segunda-feira, 9 de março de 2015

A misericórdia de Deus dura para sempre!

15/03/15
4º Domingo na Quaresma
Sl 107.1-9; Nm 21.4-9; Ef 2.1-10; Jo 3.14-21
Tema: A misericórdia de Deus dura para sempre!

         A misericórdia de Deus dura para sempre. Dizer isso quando tudo está bem é fácil, mas e quando as coisas vão de mal a pior?
         Entre os anos de 1513 – 1515, Lutero, professor lecionado salmos ressaltou que os salmos são uma pequena Bíblia. Por que? Como um espelho, de maneira clara e pura, mostra o que é cristandade. Os salmos resumem a Bíblia toda por mostrar as palavras e não as ações dos santos.
         Os salmos são verdadeiros testemunhos a respeito dos feitos de Deus em prol do seu povo. Não há nenhum testemunho pessoal, pessoalmente quando exaltamos a nós mesmos é por causa de nossas convicções pessoais.
         Nunca vemos nos salmos o salmista se vangloriando, na verdade, eles vangloriam a misericórdia e a bondade de Deus. (Convicção, algo que eu tenho em mim, testemunho é algo de fora de mim).
         Os salmos mostram como os santos falavam com Deus, e essa maneira mostrava a sua confiança nEle. Os salmista não são justos calados. Na verdade os justos se expressam vigorosamente e de maneira viva.
         O poder do ser humano está na fala, na comunicação. Pela fala nos distinguimos dos animais. Os salmos são as melhores conversas dos salmistas. Conversas serias que mantiveram com Deus. Os salmos mostram os verdadeiros tesouros da fala dos salmistas.
         Os salmos mostram como homens pecadores se portaram em todas as coisas, no perigo e na necessidade.
         A vida do ser humano é como um barco em alto mar agitado pelo vento. Há temor e preocupação. O vento impetuoso nos ensina a falar com Deus com seriedade, abrir o coração e despejar o que está no fundo dele. Os salmos são testemunhos de pessoas que agitados por ventos abriram seu coração e testemunharam sua confiança em Deus.
         A convicção muda a medida em que os temporais vão acontecendo.
         Uma pessoa triste fala diferente de alguém que está alegre.
         Os salmos são um livro de todos os santos. Os salmos não apetecem a vida de um ímpio. O cristão quando lê um salmo e esse combina com a sua situação, ele se sente em sintonia com o salmista. Os salmos ensinam em alegria, temor, esperança e tristeza cada qual em pleno século XXI a pensar e a falar da mesma maneira que todos os santos pensaram e falaram. Nos salmos encontramos a nós mesmos, além do próprio Deus.
         Lutero disse que os salmos são “ginásio, campo de treinamento da fé”. Os salmos são uma escola apropriada, onde se aprende e se fortalece a fé e a boa consciência junto a Deus.
         Mesmo que haja inúmeros motivos para murmúrio, Deus nos convida a testemunhar que o seu amor dura para sempre.
         “A misericórdia de Deus dura para sempre” – Essa é uma exclamação, um testemunho cúltico da comunidade reunida no templo (1Cr 16.34; 2Cr 5.13; 7.3; Ed 3.11; Jr 33.11).
         Por Misericórdiahésed, entendemos “bondade, lealdade e amor”. Conforme a tradução grega pode significar “fazer o bem” ou “bom serviço”. Ou seja, “Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e o seu bom serviço dura para sempre”.
         “O bom serviço de Deus dura para sempre” – Olam – ou seja, em todos os tempos, sejam bons ou ruins. Talvez as pessoas que estão doentes não vejam o bom serviço de Deus nesse momento de doença, mas a esses Deus diz: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. ...quando sou fraco, então é que sou forte” (2Co 12.9,10).
         “Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e o seu bom serviço dura para sempre


M.S.T. Rev. Edson Ronaldo Tressmann

https://www.facebook.com/pages/Palestra-Na-Companhia-do-sucesso/1555786291310007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...