Texto: Tg 3.13-4.12
Tema: Supridos da carência de sabedoria em
Cristo!
Tiago estava
lidando com um evento novo para aquela época. Esse evento novo era o
cristianismo, que para muitos era um ramo do judaísmo. Diferentemente do
judaísmo, no cristianismo havia gentios e judeus. E agora, na fé, além de
perseguidos, precisavam saber como lidar entre si (judeus e gentios).
O capítulo 3
de Tiago trata de um tema muito especial: a
responsabilidade do ensino. Inúmeras pessoas estão tendo a oportunidade de
ensinar e Tiago enumera a grande responsabilidade desse ensino. Tiago destacou
sobre o poder da língua de quem ensina. A língua tem poder de dirigir
(freio e leme), destruir (fagulha, fogo e veneno) deleitar (fonte e fruto).
Um mestre
naquela época era de extrema importância, pois a maioria da sociedade era
composta de analfabetos. Em pleno século 21, a sociedade brasileira é composta
por 52% de cidadãos que não concluíram o ensino médio. Há também uma grande
parcela de analfabetos funcionais, ou seja, não conseguem ler um texto e dizer
algo sobre o mesmo no final da leitura.
Tema: Supridos
da carência de sabedoria!
1 –
Carência de bons educadores em Cristo!
Particularmente
falando, gosto muito da definição latina de educação que trata a mesma como deixar profundas marcas. É preciso educar, ensinar com
maestria. Educadores precisam ser capazes de dar orientação a outros. É sobre
isso que Tiago relata nessa pericope (Tg 3.13 – 4.12).
Quem é sábio e inteligente entre vós? (Tg 3.13)
Aqueles que
tem a responsabilidade do ensino: pais, professores, pastores, professores de
escola dominical, catequistas, todos que ensinam carecem de sabedoria.
Você tem sabedoria? Ter sabedoria significa pensar e
agir, o caminho correto, com objetivos lúcidos e apontados por Deus. Sabedoria
é usar corretamente o conhecimento.
Você é inteligente? A palavra inteligente aparece só
aqui no NT. A mesma indica um conhecimento profissional, um expert, uma pessoa
bem informada. É uma pessoa que tem um útil e necessário conhecimento.
No entanto,
ao fazer a pergunta: Quem entre vós é sábio e inteligente? (Tg
3.13), Tiago está querendo dizer que uma pessoa pode ter muito conhecimento,
mas consegue pensar e agir de maneira correta. Não consegue saber se relacionar
com as pessoas. Conhece sobre muitas coisas, mas não sabe viver com esse
conhecimento no seu relacionamento com os outros.
Ser
sábio e inteligente é ser capaz de indicar o caminho. No presente século, isso é chamado
de mentoria.
Tiago escreve
aos primeiros cristãos, alertando aos que receberam e exerciam o ministério do
ensino que há dois tipos de sabedoria: a
terrena e do alto (Tg 4.15).
Qual sabedoria governa a
sua vida e os seus relacionamentos? Já que há duas sabedorias e dessas, dois caminhos, Tiago
questiona: quem entre vós é inteligente?
(Tg 3.13).
A palavra
inteligente aparece só aqui no Novo Testamento. Ela indica um conhecimento
profissional, um expert, uma pessoa bem informada. É uma pessoa que tem um útil
e necessário conhecimento, ou seja, alguém que é capaz de mostrar o caminho.
Para mostrar o caminho, é
preciso estar e conhecer o caminho!
Na época em que Tiago escreveu a carta
ao jovem e crescente cristianismo, haviam muitas maneiras de descrever a
sabedoria. Muitos se diziam sábios, mas, com sua língua estavam desencaminhando
as pessoas. Muitos sábios apenas causavam confusão, levavam a perdição e não conduziam
as pessoas ao alvo.
Quem entre vós é sábio e inteligente? (Tg 3.13). Para onde você
está caminhando e conduzindo as pessoas sob a sua responsabilidade?
Essa é a pergunta
aos pais, responsáveis pela educação dos filhos; essa é a pergunta para os
mestres, pastores, que ensinam nas igrejas; essa é a pergunta para os que ensinam
nas escolas; essa é a pergunta aos professores de escola bíblica e catequistas.
O mundo anda
ocupado em preencher currículos com várias formações, mas, se esqueceu de
praticar a sabedoria e o conhecimento.
Mesmo que
tenhamos inúmeras informações, o mundo está perdido e não sabe como agir, qual
caminho andar e nem qual caminho indicar para outro. Porque isso está acontecendo? Tiago responde
dizendo que há duas sabedorias: do céu e da terra (v. 15).
