segunda-feira, 6 de abril de 2015

Missão de Paz!

2º Domingo de Páscoa – 12/04/2015
Sl 148; At 4.32-35; 1Jo 1.1-2.2; Jo 20.19-31
Tema: Missão de Paz!


           Mesmo os cristãos estão e são vulneráveis diante das emoções. Mesmo o cristão tendo sido feito nova criatura, a sua velha natureza o faz sentir-se frágil diante dos fatos doa dia-a-dia.
    Cada pessoa consegue planejar sua semana, mês, ano, mas, não consegue planejar o dia em que vai parar num hospital ou cemitério.
     Esses imprevistos levam a um sentimento de desespero, ansiedade, medo, abatimento e desânimo.
        Vive-se numa sociedade enclausurada pelo medo. Medo do desemprego, de um assalto, de uma crise familiar, etc.
      O terapeuta cristão Gary R. Collins faz distinção entre ansiedade normal e ansiedade aguda, neurótica. A ansiedade normal é aquela que reage naturalmente diante dos perigos e ameaças. Essa é facilmente controlada ou diminuída quando os acontecimentos vão se modificando. A ansiedade aguda ou neurótica desenvolve sentimentos exagerados e desesperados, mesmo quando o perigo é inexistente.
         Não importa que tipo de ansiedade você sofre, o importante é que Jesus quer te socorrer. Esse socorro vem através da pregação da Palavra, onde se é consolado e fortalecido na fé.
           Quando se fala em crise do medo, logo se imagina que o medo faz parte da vida de alguém que não é cristão. No entanto, isso não é verdadeiro. O relato do evangelho de João 20.19-31mostra exatamente uma crise de medo.
          Diz o relato do evangelho que os discípulos estavam trancados dentro de uma casa com medo. Observe que o evangelho diz que os discípulos estavam trancados no período da tarde, quando já sabiam que Jesus havia ressuscitado.
         O medo assalta a vida das pessoas e as impede de viver a verdadeira vida. Na Palavra de Deus, se consegue ver outras situações de medo.
        Por ocasião da queda em pecado (Gn 3.10), Adão disse que teve medo e se escondeu.
         Quando os irmãos de José reconheceram o governador como sendo o irmão que haviam vendido, sentiram medo (Gn 43.18).
         Os discípulos quando viram Jesus andando sobre as águas imaginaram ser um fantasma e ficaram apavorados de medo (Mt 14.26).
         Os líderes judeus ficaram com medo de Jesus, afinal, as pessoas gostavam de sua doutrina Mc 11.18).
         Há o relato de uma pessoa que deixou de usar os seus dons por medo do rigor do dono (Lc 19.21).
         O evangelho de João relata que “ninguém falava abertamente sobre Jesus, por medo dos líderes judeus” (Jo 7.13).
        Nicodemos procurou Jesus a noite, afinal, tinha medo dos líderes judeus (Jo 3.1).
       Quando o apóstolo Paulo foi convertido, muitas pessoas tinham medo, imaginando que a conversão era uma estratégia para prendê-los (At 9.26).
         A crise do medo – qual está sendo a sua?
      O evangelho (Jo 20.19-31), apresenta a crise do medo dos discípulos. E diante dessa crise, Jesus, o Filho enviado de Deus, vitorioso aparece e diz aos seus discípulos: “Paz seja convosco”.
      Os discípulos e as mulheres estavam enfrentando a crise do medo e da insegurança. Esse abalo emocional os levaram a perder a paz. Não se sentiam confortáveis e nem sequer consolados.
         Qual é a paz que Jesus nos oferece? São os diversos bens que Jesus dá aos seus. Conforme (Nm 6.26), nos olha com amor. O salmista (Sl 29.11) diz que Deus nos dá força e nos abençoa com paz. Mesmo que não pareça, (Is 9.6,7), Deus continua nos governando. Nos permite ainda ter paz aqui na terra.
         A paz de Jesus não é palpável! Ela é energia na fraqueza. Luz na escuridão. Vida na morte. Etc.
         E para essa missão de paz é que a igreja foi e é enviada. A igreja proclama a paz através da Palavra de Deus que anuncia que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, o meio pelo qual se é salvo. Amém!


Rev. M.S.T. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...