segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Desafios para a igreja em Cristo!

30 de setembro de 2018
19º Domingo após Pentecostes
Sl 104.27-35; Nm 11.4-6,10-16,24-29; Tg 5.13-20; Mc 9.38-50
#################################################################
Texto: Tiago 5.13-20
Tema: Desafios para a igreja em Cristo!
#################################################################

Você ora? Quantas vezes? Em que situação?
Nesses oito versículos (Tg 5.13-20), Tiago, irmão do Senhor Jesus em sua carta usou a palavra oração sete vezes.
Tiago, praticamente inicia a sua carta falando sobre oração. Dizendo que se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus (Tg 1.5). E está concluindo sua carta falando sobre oração.
Ainda temos muitos para aprender sobre oração, como orar, pelo que e por quem orar.
O texto, Tiago 5.13-20, é belo e estimulante, por isso, convido todos para que deixemos nossa Bíblia aberta e leiamos e estudemos versículo por versículo.
Tiago 5.13
Se algum de vocês está sofrendo, ore. Se alguém está contente, cante hinos de agradecimento
O segundo mandamento do decálogo de Deus incentiva a oração, principalmente no aperto, momento em que muitas alternativas e possibilidades aparecem.
Você tem orado? Em que momento? As Escrituras Sagradas - a biblioteca de Deus, apresentam inúmeras exortações e promessas com respeito a oração (Fp 4.6-7; 1Ts 5.16-18; 1Jo 5.14; Cl 4.2; Mc 11.24; Jr 29.12; Rm 12.12; Mt 6.7; Sl 145.18; Jr 33.3; Mt 6.6; Sl 18.6; 50.15; 1Jo 5.15; Tg 5.16; Tg 1.6; At 16.25; Lc 6.27-28; ...)
Tiago, o irmão de Jesus (Gl 1.19; Mt 13.55; Mc 6.3) que havia recusado aceitar Jesus como Cristo durante o ministério terreno (Jo 7.5), e que parece ter suas dúvidas sanadas quando o Senhor ressuscitado lhe apareceu (1Co 15.7; At 1.14), tornou-se influente na igreja primitiva, e também na igreja em Jerusalém, ao escrever uma carta sobre a fé prática, incentiva a oração. Na verdade, a oração é transpiração da fé.
Na semana passada, omiti uma parte da pericope de Tiago 3.13-4.12, onde está escrito que Deus não atende as orações motivadas pelo nosso egoísmo, inveja e amargura. Ou seja, a oração precisa mais ser em favor do outro do que a favor de nós mesmos.
Se algum de vocês está sofrendo, ore. Se alguém está contente, cante hinos de agradecimento” (Tg 5.13).
Se tem uma coisa que faz as pessoas murmurarem são os os sofrimentos. Quando alguém está sofrendo, acusa a Deus e o mundo, fica irado e diz: “agora é que eu não creio em mais nada”.
No sofrimento - ore!
Muitos personagens bíblicos oraram em momentos de aflição. Jacó as margens do Jaboque (Gn 32.23-32); Moisés na dor por causa do pecado do povo (Êx 32-34); Josafá cantou no calor de uma batalha (2Cr 20.21); Davi, e algum outro salmista por causa da sua culpa (Sl 51; 130); Daniel, pela culpa e aflição de seu povo (Dn 9.1-19); Paulo e Silas cantaram na prisão (At 16.25).
No sofrimento, a fé, amor e obediência se apresentam. Assim, “Se algum de vocês está sofrendo, ore”. O sofrimento, permitido da parte da Deus, nos presta um bom serviço, pois nos leva à oração. E nessa situação, a oração nada mais é do que recorrer ao coração misericordioso de Deus, que nos ouve com atenção e nos dá garantias de atender a seu modo e tempo nosso orar.
Tenho observado ao longo desses 14 anos de ministério que muitas pessoas vêm à igreja e fazem pedidos em suas orações. Em muitas oportunidades, já durante a semana, a situação que parecia ser ruim e que não terminaria bem, resolveu-se pelo poder e graça de Deus. E, já no culto seguinte, a pessoa não veio cantar louvores a Deus. Eliú, um dos amigos de Jó disse: “Os homens, quando são perseguidos por todos os lados, gemem e gritam, pedindo que alguém os livre das mãos dos poderosos; porém não voltam para Deus, o seu Criador, que dá forças nas horas mais escuras” (Jó 35.9-10).
Se algum de vocês está sofrendo, ore. Se alguém está contente, cante hinos de agradecimento” (Tg 5.13).
Orar e louvar! Uma bela combinação. Louve e Ore.
A oração é importante, fundamental e necessária no sofrimento. Ao orar estamos confessando que alguém está cuidando do nosso problema. Quando estamos louvando estamos testemunhando que alguém cuidou da melhor maneira da nossa angústia. Tanto a oração quanto o louvor mostram a ação de Deus.
As frases: “se algum ... se alguém de vocês ...” mostra que nem todos sofrem e estão contentes ao mesmo tempo. No entanto, Tiago aconselha aos que sofrem, orar, aos contentes, louvar.
