terça-feira, 14 de janeiro de 2020

A igreja de Deus!

19/01/2020
2º Domingo de Epifania
Salmo 40.1-11; Isaías 49.1-7; 1Corintios 1.1-9; João 1.29-42
Texto para prédica: 1Corintios 1.1-9
Tema da prédica: A igreja de Deus

Peter Wagner escreveu que 1Coríntios é o livro com mais conselhos práticos para os cristãos atuais. Estudar 1Corintios é diagnosticar a igreja contemporânea e como um cirurgião ver internamente seus órgãos.
No final da segunda viagem missionária, Paulo plantou a igreja em Corinto. Conforme Lucas em Atos 18.11, Paulo pregou em Corinto por um ano e seis meses. Nesse tempo pessoas foram convertidos ao evangelho (1Co 4.15). Após esses 20 meses em Corinto, foi para Éfeso, e de lá mandou essa carta, 1Corinto.
Certamente, essa não foi a primeira carta aos coríntios, mas, é a primeira das duas que temos em nossas mãos. Paulo referiu-se a primeira carta que escreveu (1Co 5.9). Uma pena não sabermos seu paradeiro.
Nos dias do apostolo Paulo, a cidade de Corinto, possivelmente tinha uma população em torno de 400 mil pessoas. A quarta maior cidade, ficando atrás de Roma, Alexandria e Antioquia da Síria. Corinto era um caldeirão cultural composto por gregos, romanos, sírios e egípcios. O porto proporcionava um constante fluxo de viajantes. Pessoas vinham para participar ou assistir competições de atletismo. A cidade recebia muitos artistas, filósofos, empresários e outros. Todos esses visitantes faziam ofertas nos templos e sacrifícios aos mais variados deuses.
Corinto era uma metrópole vibrante e próspera. No entanto, o custo foi moral. Fraquezas e vícios do Oriente e do Ocidente se encontravam e se misturavam, assim, Corinto era descaradamente luxuosa e decadente moralmente. Foi considerada a cidade que mais incentivava os prazeres em toda a Grécia antiga. Viver como um coríntio, ou, ser corintianizado, tornou-se sinônimo de vida devassa e imoral. Dessa forma, ante toda essa moralidade, o apostolo Paulo, da cidade de Éfeso, escreveu essa carta visando dar uma resposta sobre um questionamento dos coríntios (1Co 7.1). E, juntamente com Sóstenes, apresenta o rosto dos congregados daquela comunidade em Corinto. Muitos estavam buscando se “corintianizar” ou seja, levar uma vida de prazeres desenfreados.
Os problemas daquela igreja tornaram-se conhecidos pelo apostolo Paulo através de uma congregada chamada Cloé, que havia viajado a Éfeso. Alguns podem pensar que seja uma fofoqueira, mas, o que essa mulher fez foi relatar que haviam muitas coisas na igreja em corinto que estavam em desacordo com aquilo que o apostolo Paulo havia ensinado. Naquela igreja estavam ocorrendo divisões e contendas. Procurando dar respostas a esses problemas, Paulo escreve essa carta a Corinto. E nesses primeiros nove versículos, os autores ressaltam como Deus vê a igreja. Dos versículos 10 a 31, mostra como nós vemos a igreja. Acho oportuno ler esses versos.
Temos muito em comum com a igreja de Corinto. Problemas afetaram aquela congregação. Esses, se tornaram obstáculos à epifania, a manifestação de Cristo ao mundo. A boa notícia é que apesar dos problemas que impediam a epifania em Corinto, aquela gente era “a igreja de Deus que está em Corinto” (1Co 1.2).
A igreja de Deus (1Co 1.1-3)
1) - é um povo separado por Deus e para Deus.
Igreja (1co 1.2). A expressão – ekklesia – significa um povo chamado para fora. É o povo tirado do mundo e separado para Deus para uso e propósitos sagrados. A igreja é uma assembleia local e universal, é o corpo de Cristo.
As palavras: “igreja de Deus que está em Corinto” (1Co 1.2), mostram que, apesar da “cara corintiana que envergonha a todos”, Deus realizou um grande milagre. Existe uma igreja! A igreja persiste!