A sabedoria
da terra têm três características: é desse mundo, da nossa natureza humana
pecaminosa e é diabólica (v.15).
Esse mundo
jaz no maligno (1Jo 5.19), nele age o príncipe desse mundo, o diabo (Jo 12.31;
14.30; 16.11). E quando o ser humano acompanha essa sabedoria da terra, anda
assim como está perdida e desorientada. Observe que muitos tem aconselhado as pessoas a seguirem
seu coração, e se observarmos bem, nosso coração é pecaminoso e muitas vezes
tem nos conduzido a caminhos sem volta.
Por causa
dessa sabedoria da terra, que é desse mundo, da nossa natureza humana
pecaminosa e diabólica, Tiago diz que há confusão e todo tipo de coisas ruins
(v.16).
A sabedoria
desse mundo faz com que as pessoas sejam orgulhosas, sintam-se grandes,
exigentes, violentos, egoístas e tudo isso tem levado famílias, sociedades e
até igrejas a destruição.
Bem o oposto
da sabedoria que Deus oferece e que auxilia a colocar ordem nas coisas
bagunçadas. A sabedoria que vem do céu como dádiva do criador, é pura,
pacifica, bondosa, amigável, cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas
ações, não trata uma pessoa pela aparência e é livre de fingimento
(v.17). É a sabedoria que nos torna pequeno, humilde, manso, livre de si mesmo
e servo. Coisas que o mundo, a sociedade e a igreja tanto carece.
A sabedoria deste mundo
(v. 15) se opõe a essa nova natureza, a essa sabedoria que recebemos em Cristo.
A sabedoria desse mundo escarnece das coisas espirituais e da sabedoria que vem
do céu.
O maior exemplo é a realidade na qual vivemos.
Estamos cercados pela secularização, ou seja, as coisas de Deus não mais importam.
A palavra de Deus não tem valor, importância e significado, são meras palavras
humanas quanto a de qualquer outro livro. Deus não age mais no secular, está
recluso ao Templo e sendo livre de Deus, não vou mais ao templo e Deus não
governa a minha vida.
Tema: Supridos
da carência de sabedoria em Cristo!
2 – Sabedoria que vem do céu!
Essa
sabedoria do céu é fruto de oração (Tg 1.5), é dom de Deus (Tg 1.17). Essa sabedoria está em Cristo (Pv 8; 1Co 1.23-25; ). E o diabo usa
seu batalhão para esconder a sabedoria de Deus por trás da sabedoria desse mundo.
Por isso a oração de Paulo em sua carta (Efésios e Colossenses) de que as
pessoas conheçam a Cristo, onde os estão escondidos os tesouros da sabedoria e
do conhecimento (Cl 2.2-3; Ef 3.18).
Toda a
sabedoria de Deus está revelada em sua Palavra, e ela nos torna sábios para a
salvação (2Tm 3.15).
A sabedoria
do céu é (v.17) pura (sinceridade no pensamento perante Deus e as pessoas, não
busca a si mesmo); pacifica (diz não a confusão e a briga, busca ser elo de
ligação com as pessoas); bondosa (busca não criar conflitos,
nem compromete a verdade para manter a paz. É gentil com o fraco); amigável
(favorece a comunhão); cheia de misericórdia (cheia de
amor, olhando para o outro como se olha para si); produz bons frutos (prática);
não
trata pela aparência (julga pela verdade e não pela pressão ou
conveniência, uma pessoa livre de desconfiança); sem fingimento
(sinceridade, sem hipocrisia, fala a verdade em amor, sem interesse).
Tiago está no
contexto do ensino e ressalta que conforme a origem da sabedoria, da mesma vem
o resultado. A sabedoria da terra, produz problemas. E são problemas que as pessoas com a sabedoria
humana não conseguem resolver.
A sabedoria de Deus - ignorada por muitos, produz o que
o mundo precisa: bondade
da sementes plantadas pelos que trabalham em favor da paz (v.18).
A carta de
Pedro mostra que os cristãos quando perseguidos são como sementes de Deus
espalhadas pelos muitos campos para produzir frutos em que os outros se
alimentem (1Pe 1.1-2).
Enquanto que o mundo em sua sabedoria colhe o que
semeia (confusão e desordem), o cristão colhe e semeia o que não plantou (amor
de Deus, a paz de Deus em Cristo).
