terça-feira, 14 de agosto de 2018

Pais que servem!


19 de agosto de 2018
13º Domingo após Pentecostes
Sl 34.12-22; Pv 9.1-10 ou Js 24.1-2,14-18; Ef 5.6-21; Jo 6.51-69
Tema: Pais que servem!

Passado a euforia do dia dos pais, onde são homenageados, presenteados, refletir sobre a função verdadeira de um pai. Para esse meditação, fundamentamos a prédica no texto de Josué 24.15.
A Bíblia nos deixou registrado a história de muitos pais. Abraão, Isaque, Jacó, José, Boaz, Jessé, Davi, Buzi, Amoz, Petuel, etc. Além de registrar grandes pais, a Palavra de Deus apresenta suas alegrias e tristezas. Relembremos alguns episódios de tristeza acontecido na vida de alguns pais. Tristezas essas que retratam muitas daquelas que pais estão vivendo.
Pai do Filho pródigo, sua tristeza, foi pelo filho ter ido embora;
Jairo, sua tristeza foi causada pela morte de sua filha;
Arão, seus filhos, Nadabe e Abiu, foram mortos por terem trazido um fogo estranho para o altar de Deus.
Eli, seus filhos não eram fiéis a Deus assim como ele era;
Adão, seu filho Caim matou o seu irmão, e fugiu;
Abraão, teve de mandar seu filho Ismael embora de casa;
Noé, amaldiçoou seu filho Cam, por ter visto sua nudez;
, perdeu sua esposa;
Judá, tinha um filho perverso perante o Senhor, e o outro era desobediente, por não querer ter filhos com a esposa do seu falecido irmão.
Faraó, seu filho morreu, por ocasião da 10º praga;
Jacó, teve seu filho vendido, mas por mentira de seus filhos, acabou sofrendo por achar que ele tinha sido morto.
, perdeu seus 10 filhos com um forte vento que derrubou a casa.
Davi, viu seu filho, fruto de adultério morrer ainda recém-nascido.
Muitas dessas tristezas são as infelicidades de muitos pais na atualidade. Acompanhamos diariamente nos noticiários, irmão matando irmão; o filho de alguém sendo morto ou pela polícia ou por bandidos. Vê-se também, maridos sepultando a esposa; pais que tem suas filhas mortas. Há ainda a tristeza de pais que não sabem lidar com os filhos rebeldes. Além disso, a preocupação com seus filhos adolescentes que estão iniciando nas drogas, na violência, .... Há também os pais que precisam renegar seus filhos, por serem frutos de uma traição. Ainda há pais que sofrem por saberem que seus filhos não se combinam e vivem em pé de guerra. Talvez nossa oração seja: Livrai-nos das tristezas do dia-a-dia.
Após um período no CMDCA, tenho observado que pessoas tem apontado a causa dos problemas com seus filhos a rebeldia, a violência, as drogas, ... Mas - na Bíblia, muitas das tristezas de muitos pais ocorreram devido a um fato - “os filhos terem se afastado da presença de Deus”. Os filhos de Eli se afastaram da vontade de Deus (1Sm 2.12-17). Eles deviam sacrificar toda a carne de animais trazida a eles, mas escolhiam a melhor parte e ofertavam as sobras. Os filhos de Arão, Nadabe e Abiu, deviam se apresentar de uma forma adequada no altar de Deus, mas não fizeram de acordo com a vontade de Deus e foram consumidos pelo fogo (Lv 10.1). Abraão não esperou o momento de Deus em cumprir sua promessa, e por isso, precisou mais tarde mandar seu filho Ismael embora (Gn 21.8-21). Os irmãos de José sentiam inveja e agiram de uma forma violenta com ele, o venderam para os ismaelitas e causaram longos anos de tristeza a seu pai Jacó com a mentira da morte (Gn 37.27,32-36).
Tristezas e alegriasessas são as marcas da vida de um pai.