O fato da igreja existir e persistir em Corinto e também entre nós, não se deve ao fato de sermos pessoas boas, mas, ao fato de que Deus ama seus filhos.
Apesar de não haver justificativa para sermos a “igreja de Deus”, pelo poder do evangelho ainda somos “chamados para ser santos”.
Os “santos” são aqueles que pertencem a Deus por causa de Jesus Cristo. Os “santos” não são pessoas especialmente devotas e perfeitas no âmbito da igreja. Os “santos” são aqueles que pertencem a Deus. Esses “santos” recebem a saudação: “Graça e paz”.
Essa saudação só foi possível porque os Coríntios tiveram sua “cara” transformada pelo evangelho. A graça, “charis”, “chairen” é desejo de bem estar e felicidade. Bem estar e felicidade possibilitado pelo evangelho.
Apesar de nossa “cara” apenas trazer “vergonha”, até fazendo com que outros se afastem e nem se interessem pela igreja, Deus continua se manifestando ao mundo, numa verdadeira epifania através de seus “santos e sua igreja”.
É maravilhoso ouvir que, apesar de tantas dificuldades morais, culturais, emocionais, intelectuais, em Corinto, pelo poder do evangelho houve uma igreja. O mesmo louvor se deve entre nós. A igreja é a demonstração do amor de Deus para seus filhos.
A igreja de Deus 2) – têm um dono.
A igreja não é minha, não é sua, não é nossa. A igreja é de Deus. Pertence a Deus, porque ele a comprou com o sangue de seu Filho (At 20.28). É assim, sabendo do seu dono, que Paulo escreve a igreja de Deus em Corinto e a nós igreja de Deus em Querência do Norte.
Deus não nos deu procuração para que a igreja seja nossa. A igreja ainda é do Senhor Jesus.
A igreja de Deus
3)é chamada para santidade
Em Cristo, somos santos (1Co 1.2). Estar em Cristo é ser santo. Deus nos torna santos quando nos concede a fé através dos meios da graça.
As palavras do apostolo Paulo: “aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, ...” (1Co 1.2), parecem ser contraditórias, pois se em Cristo já se é santo, porque diz que se é chamado a ser santo?
Não é contradição! Quem está em Cristo é convidado a permanecer em Cristo a vida inteira. Cuidado para não se corintianizarem a ponto de deixar Cristo.
A igreja de Deus
4)é uma família universal
... com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, ...” (1Co 1.2).
A igreja de Deus é maior que nossa denominação, maior do que nossa igreja local. Ela é composta por todos os que invocam o nome do Senhor Jesus Cristo em todos os lugares da terra. Quem está em Cristo faz parte da igreja de Deus espalhada por todo o mundo. Jesus, não é uma propriedade pertencente a determinada igreja. Em Jesus, a igreja é enriquecida. O apostolo escreveu: “... em tudo, fostes enriquecidos nele, ...” (1Co 1.5).
O termo grego Plutocraciaenriquecido, é referência a uma pessoa muito rica. O cristão não é uma pessoa pobre. Na verdade, é uma pessoa muito rica (Ef 1.3).
A igreja é enriquecida em toda a palavra, em todo conhecimento, com todos os dons espirituais (1Co 1.7; 2Co 8.7), ou seja, recebe todos os recursos necessários para realizar a missão de Deus.
Louvemos ao nosso Deus, afinal, somos “a igreja de Deus que está em ...” (1Co 1.2) e em tudo, fostes enriquecidos nele” (1Co 1.5). Não somos apenas enriquecidos, mas também “confirmados” (v.6), “chamados” (v.9) e “recebemos” (v.4) a graça de Deus. 
Toda essa obra de Deus, não poderia ser desfeita devido aos obstáculos humanos que atrapalham o progresso do evangelho e a manifestação de Cristo à outros. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...