Recebemos de
Deus a sua sabedoria que é Cristo. Sabedoria essa que nos dá paz com Deus. E a
igreja cristã é fomentadora dessa paz. É nesse plano pedagógico que a igreja
está envolvida e inserida. É preciso que a igreja seja educadora da sabedoria
de Deus em Cristo, “... pelo seu bom comportamento e pelas suas ações,
praticadas com humildade e sabedoria” (Tg 3.13).
A nossa
tarefa principal é levar a paz do homem com Deus e a paz entre as pessoas.
Essa promoção
da paz entre Deus e as pessoas corre perigo, pelo fato de vivermos em guerra
com aqueles que nos cercam.
Sabemos que
há duas sabedorias opostas entre si. Ambas estão em guerra, assim como as
trevas contra a luz, assim como o diabo contra a igreja.
A sabedoria
que vem do alto, visa nos auxiliar na promoção da paz. Mas, infelizmente a
sabedoria desse mundo, alimentada “...pelos maus desejos que estão sempre lutando
dentro de vocês” (Tg 4.1) têm afastado as pessoas do convívio da
igreja e da paz com Deus.
Tiago fala
sobre três atitudes: tentações de fora e de dentro (Tg
4.4-10); atitude de julgamento (Tg 4.11-12); pretensões arrogantes (Tg
4.14-16).
Essas
terríveis situações acontecem por um fato muito simples: infidelidade (Tg 4.4)
A palavra
mundo, (no grego kósmos) significa enfeite. Dessa palavra surgiu a expressão
cosméticos. Ou seja, Tiago, usa a opinião grega de que o mundo é uma coisa linda,
uma bela ordem. Vista pelos olhos do criador, sim, o mundo é belo. No entanto,
do ponto de vista do pecado o mundo está um caos, uma verdadeira confusão, um
barril de pólvora, e com muito maluco querendo acender o palito de fósforo.
O pecado, a
natureza humana, representada pela sabedoria desse mundo, tem causado estrago e
mais estrago. Esse mundo, com sua sabedoria, causa inveja, amargura, ódio, egoísmo,
olha para si mesmo, não pode ser amiga dos filhos de Deus. No entanto, como
muitos tem se afastado da sabedoria de Deus e deixou-se levar pela sabedoria do
mundo, tornou-se infiel (Tg 4.4).
O problema é
que a igreja, os cristãos, começaram a flertar com o mundo. Assim, Tiago faz um
convite ao convite ao arrependimento. É grave o afastar-se de Deus. Tiago exorta com
base na Escritura, a qual não temos em mãos a passagem bíblica, pode ser que
seja uma carta perdida a qual ainda não conhecemos: “O espírito que Deus pôs em nós está cheio
de desejos violentos” (Tg 4.5). Com essas palavras Tiago expressa o
desejo amoroso de Deus ter inteiramente a pessoa amada.
Ele nos quer
perto dele, por isso, ouçamos 9 conselhos (Tg 4.7-10): obedeçam a Deus, (parem de
tentar afirmar-se a si mesmo. Desistam dos planos pessoais. Retornem ao Senhor) enfrentem o
diabo, (não dê espaço ao diabo, nem por medo, nem por indiferença) cheguem perto
de Deus, (mantenha-se na comunhão com Deus pela fé) lavem as mãos,
(arrependam-se) limpem o coração, (larguem o amor ao pecado e
a amizade que se contamina com o mundo) fiquem tristes, gritem, chorem, (parem de
ficar de lá para cá, igreja/mundo) mudem as suas risadas em choro e sua alegria em
tristeza, (precisamos dessa fase em nossa vida (2Co 7.10). Um
arrependimento genuíno. Voltar-se a Deus) humilhem-se diante do Senhor (reconheça a
própria culpa).
Somos supridos
da carência de sabedoria em Cristo. Por causa de Cristo somos cristãos, e por
Cristo não somos chamados a julgar, recriminar, mas apontar e indicar a paz que
é Cristo, que nos ajuda em meio a sabedoria desse mundo.
Jesus disse: “Eu sou o
caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”
(Jo 14.6)
Deus abençoe!
“E
peço a Deus que, da riqueza da sua glória,
ele, por meio do seu Espírito, dê a vocês poder para que sejam espiritualmente
fortes. Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês. E oro
para que vocês tenham raízes e alicerces no amor, para que assim, junto com
todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Cristo em toda a sua
largura, comprimento, altura e profundidade” (Ef 3.16-18). Amém
Edson Ronaldo TREssmann
Querência do Norte – PR
Waths
(44) 99856 8020
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