Nossa reflexão nesse culto é retirada do livro, da história de Josué. O livro nos conta que os israelitas fizeram um pacto com os gibeonitas por não terem ouvido a Palavra de Deus. Devido a esse pecado e tantas outras vezes que deixaram de ouvir a Deus, os profetas dizem que povo foi exilado e ficaram longe de sua pátria por longos setenta anos.
Por se afastarem de Deus, muitos filhos causaram tristezas a seus pais. Outros, no entanto, foram motivos de alegria. Permaneciam naquilo que aprenderam desde infância. Citemos o exemplo de Timóteo, do qual Paulo exalta a fé e a fidelidade (2Tm 3.15). Também o filho pródigo, que mesmo tendo causado tristeza ao sair, e uma enorme alegria ao retornar à sua casa (Lc 15.20-24). Posso citar Sansão, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Joel, ...; Filhos fiéis, dedicados, esforçados e atentos a Palavra de Deus. Filhos que se dedicaram em servir a Deus com fidelidade e de Deus não se afastaram e assim não se perderam.
O pai e a mãe é um representante de Deus aqui nesse mundo. E como tal merece todo o nosso respeito, amor e carinho (Ef 6.2-3).
O problema é que atualmente a autoridade está sendo questionada por todos, principalmente pelos veículos de comunicação. Os filhos são incentivados pela sociedade a não respeitar àqueles que exercem autoridade - principalmente os pais, pastores, mais idosos, ... por isso, querido pai e mãe: “não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos” (Ef 6.4).
Entre os exilados a Babilônia, o rei Nabucodonosor procurava entre os prisioneiros pessoas inteligentes, com boa aparência física, educados e aptos a servirem no palácio. E entre o povo de Israel acharam 4 jovens com as características que o rei queria (Dn 1.4,6). O que me chama atenção é que os pais desses jovens sabiam que iria acontecer o exilio, mas, mesmo assim, prepararam da melhor maneira os seus filhos. Não são os dias maus como diz Paulo na carta aos Efésios que nos devem paralisar, na verdade, pelos dias serem maus é que eu devo aproveitar o tempo da melhor maneira.
Josué é o líder escolhido por Deus para adentrar com seu povo na terra prometida. Uma terra que já tinha sua contaminação de costumes contrários a vontade de Deus. Uma terra dominada pela idolatria. E nesse sentido, ouvimos as palavras de um chefe, pai de família e grande líder: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor...” (Js 24.15).
Esse é o teu desejo pai?
Saiba que para servir a Deus existem muitas maneiras. No entanto, nesse culto quero falar sobre uma muito importante dentro do lar. Educar os filhos, mostrar a eles o caminho verdadeiro (Sl 32.8; Pv 8.32; 23.19; Pv 10.17; Jô 14.6); Admoestá-los no temor do Senhor (Sl 17.4; 1Sm 12.24; Jó 1.1; Sl 111.10); não provocá-los a ira que os leva ao desânimo e ao desentendimento (Sl 2.12; Cl 3.21; Ef 6.4).
Salomão, filho de Davi, escreveu a os pais: “Eduque a criança no caminho em que deve andar e depois quando velho não se desviará dele” (Pv 22.6). Educar – nada mais é do que deixar marcas profundas, ou como se diz modernamente, deixar um legado. Educar se faz no dia-a-dia (Dt 6.7-8), é como uma construção, um tijolo de cada vez. Por isso, Lutero certa vez disse: cuide de seu filho, eduque-o no caminho do Senhor, mesmo que ele saia desse caminho o Senhor o recompensará por isso, e é o seu chamado como pai, educar, transmitir valores ao seu filho. Aliás, isso é o que Paulo quer transmitir com as palavras “remindo o tempo” ou “aproveitando as oportunidades”. Não abandone valores e princípios.
Palavras de um pai – Josué: “Decidam a quem vocês vão servir, porém eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor” (Js 24.15).
