segunda-feira, 27 de março de 2017

Uma mensagem aos que vivem o hoje como se não houvesse amanhã!

Sl 130; Ez 37.1-14; Rm 8.1-11; Jo 11.1-45
5º Domingo na Quaresma
Tema:
O profeta Ezequiel, o apóstolo Paulo e o salvador Jesus: uma mensagem aos que vivem o hoje como se não houvesse amanhã!

Homem mortal, o povo de Israel é como esses ossos. Dizem que estão secos, sem esperança e sem futuro” (Ez 37.11). “Se em vocês vive o Espírito daquele que ressuscitou Jesus, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dará também vida ao corpo mortal de vocês, por meio do seu Espírito, que vive em vocês” (Rm 8.11). “Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá...” (Jo 11.25-26).

Os jovens nunca usaram tanto rivotril como estão usando atualmente. Motivo? Querem aproveitar ao máximo a sua vida. É como se não houvesse amanhã.
Vive-se intensamente o hoje não levando em consideração o amanhã. Há vidas completamente destruídas pelo simples fato de ter se aproveitado, mas, o preço foi e é a saúde ou a privação de liberdade devido a alguma ocorrência policial.
Não pense que o mundo vai acabar amanhã! Milhares de pessoas que pensam e agem como se o mundo fosse acabar hoje, estão metendo os pés pelas mãos. Passam a fazer tudo errado. A ânsia do aproveitar demasiadamente o hoje fez com que tudo se tornasse prático!
Há também outras pessoas que por não perderem as expectativas quanto ao futuro, de braços cruzados, achando que as coisas são assim e não podem mais fazer nada para mudar.
As crianças não nasceram prontas. Pode-se construir e reconstruir. Há futuro! É necessário afastar o mais poderoso elemento negativo do nosso tempo: deus mercado.
Com o deus mercado as pessoas estão sendo impulsionadas a aproveitar o dia, o hoje ao máximo.
Aproveitar a vida, o momento, o hoje ao máximo era o lema do império Romano quando estava em decadência.
Viver o presente até o esgotamento é viver como se o agora fosse o fim de tudo. A lógica dessa filosofia de vida é que a mesma conclui que o mundo não tem história. É um mundo sem passado e sem futuro. Infelizmente as pessoas estão vivendo como se não houvesse futuro.
A atual geração, na qual nós estamos inseridos, ao viver apenas o hoje, apenas o momento, é a imagem viva e real do vale de ossos secos. Viver sem perspectiva de futuro é estar entre aqueles a quem o profeta Ezequiel proclamou, ou seja, estar entre os “secos, sem esperança e sem futuro” (Ez 37.11).  
Será que há futuro? O que é o futuro?
O futuro é o amanhã. É verdade que o hoje pode ser o último dia da minha vida nesse mundo. Mas, mesmo que essa vida seja interrompida pela morte, não será o fim de tudo. De qualquer forma, vivos ou mortos, o futuro é garantido.
Homem mortal, o povo de Israel é como esses ossos. Dizem que estão secos, sem esperança e sem futuro. Se em vocês vive o Espírito daquele que ressuscitou Jesus, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dará também vida ao corpo mortal de vocês, por meio do seu Espírito, que vive em vocês. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá...” (Ez 37.11; Rm 8.11; Jo 11.25-26).
O sofrimento e a morte de Jesus não elimina a morte física. Mas, quem recebeu de Jesus a vida pelo Espírito Santo, a morte não passa de sono nos braços do Senhor. Em Jesus há a certeza da ressurreição e da vida eterna, o futuro garantido por e em Jesus.
O projeto criador de Deus não foi e nem é fazer do homem um ser destinado à morte e a condenação eterna, mas sim, à vida plena e definitiva. Essa vida plena e definitiva temos pelo Espírito Santo quando somos agarrados em Jesus.
O homem, controlado pela sua natureza carnal, vê a morte como ponto final da sua existência. E por isso, busca aproveitar o seu hoje com muita intensidade.
Jesus garante que a vida plena é o início sem fim da vida. Essa é a certeza daqueles que vivem pelo Espírito. 
O privilégio dos filhos de Deus é a habitação do Espírito Santo. Esse Espírito combate e subjuga o pecado (Jo 14.17). O Espírito Santo é a marca distintiva do povo de Deus. Essa distinção é apresentada ao mundo vivendo na certeza do futuro que é eterno. Mesmo que haja morte temporal, na fé em Jesus não haverá morte eterna. A vida vence a morte!
Essa esperança devolve a alegria no viver. Nessa esperança cada pecador é convidado a viver o melhor da vida e da melhor maneira, aproveitando sua vida com responsabilidade e certo de que o futuro está garantido, quer seja vivo ou morto nesse mundo. Amém!


Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...