segunda-feira, 20 de março de 2017

Andai como filhos da luz!

26 de março de 2017
Sl 142; Is 42.14-21; Ef 5.8-14; Jo 9.1-41
4ºDomingo na Quaresma
Texto: Efésios 5.8-14
Tema: Andai como filhos da luz!

Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” (Ef 5.8).
João 12.36 “Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz”.

Despertar é se manter atento a esta via e a vida vindoura, acordado. Viver acordado é viver sabendo que a vida não se resume apenas ao aqui e agora
Os cristão da Ásia Menor, os efésios, não tinham nenhum conhecimento da luz verdadeira. Pela pregação do evangelho conheceram a luz. Antes da conversão eram trevas. Ao receberem gratuitamente o presente de Deus, a fé, passaram a ser luz no Senhor.
As palavras “Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertencem à escuridão. Pelo contrário, tragam todas essas coisas para a luz” (Ef. 5.11), de acordo com o sentido das palavras do texto grego, conduzem o leitor e o ouvinte a conclusão de que algum ato estava progredindo em Éfeso e precisava parar.
As palavras: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te...” apresenta a urgência com que essa prática precisava parar. Essa exortação apresenta que os filhos da luz que se afastaram correm um grande perigo.
Na cidade mais importante da região, em Éfeso, a Igreja de Cristo se tornou muito forte e coesa, servindo de exemplo para outras. Mas, assim como em qualquer outra cidade, em Éfeso havia muitas situações perigosas para a vida cristã. Os filhos de Deus estavam expostos a muitos perigos, tais como: ocultismo, idolatria, bruxaria, feitiçaria, etc. E Paulo, como sempre, estava muito atento a todo tipo de influências ruins e negativas que a igreja estava sujeita. Por isso, convida: “Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo te iluminará” (Ef 5.14).
Acorde! Pois, “Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade” (Ef 5. 8 – 9).
O convite para que se acorde e ande na luz é feito aos que estão cercados pelos mais variados perigos espirituais provindo do relativismo e secularismo.
Quando Paulo convida: Acorde e Viva na luz não é uma referência ao bronzeamento ou direito à luz elétrica. A ênfase está na vida espiritual. Vida essa que tem apenas duas alternativas: luz ou trevas.
Cada cristão corre o risco de cair na sonolência espiritual. Quando se caí na sonolência espiritual, se fica desatento às coisas de Deus. “Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo te iluminará” (Ef 5.14).
Com a pregação da Palavra, o Espírito Santo te acorda e te faz viver na luz. Na luz, o Espírito Santo te capacita a brilhar para os outros. “Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte,...” (Ef 5.14). 

Você que está dormindo, acorde!
Esse é o convite de Deus para você. É um convite à genuína conversão e arrependimento. É preciso acordar de nosso sono espiritual.
Verdadeiramente arrependido Cristo te iluminará, pois, “... a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos. Por estarmos unidos com Cristo Jesus, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial” (Ef 2. 4 – 6).
Quando pela fé se e é iluminado por Cristo e passa-se a viver na luz, se está acordado.
Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade” (Ef 5.8 – 9).
Amém!

Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...