-32)

Enquanto o diabo quer manter as pessoas presas na escravidão sem Cristo, Jesus destaca que permanecer na sua Palavra, é permanecer como discípulo, conhecedor da verdade e liberto pela verdade.

Lembre-se: sem Cristo, qualquer pecado, por mais insignificante que seja, condena. Em Cristo, qualquer pecado, por pior que seja, sabe-se da salvação. Não estou dizendo que deva-se pecar estando em Cristo. Mas, o liberto pela verdade que é Cristo, mesmo quando cai, sabe onde encontrar liberdade novamente.

Enquanto que os judeus se orgulhavam da descendência abraamica, Jesus o descendente de Abraão, foi ferido para que eu descendente de Adão, não fosse ferido eternamente. Em Cristo, fui e sou liberto e não sei viver de outra maneira. Amém!

ERT

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...