segunda-feira, 30 de março de 2015

Jesus ressuscitado é a nossa ressurreição!

05/04/2015

A Ressurreição do Senhor

Domingo de Páscoa
Sl 16; Is 25.6-9; 1Co 15.1-11; Mc 16.1-8
Tema: Jesus ressuscitado é a nossa ressurreição!

         Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo. E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo. Diziam uma às outras: Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo? E, olhando, viram que a pedra já estava removida; pois era muito grande. Entrando no túmulo, viram um jovem assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram surpreendidas e atemorizadas. Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto. Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galileia; lá o vereis, como ele vos disse. E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e de assombro; e, de medo, nada disseram a ninguém (Mc 16.1-8).

         Nesse dia de festa, páscoa, iremos pregar sobre a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, em honra e louvor ao misericordioso e eterno Deus. Falar sobre a ressurreição é falar sobre o que há de mais sublime e elevado, pois, na ressurreição se baseia, não só a nossa vida presente, mas também a nossa vida futura e eterna. Além de pregar sobre a ressurreição é importante que cada qual escute com seriedade e agradeça a Deus por esse fato extraordinário.
         O problema é que não podemos anunciar nem sequer ouvir tal mensagem de forma suficiente, por não ser possível compreendê-la suficientemente.
         É necessário lembrar a todos que não pregarei nada de novo nesse dia, afinal, pregarei sem parar a respeito daquele homem chamado Jesus Cristo, verdadeiro Deus e homem, e morto por nosso pecado e ressuscitado por causa da nossa justiça, “aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2Co 5.21).
         É necessário que se pregue constantemente a respeito da ressurreição de Jesus, pois nunca estaremos inteirados sobre o mesmo suficientemente, continuaremos sendo bebê e criancinhas a esse respeito.
         No atual contexto eclesiástico poucos são os pregadores que pregam a respeito da ressurreição como convêm, e pior ainda, são poucos os que aprendem e entendem esse assunto. Na verdade, não se pode esvaziar uma história tão cheia de detalhes como a que acabamos de ouvir através de João Marcos no evangelho desse domingo de páscoa (Mc 16.1-8).
         Jesus não foi e não é qualquer profeta. Jesus não é um espírito que atingiu o ápice da reencarnação. O que há de sublime e extraordinário nas palavras do evangelho é a vitória do Senhor Jesus Cristo sobre o pecado, a morte, o diabo e o inferno. Jesus Cristo dilacerou a morte em si mesmo. Nem o diabo, nem a morte nada puderam fazer a Jesus. Ele ressuscitou!
         Nossa confissão, a confissão de cada cristão é: “Creio em Jesus Cristo, filho único de Deus, concebido pelo Espírito Santo, nascido da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, crucificado, morto e sepultado. Desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, ...”. As palavras da Confissão mostram que Jesus é vencedor da morte, do inferno, do diabo e que pela fé, nós também o somos.
         Como Luteranos, durante todo o ano ouvimos como o nosso Senhor Jesus Cristo, através da sua vitória alcançada em si mesmo, derrotou e venceu pecado, morte e diabo: ao diabo trucidou em seu próprio corpo; afogou a morte em seu próprio sangue; apagou-o em seu sofrimento e em sua paixão. Efetuou isso tudo por si só e em si só, mas não o guardou para si só e para si mesmo. Pois, sendo Deus verdadeiro e eterno e Senhor de todas as coisas, não tinha necessidade de tal vitória, para si mesmo, e muito menos necessidade de tornar-se homem, ou de sofrer sob Pôncio Pilatos. O fato de Jesus Cristo ter realizado tais coisas, isto é para mim, para você e para todos.
         Nós não apenas cremos somente que Cristo, em pessoa, morreu e ressuscitou dos mortos. Igualmente cremos que precisamos nos apoderar deste sofrimento e da ressurreição, como sendo tesouro dado e doado a nós, e encontrar no mesmo consolo. A mensagem da ressurreição de Jesus Cristo pretende nos consolar e tranquilizar. A mensagem da ressurreição de Jesus Cristo é maior do que o céu e a terra, e na qual o pecado e a morte de todo o mundo foram devorados. Essa ressurreição eu deverei possuir para vencer a minha morte. A minha santidade não o deverá fazer; de fato, ela é incapaz de efetuá-lo, assim como é incapaz de me livrar de qualquer peso do pecado e mesmo da morte. Foi Jesus que em si e por si obteve eterna e gloriosa vitória contra pecado, morte e diabo, e essa vitória é minha, uma vez que eu creia em Jesus.
         Quem não quiser crer, que o deixe, mas, continuarei a pregar o que vocês precisam e necessitam ouvir. A ressurreição de Jesus é a nossa vida (Cl 3.4).
         Quando o diabo ataca uma pessoa, faz com que céu e terra a apertem. Tal coisa ele faz através do pecado. Da mesma forma vai agindo através da morte. A esta ele consegue exagerar de forma tão horrível, hedionda e abominável que as pessoas se esquecem totalmente de Deus e de sua palavra, principalmente a certeza de que “a morte já não tem mais poder para ferir”. O diabo é artista de mil artimanhas, é mestre do pecado e da morte.
         E proveitoso e é necessário que as pessoas se animem contra tal inimigo, que se preparem para o enfrentar, com a reta compreensão do poder e do fruto da ressurreição de Cristo. Pois ele não veio ao mundo por amor de si mesmo, não se fez pregar na cruz em seu próprio benefício. Não teve necessidade de fazer tal coisa em seu próprio proveito, mas carregou o nosso pecado, devorou a nossa morte através da sua morte, e o inferno que nos era destino, ele o destruiu, como anunciou por boca do profeta Oséias: "Eu os remirei do poder do inferno e os resgatarei da morte, Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua destruição?" (Os 13.14).
         Diga sempre, repita todos os dias: “sei que meu pecado é grande, por mais que a morte me assuste, pareça horrível e amarga, no entanto, na paixão e morte de Jesus, bem como a sua ressurreição está a minha garantia de que sou e estou salvo e que nem mesmo a morte, por mais dolorosa que seja, me tirará de suas mãos”.     
         Jesus Cristo presenteia sua ressurreição, sua vitória e seu triunfo a todos os que creem. “Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Co 15.57).
         Você se alegra por essa vitória? Ou, apenas deseja vitória financeira?
         A vitória de Jesus Cristo, sua ressurreição, um tesouro inestimável, mas que não é valorizado por não poder ser tateado e manuseado nessa vida.
         “Entrando no túmulo, viram um jovem assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram surpreendidas e atemorizadas. Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui;...”. Que a certeza da ressurreição seja nosso consolo e motivação para enfrentarmos a vida nesse mundo. Amém!


M.S.T. Rev. Edson Ronaldo Tressmann


Bibliografia
Dez sermões sobre o Credo. Tradução: Lindolfo Weingartner. Editora: Sinodal, 1987.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...