Segundo Domingo de Natal
Salmo 119.97-104; 1Reis 3.4-15; Efésios
1.3-14; Lucas 2.40-52
Texto:
Ef 1.3-14
Tema:
A igreja é um povo abençoado!
Em 1916 morreu uma mulher
americana muita rica. Sua fortuna estava calculada em $100 milhões de dólares.
Seu nome era Hetty Green.
No entanto, Hetty Green, não
ficou famosa pela riqueza que possuía, mas pela forma mesquinha e avarenta que
vivia. Ela comia mingau de aveia frio para não gastar gás de cozinha. Seu filho
teve que amputar a perna, por que ela demorou tanto tempo para encontrar
atendimento “gratuito” que o caso tornou-se incurável. Hetty Green era uma
mulher rica e, no entanto, escolheu viver como mendiga.
A igreja é riquíssima e
abençoada, mas infelizmente vive como mendiga.
Efésios é a coroa dos
escritos de Paulo. William Barclay considera essa epistola como a rainha das
epistolas de Paulo.
Paulo estava preso em
Roma quando escreveu a carta aos Efésios. Uma carta que trata da igreja e do
propósito de Deus para ela. Paulo escreve para falar que a igreja é um povo
abençoado.
Se diz que a carta aos
Efésios é a carta da igreja, mas não é o único tema.
Efésios
1.3-14: texto que ressalta a obra trinitária, ressaltando
a graça de Deus.
No verso 3, Paulo fala
sobre o objetivo da carta.
A palavra grega eulogetos
– bendito, é usada somente com
referência a Deus. Só ele é digno de ser bendito. O ser humano é bendito quando
recebe suas bênçãos. E ao ser louvado pelas coisas que concede aos seres
humanos, Deus é bendito.
A bênção espiritual é a
bênção de Deus, do seu Espírito.
Epuraniois – expressão
usada 5 vezes em Efésios e nenhuma outra vez no NT. Ela é uma palavra
tipicamente da carta aos Efésios e mostra o que é próprio de Deus realizar. Regiões
celestiais – onde Deus está, ou daquele que está em toda parte em
Cristo. Deus nos abençoa por meio de Cristo, pois estamos em Cristo.
Nesses versículos
(vv.3-14) temos três verdades: a fonte de nossas bênçãos; a natureza de nossas
bênçãos; a esfera das bênçãos. Todas as bênçãos que recebemos é em Cristo.
Todas as bênçãos que a igreja recebe são de procedência trinitária. Ao final da
anunciação das bênçãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Paulo as conclui
dizendo que as mesmas são “para louvor de
sua glória”.
Quais
são as bênçãos do Pai?
Ef
1.4 – Deus nos escolheu. Quem é o autor da eleição? Para
que nos escolheu? Para o mesmo motivo pelo qual nos criou.
Deus o Pai nos escolheu
para si mesmo em Cristo.
A bênção de Deus ter
nos escolhido não está em nós, pois foi realizada antes da fundação do mundo.
Não depende do que nós realizamos. Ele nos escolheu em amor.
Ele
nos escolheu em Cristo para sermos santos e sem culpa diante dele em amor.
Ef
1.5 – Deus nos adotou.
Em amor, Deus nos
predestinou para sermos filhos dele em Jesus Cristo.
A adoção aconteceu por
causa do amor de Deus em Jesus. Em amor ele nos escolheu, predestinou e adotou.
No mundo romano a
família baseava-se no regime patria potestas – poder do pai. Sob a lei romana,
o pai possuía poder absoluto sobre seus filhos enquanto esses vivessem. Podia
vendê-los, escraviza-los e até mata-los. O pai tinha direito de vida e de morte
sob seus filhos. E a adoção consistia em passar de um pátria potestas para
outro. O filho adotivo ganhava uma nova família, passava a usar o nome do novo
pai e herdava seus bens.
A adoção apagava o
passado e iniciava uma nova relação.
Lembre-se: filhos
naturais nascem quando menos se espera, ou a qualquer momento. Mas, os filhos
adotivos são atos conscientes, deliberado. É uma escolha voluntária. E assim
como os filhos naturais passam a ter os mesmos direitos.
Somos filhos de Deus –
recebemos um novo nome, temos uma nova herança.
Ef
1.6 – Deus nos aceitou
Não podemos, por mais
que queiramos, nos fazer aceitáveis a Deus. Ele nos “deu gratuitamente no amado”.
Nossa justiça é como
disse o profeta: um trapo de imundícia, mas em Cristo, no seu amado, nos fez
aceitáveis.
As
bênçãos do Filho (vv.7-12)
Jesus
nos redimiu - Ef 1.7a.
O termo apolytrosis
(Redimir) era uma palavra usada para o resgate de um homem feito prisioneiro de
guerra ou escravo. Ela aplica-se também à libertação do homem da pena de morte
merecida por algum crime. É a palavra que se usa para se referir à libertação
dos filhos de Israel da escravidão do Egito, assim como o resgate continuo do
povo eleito em tempo de tribulação.
Em cada uma dessas
situações o homem é redimido, pois, não podia libertar a si mesmo, ou pagar o
preço pela sua libertação.
Redimir
é
comprar e deixar livre mediante pagamento de um preço. A ideia de redenção é
tornar livre uma coisa ou pessoa que se tornara propriedade de outra.
Na época de Paulo,
havia no império romano, 60 milhões de escravos. Eram vendidos como se fossem
uma peça de mobília. Um homem podia comprar um escravo e lhe dar liberdade. Foi
isso que Cristo fez por nós. O preço foi seu sangue (Ef 1.7; 1Pe 1.18-19). Por
isso, estamos livres da lei (Gl 5.1), livres da escravidão do pecado (Rm 6.1),
do mundo (Gl 1.4) e de Satanás (Cl 1.13-14).
