segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Ministério do Ensino


17º Domingo após Pentecostes
Sl 116.1-9; Is 50.4-10; Tg 3.1-12; Mc 9.14-29

Texto do sermão Tg 3.1-12
Tema: Ministério do Ensino

O apóstolo Tiago me adverte nesse trecho da epístola (Tg 3.1-12). A advertência é sobre o oficio do ensino.
Os mestres exerciam um importante papel na vida da igreja primitiva. A sociedade da época era composta em sua maioria por analfabetos, assim, o ensino dado por um mestre era muito bem-vindo. Esse suposto mestre poderia fazer uso de seu conhecimento e enganar pessoas e leva-las a perdição ou fazer om uso e conduzir as pessoas a salvação.
A tarefa crucial do mestre era transmitir a doutrina cristã de maneira correta, para que a pessoa não incorresse em desvio do certo para o errado.
Tiago sabia do perigo que as comunidades corriam e correm diante dos falsos mestres e por isso fez e faz o alerta: “sabendo que havemos de receber maior juízo” (Tg 3.1). Essa advertência mostra a enorme responsabilidade e seriedade no ministério do ensino.
A tarefa do ensino envolve falar. E todos sabemos que a comunicação está corrompida pela língua e por isso, o mestre esta suscetível ao erro.
Todo mestre precisa levar em consideração a seriedade do seu chamado - a seriedade do ministério que não lhe pertence, mas é uma graça concedida por Deus.
Quando Tiago exorta os mestres que “hão de receber maior juízo” (Tg 3.1) - alerta quanto a seriedade do exercício do ministério do ensino. Ninguém deve ingressar no ministério da pregação por motivo frívolo ou egoísta. O ministério não é para honra pessoal.
Ao chamar atenção sobre o poder da língua, o apostolo Tiago, está incitando sobre o perigo que um falso ensino pode causar na vida de uma pessoa. O falso ensino é tão perigoso que pode contaminar uma pessoa. Tiago escreve que uma língua contaminada realiza o oposto da fé. Usar mal a língua, é contaminar o ensino e fazer com que outros se percam.
Por dia, surgem 12 novas igrejas no Brasil, contando apenas aquelas com registros em cartórios. É uma bênção de Deus termos esse registro, mas a questão é: os pregadores tem noção da responsabilidade que possuem diante do ensino da Palavra de Deus?
A igreja está entre as instituições mais confiáveis, no entanto, não ocupa a primeira colocação, ela está atrás das forças armadas e da OAB. Essa pesquisa mostra que esse terceiro lugar se deve ao fato de muitos fazerem mal uso da língua e ensinarem de maneira errada.
Na época em que Tiago escreveu a carta, os mestres eram confiáveis, junto com os apóstolos e profetas. Muitos buscavam e queriam ser mestres devido a confiabilidade que tal atividade tinha diante das pessoas. Muitos se aproveitaram desse prestigio (Mt 23.2-8).
Tiago em sua exortação: “sabendo que havemos de receber maior juízo” (Tg 3.1), quer que cada mestre considere a responsabilidade do ministério do ensino. Não é seu objetivo desencorajar ninguém. Ele apenas deseja que os mestres analisem o ensino que não lhes pertence e que considerem as ovelhas pelas quais não deram a vida. Afinal, a honra do mestre não está em si, mas na graça de proferir um ensino que não é seu para ovelhas que pertencem ao pastor Jesus. Amém!

Rev. MST Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...