segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Um caminho excelente!

31/01/16
4º Domingo após Epifania
Sl 71.1-6(7-11); Jr 1.4-10(17-19); 1Co 12.31b-13.13; Lc 4.31-44
Tema: Um caminho excelente!

Quando se viaja para um cidade desconhecida, na procura pelo endereço, pede-se ajuda para alguém que mora na cidade. Quando encontra-se uma pessoa que de fato sabe o endereço, a mesma sempre aponta para o caminho mais fácil. É o famoso atalho.  
O apóstolo Paulo na sua primeira carta aos coríntios indica um caminho sobremodo excelente. Mas qual é esse caminho? Estariam os cristãos em Corinto perdidos?
A congregação de Corinto estava sofrendo da maximização e minimização dos dons. Alguns dons eram considerados o ponto alto da vida cristã e outros eram considerados de pouco valor.
De acordo com alguns na congregação de Corinto, o maior de todos os dons era “falar em línguas estranhas.” Nesse ponto a boa notícia da Palavra de Deus é que enquanto que o ser humano, corrompido por sua natureza pecaminosa, fragmenta, o Espírito Santo, une.
Os dons dispensados pelo Espírito Santo, visa apenas unir e manter a unidade. Nessa unidade, Deus não visa honrar um em detrimento de outro, na verdade, a variedade de dons visa edificar a todos.
Nesse sentido, pode-se dizer que os Coríntios estavam desorientados e perdidos e precisavam retomar o caminho certo para continuarem a viver na unidade para edificação de todos. O apóstolo Paulo os redireciona, “E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente” (1Co 13.1).
Qual é esse caminho? Se o dom, não importa qual quer que seja, não for utilizado em amor ao irmão, é mal utilizado. Cada pessoa, com seu dom, é importante dentro da unidade favorecida pelo Espírito Santo. Os coríntios se impressionavam com os dons tidos como grandiosos, mas, infelizmente, esses dons visavam apenas glorificação pessoal e não edificação da unidade.
Era necessário mostrar o caminho à seguir. E o caminho à seguir é o caminho em que se julga o dom do outro como importante e necessário para minha edificação. 
         O caminho excelente é o caminho do amor. Por amor, em Jesus, Deus nos resgatou. Nesse amor, cada qual com seu dom é enviado pelo Espírito Santo para edificação de toda a unidade. Amém!

Rev. MST Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...