segunda-feira, 3 de abril de 2017

“Abri-me as portas da justiça; ...”

09 de abril de 2017
Sl 118.19-29; Is 50.4-9; Fp 2.5-11; Mt 27.11-66
Domingo de Ramos

Sl 118.19
Abri-me as portas da justiça; ...

Nos anos de 1984 a 1996 no canal de TV - SBT, todos os domingos, Silvio Santos apresentava um programa denominado: Porta da Esperança.
Era um programa baseado na assistência aos telespectadores. Na história da TV brasileira, esse é considerado o primeiro programa assistencialista, e serviu de modelo para outros, tais como: Voltando para Casa, Dia de Princesa, De volta para Minha Terra e Construindo um Sonho, Lar Doce Lar e Lata Velha.
No programa: Porta da Esperança, o telespectador escrevia sua história e enviava uma carta relatando a sua real necessidade (desde uma ferramenta de trabalho até uma casa), e também seus desejos (uma viagem a um instrumento musical), ou até mesmo, reencontrar alguém ou conhecer um artista famoso.
Os telespectadores selecionados, gravavam o programa, onde suas vidas eram apresentadas e seu pedido justificado para que houvesse alguém que atendesse o mesmo. Silvio Santos sempre soube manter o suspense. O suspense aumentava quando falava seu famoso bordão: “Vamos abrir as portas da esperança!!!...
Mesmo que esse quadro nunca tenha chegado ao quadro de liderança no Ibope na TV, o programa foi um sucesso e continua sendo lembrado por muitos.
O salmista diz: “Abri-me as portas da justiça; ...”.
No original hebraico, “portas” significa prefeituras, escolas, sinagogas, tribunais e todas as instituições públicas onde se trata de assuntos comunitários e públicos. Portas da justiçasignifica paróquias onde se desenvolve publicamente os ofícios da cristandade: pregar, ensinar, batizar, administrar e receber o sacramento, disciplinas, consolar.
O salmista ao pronunciar a respeito da porta da justiça, de maneira tipológica antecipava as palavras de Jesus, “Eu sou a porta” (Jo 10.9). Portas da justiça é referência aquilo que é tratado amplamente no Novo Testamento, como sendo, Perdão dos pecados, graça, fé.
Enquanto que as portas das escolas, das prefeituras, etc, insistem em obras e com elas produzem mais e mais pecadores, aumentando assim o pecado e a ira, Rm 3.19; 4.15; 7.7; Gl 3.10; 2.17; 1Co 15.56; 2Co 3.7; as portas da justiça de Deus, sua igreja e seu ministério visa admoestar, consolar, perdoar e animar o pecador justificado a permanecer firme em sua atuação cristã nesse mundo.
A porta da justiça de Deus permanece aberta! Ela está escancarada para todo aquele que deseja adentrar por ela (Sl 42.4; Lc 10.23; Mt 13.16). Pastores continuam sendo chamados para abrir as portas da justiça através da pregação da lei e do evangelho.
Jesus continua agindo em meio a sua igreja, através do ministério que ele sustenta, para manter viva pessoas que por suas próprias forças ou vontade não quereriam mais do que simplesmente abandonar a congregação, quer seja por um motivou ou outro (Ap 1.20).
Por amor e graça, Deus continua atendendo a oração feita pelo salmista: “Abri-me as portas da justiça; ...”, mantendo sua igreja, seus fiéis e seus pastores. Amém!


Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...