domingo, 5 de janeiro de 2020

O servo de Deus vivo entre nós!


12 de janeiro de 2020
Primeiro Domingo de Epifania
Salmo 29; Isaías 42.1-9; Romanos 6.1-11; Mateus 3.13-17
Texto: Isaías 42.1-9
Tema: O servo de Deus vivo entre nós!

O texto de Isaías 42 é uma das quatro canções do Servo do Senhor do profeta Isaías.
São cânticos que retratam a promessa do envio e o caráter da missão do Servo do Senhor, Jesus Cristo.
Dito isso é preciso refletir em Isaías 42, observando o seu contexto. O capítulo 41 faz um paralelo entre Deus, sua grandeza e a operosidade do seu poder e a nulidade dos ídolos (Is 41.29).
Já que os ídolos nada são, o profeta anuncia: “aqui está o meu servo...o meu escolhido” (Is 42.1).
Quem é o servo? É o representante autorizado de Deus que “dá alegria ao seu coração” (Is 42.1). Após ser batizado, Deus exclamou do céu “Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria” (Mt 3.17). Frase essa que foi repetida por ocasião da transfiguração de Jesus (Mt 17.5).
Qual é a missão desse servo?
Isaías 42.3 revela por meio de uma metáfora o cuidado pastoral de Jesus com as ovelhas fracas e frágeis. Como se realizará esse cuidado?Anunciando a vontade de Deus” (Is 42.2,3), ou seja, proclamando a mensagem do reino. O evangelista João Marcos no início do seu evangelho: “A boa notícia que fala a respeito de Jesus Cristo, Filho de Deus, começou a ser dada” (Mc 1.1). Após a prisão de João Batista, Mateus diz que “daí em diante Jesus começou a anunciar a sua mensagem” (Mt 4.17).
Deus é a fonte de toda a vida nesse planeta. E sendo a fonte da vida, envia a água viva para que os que estão mortos renasçam (Is 42.5).
Acho muito apropriado ressaltar que quando Deus abre sua boca, gera vida. O profeta é enfático ao dizer: “E agora o Senhor diz o seu servo” (Is 42.5). Pela sua palavra (Jesus), Deus criou o mundo e tudo o que neles há (Jo1.3). Jesus é a palavra feito carne (Jo 1.14). Essa palavra liberta as pessoas da escuridão e cegueira (Is 42.7).
Deus é diferente dos ídolos. Ele envia e determina a missão do seu servo.
A Idolatria está presente na vida das pessoas. Será que confiamos em Deus em todas circunstâncias? O segundo mandamento, ao proibir tomar o nome de Deus em vão, proíbe a busca de alternativas para as dificuldades diárias. É um convite, à que nos momentos de angústia se busque refúgio em Deus, que criou o mundo e enviou o seu servo para nos socorrer.
Aqui vale destacar que Deus não tenta ninguém (Tg 1.13). No entanto, diante da tentação, Deus prova nossa fé. Cada tentação, visa destruir e Deus, ao permiti-las, visa nos fortalecer na fé (1Co 10.13). Jesus nos exortou a vigiar e orar para não sermos tentados, pois será mais fácil cair do que ficar de pé (Mt 26.41; Mc 14.38).
Deus nos criou e liberta pela sua palavra e ao dizer que seu evangelho é uma semente semeada, destacou que as pessoas ouvem a mensagem e a recebem com alegria, mas, por não estarem firmes na fé, ao chegar à tentação, abandonam tudo (Lc 8.13). Moisés, em Deuteronômio disse para que as pessoas ao olharem para o céu, não caiam na tentação de adorar o sol, a lua ou as estrelas (Dt 4.19).
Deus não quer que os joelhos criados por ele, se dobrem para outros deuses. Ele não quer que outros ídolos sejam adorados em lugar do servo enviado por ele.
Esse servo, enviado da parte de Deus, veio para “fazer tudo o que Deus espera dos seus filhos” (Mt 3.15). Quem está em Cristo é como se estivesse fazendo tudo o que Cristo fez. Deus nos ama em Cristo, por Cristo. Não temos nada para apresentar. Deus nos aceita por que Cristo realizou tudo por e para nós. O sangue de Cristo nos purifica de todo pecado (1Jo 1.7).
Como o servo que veio, morreu e ressuscitou a mais de dois mil anos continua me libertando?
Através da sua palavra. Pela boa notícia que trata a respeito de Cristo (Rm10.17). Essa Palavra é o lavar regenerador e renovador do Espírito (Tt 3.5). Deus continua a agir por meio da sua palavra. Palavra que nos dá vida no batismo, na pregação e santa ceia.
Jesus é o servo de Deus. Esse servo Jesus é a Palavra encarnada e pregada. É a palavra da vida. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...