Fiquei tentado imaginar a igreja nessa situação: os sofredores orando, e os contentes, louvando. Podemos aplicar isso a nossa vida diária. No tempo de sofrimento, mesmo que haja motivos para murmuração e reclamação, ore. As melhores horas de oração, são nos tempos de sofrimento. Assim como são maravilhosos os momentos de adoração na alegria.
Tiago descreve o culto a Deus (oração e louvor) prestado em todos os momentos – bons e ruins.
O grande perigo que corremos como igreja são os momentos de alegria – afinal, Tiago diz que os mesmos deveriam ser para louvor, mas, infelizmente, os tempos de felicidade tem se tornado momentos de superficialidade, indiferença e glorificação pessoal.
O mundo com a sua sabedoria, ante o sofrimento, aconselha: tenha pensamento positivo. E quando tudo se resolve, a pessoa diz que tudo se resolveu por causa do seu pensamento positivo. Muitos tem se esquecido de orar e louvar. O tempo de alegria, ou como diz Tiago, o tempo de louvor, tem se tornado para muitos, momentos de leviandade, petulância, orgulho e pecado flagrante.
Se algum de vocês está sofrendo, ore. Se alguém está contente, cante hinos de agradecimento” (Tg 5.13).
Oração e louvor!
Poderia terminar aqui a mensagem de hoje. Mas, temos diante de nós uma riquíssima pericope, por isso, analisemos o verso 14, 15 e 6.
Tiago continua sua epistola prática falando sobre oração e escreve: “Se algum de vocês estiver doente, que chame os presbíteros da igreja, para que façam oração e ponham azeite na cabeça dessa pessoa em nome do Senhor” (Tg 5.14). “Essa oração, feita com fé, salvará a pessoa doente. O Senhor lhe dará saúde e perdoará os pecados que tiver cometido” (Tg 5.15). “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder” (Tg 5.16).
Há muitos assuntos a serem destacados aqui (unção com óleo, imposição de mãos). No entanto, quero brevemente destacar três fatos: se há alguém doente, chame o pastor, pois além da oração, haverá uma grande oportunidade para confissão e perdão.
Qualquer doença que seja, traz solidão e acusação dos pecados. Na doença, junto ao presbítero, haverá possibilidade de confissão e perdão.
Na angústia da doença, a pessoa se desnuda. A pessoa já não quer mais preservar a sua imagem. Tudo o que ela deseja é consolo e esse está no perdão. Ela diz coisas que não diria em outra situação. Tenho vivido momentos maravilhosos com pessoas no leito da morte. Momento de confissão, perdão e oração.
Na doença: chame o pastor para oração, confissão dos pecados e perdão.
O exemplo de Elias (Tg 5.17-18), mostra que Deus atende as orações e se olharmos para o texto de 1Reis 17.1 e 18.1, veremos que na oração é preciso estar atento as promessas de Deus, assim como esteve Elias.
No capítulo 4, é dito que Deus não atende as orações provenientes do nosso egoísmo, inveja e amargura. E outras palavras, poderíamos dizer o que disse Tiago, muitos já se desviaram da verdade, por isso, nem sequer oram a Deus e quando oram, o fazem na sua perspectiva desviada, baseadas em seu egoísmo, inveja e amargura.
Nesse sentido, Tiago termina sua carta falando sobre o maior de todos os perigos que todos nós corremosdesviar da verdade” (Tg 5.19). Lembrando que essa verdade é Jesus. Corremos o risco de nos afastar de Jesus. Não pense que afastar-se da igreja é algo inocente, pois, o fim ultimo do afastamento da igreja é o afastar-se completamente de Cristo. Cuidado com a tendência do momento – cristãos sem igreja.
Paulo escreveu na carta aos Gálatas disse é preciso falar de Deus para um desviado (Gl 6.1) e, Tiago escreve dizendo que é preciso falar do desviado para Deus (Gl 5.19).
Todos nós corremos risco de desviar-se da verdade – “Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair” (1Co 10.12), por isso, o autor a carta aos Hebreus escreveu: “por isso devemos prestar mais atenção nas verdades que temos ouvido, para não nos desviarmos delas” (Hb 2.1).
Tiago diz que quem está afastado da verdade, além de enveredar-se no pecado está na morte eterna. E quem fizer com que essa pessoa retorne ao bom caminho que é Cristo, tirará essa pessoa da morte eterna e fará com que seus pecados sejam perdoados.
Desafio para a igreja, enquanto sofre, ore. Quando alegre, louve! Quando doente chame o pastor para orar, confessar-se e receber perdão. Cuidado para não cair e ore pelos que caíram.
Deus nos abençoe!
Que a paz esteja com vocês que pertencem a Cristo” (1Pe 5.14)

Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...