Jesus
nos perdoou – Ef 1.7b
Perdoar quer dizer
“levar embora”. Cristo morreu para levar nossos pecados embora a fim de que
nunca mais sejam vistos. E esse perdão de Cristo é completo. Ele morreu para
remover a culpa do nosso pecado. É o cordeiro de Deus que tira o pecado do
mundo (Jo 1.29).
Nenhuma acusação pode
prosperar contra nós (Cl 2.14). Ele nos perdoou e de nossos pecados não se
lembra mais. Esse perdão é imerecido, imediato e completo.
Jesus
nos revelou a vontade do Pai Ef 1.8-10
Deus não só nos recebe
como filhos, como nos ilumina com a compreensão de seu propósito.
Sua graça é derramada
sobre nós em toda sabedoria e prudência (1.8).
Sabedoria – sophia, é o
conhecimento que olha para o coração das coisas, e as conhece como de fato são.
Prudência – phronesis, é a compreensão que leva a agir corretamente.
Assim, bem escreveu
William Barclay: “Cristo outorga aos
homens a habilidade de ver as grandes venturas da eternidade e de resolver os
problemas de cada instante”. Deus revela ao homem o mistério da sua
vontade.
Anakephalaiosasthai –
fazer convergir, usada no sentido de juntar várias coisas e apresenta-las como
uma só. O plano de Deus para a plenitude dos tempos, quando o tempo voltar a
fundir-se na eternidade, é fazer convergir nele (em Cristo) todas as coisas,
tanto no céu como na terra (1.10).
Se aqui há discórdia,
na plenitude do tempo não mais haverá.
O que são todas as
coisas que se convergirão em Cristo?
São todos os vivos e
mortos. Os cristãos que estão em Cristo agora (v.1); os que receberam a bênção
da eleição (v.3,4), da adoção (v.5), da graça (v.6) e da redenção (v.7). E
claro, a própria redenção, libertação da natureza, humanidade, que agora geme.
Jesus
nos fez herança (Ef 1.11-12)
Em Cristo temos uma
herança (1Pe 1.1-4) e somos uma herança. Somos valiosos em Cristo. Pense no
preço pago por Deus em Cristo por você para que se tornasse sua herança.
O povo de Deus são os
santos de Deus (v.1), herança de Deus (v.11), possessão de Deus (v.14).
As
bênçãos do Espírito Santo (vv.13-14)
São duas as bênçãos do
Espírito Santo concedidas a nós. Chamadas por Paulo aqui de selo
e garantia.
Temos
o selo do Espírito Santo (Ef 1.13)
O que é o selo do
Espírito Santo?
Hendriksen fala de três
funções do selo. Garantir a autenticidade do documento (Et 3.12); marcar uma
propriedade (Ct 8.6); proteger contra violação ou dano (Mt 27.66).
Pode-se enumerar também
quatro aspectos de ser selado pelo Espírito.
1)
- o selo marca uma transação consumada. O selo indica a
finalização da transação. A obra de Jesus foi consumada na cruz, e o Espírito
Santo nos sela, dando nos a garantia dessa transação concluída.
2)
– o selo marca um direito de posse. No mundo antigo, o
selo representava o símbolo pessoal do proprietário ou do remetente de algo. O
selo marcava se uma carta era autêntica ou falsa.
O selo de Deus em nós,
marca que somos de fato de verdade seus filhos, herdeiros, e sua propriedade
exclusiva (1Co 6.19-20; 1Pe 2.9).
Os escravos eram
marcados com um selo para indicar de quem eram propriedade. O selo de Deus, não
é visível aos olhos humanos.
3)
- O selo é garantida de proteção e segurança. O evangelista
Mateus (Mt 27.62-66) dava segurança de que a tumba de Jesus não seria violada
por mãos humanas.
4)
– O selo apresenta autenticidade. O selo, bem como a
assinatura mostra a autenticidade do documento. Paulo escreveu aos romanos (Rm
8.9).
As
bênçãos do Espírito Santo.
Temos
a garantia do Espírito Santo Ef 1.14.
O Espírito Santo nos
foi dado como garantia. A palavra grega arrabon,
de origem hebraica, entrou no uso da língua grega por intermédio dos fenícios.
E usado no grego moderno tanto para aliança como para a primeira prestação,
depósito, entrada.
Arrabon representava a
primeira parcela, a entrada em dinheiro, indicando que o negócio seria
concluído. É o depósito para garantir que o negócio será fechado.
O Espírito é esse
arrabon, ou seja, a parcela que garante aos filhos de Deus, que a obra será
terminada. A coisa dada está relacionada com a coisa garantida. Ou seja, o
reino celestial é um reino presente.
A redenção tem três
estágios: fomos redimidos, justificação (Ef 1.7); estamos sendo redimidos,
santificação (Rm 8.1-4), e seremos redimidos, glorificação (Ef 1.14).
Todas essas bênçãos vem
de Deus Pai, Filho e Espírito Santo e visa tão somente o louvor.
O nosso fim principal é
glorificar a Deus, e o fim ultimo de Deus é glorificar a si mesmo.
Para louvor da sua glória!
A escolha que Deus
faz é em Cristo e amor. Deus nos escolhe em Cristo. Em Cristo somos escolhidos
em amor. Não se baseia naquilo que somos, mas no que Deus é em Cristo. Todos
estamos debaixo da mesma escolha, em Cristo. A glória de Deus está no fato de
que ele é gracioso.
Edson Ronaldo Tressmann
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