Educar é servir. Servir é se doar. Esse doar, não é doar tudo aquilo que o filho deseja por capricho.
Educar não é fácil. Ser pai e mãe não é fácil. Somos representantes de Deus aqui no mundo e é difícil representar a Deus neste mundo que não quer mais saber dele. Por isso, Josué exclama: “escolhei, hoje, a quem sirvais”.
Se servir é educar e educar é servir – vamos remir o tempo, ou vamos pagar um preço para que nossos filhos sejam educados no caminho do Senhor. Vamos ter tempo e dedicar tempo para ouvir a Palavra do Senhor. A velha desculpa do: eu não tenho tempo mostra a nossa falta de prioridade com aquilo que é prioritário. O apostolo Paulo escreveu: “Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios” (Efésios 5.15).
O pai e líder Josué está diante de um povo que antigamente seus pais adoravam outros deuses (Js 24.2; Ez 16.3). Mesmo em meio a uma família idolatra, Deus tomou Abraão (Ne 9.7-8) e formou o seu povo para salvar todos os povos. Esse povo que inúmeras vezes nos 40 anos de caminhada pelo deserto foi infiel, agora é convidado a escolher a quem querem servir. Em outras palavras: vejam tudo o que Deus lhes fez. Ele prometeu e cumpriu. E agora, querem servir a ele ou voltar aos seus deuses antigos?
Servir é educar e educar é servir - escolham a quem vão servir e sobre quem irão deixar marcas profundas? Como eu, um pai quero ter filhos fiéis ao Senhor se sou infiel?
Josué disse: “temei ao Senhor e servi-o. Deitai fora os deuses...” (Js 24.14). Josué constata que muitos entre o povo de Deus ainda adoravam os deuses caldeus (fogo, a luz, o sol), deuses egípcios (Ápis, Anúbis, Serpentes, Vegetais) e deuses moabitas e cananeus (Baal-Peor; Astarte). Josué constata a triste realidade da idolatria mesmo diante dos maravilhosos atos de salvação de Deus.
Muitas coisas podem ser evitadas no nosso lar - educando os filhos no caminho do Senhor. Eu sei, e preciso lembrar que os filhos de Eli, o sacerdote, foram educados no caminho do Senhor e fizeram o que era mau perante Deus. O problema é que abandonaram o caminho do Senhor.
O ponto não é se seu filho vai abandonar o caminho de Deus ou não quando crescer. O ponto não é depois de grande ele escolhe o que quer. O ponto é: como pai e mãe sou representante de Deus para educar meu filho no caminho em que deve andar.
As crianças aprendem muito mais pelos nossos atos do que pelas nossas palavras. Escolher a quem servir é mostrar-se fiel a Deus nos momentos mais difíceis da vida. Escolher a quem servir é viver a fé a cada novo dia (Sl 37.5; 55.22; Mt 6.25, 33; 1Pe 5.7). Escolher a quem servir é educar pelo exemplo de serviço.
Não podemos desistir - sirvamos ao Senhor, quer seja, dentro de casa, no nosso trabalho e na igreja.
Josué tinha diante dele uma multidão que estava sendo tentada a se afastar de Deus, e como um pai, os chama a uma decisão: “A quem vocês vão servir? Eu e a minha casa (minha esposa, meus filhos) serviremos a Deus o Senhor” (Js 24.15).
Nos importa servir a Deus o Senhor que nos serviu Jesus. E Jesus nos serve através da sua Palavra e Sacramentos.
Quando alguém disser: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Sl 101.2; Jo 6.68; At 11.23) que a nossa resposta seja: “nós também serviremos ao Senhor” (Ex 15.2; Mq 4.2).
Ser pai é conviver em meio as tristezas e alegrias doando-se completamente, assim como o nosso Pai doou seu filho por nós e doa todos os dias seu cuidado e amor. O nosso Pai em todos os momentos, alegres ou tristes, bons ou ruins está ao nosso lado se doando para e por nós. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...