segunda-feira, 23 de março de 2015

Estão abertas as portas das justiça!

29/03/15
Domingo de Ramos
Sl 118.19-29; Zc 9.9-12; Fp 2.5-11; Mc 14.1-15.47
Tema: Estão abertas as portas da justiça!

      
           Cada porta traz em si algo misterioso. As pessoas são curiosas em saber o que há atrás das portas.      Havia um programa na TV brasileira cujo apresentador após contar o sonho do participante, pedia que as portas da esperança fossem abertas dizendo a seguinte frase: “Abram-se as portas da Esperança”.
         “Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas e renderei graças ao Senhor” (Sl 118.19)
         O que há por trás das portas da justiça? O que é “porta da justiça”?
         Nas portas eram resolvidos as principais questões. Só adentrava a porta quem já estava com sua situação resolvida ou por ser atendida.
         “Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas e renderei graças ao Senhor” (Sl 118.19). Deus abriu as portas da justiça em seu Filho Jesus. Jesus disse: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” (Jo 10.9).
         Quem poderá estar junto aos santos cantando de maneira alegre esse hino de agradecimento a Deus?
         De acordo com a tradição hebraica, “portas” significa prefeituras, escolas, sinagogas, tribunais e todas as instituições públicas onde se trata de assuntos comunitários e públicos (Pv 31.23). Assim, “Portas da justiça” pode ser tido como uma referência as paróquias onde se desenvolve publicamente os ofícios da cristandade: pregação, ensino, batismo, administração do sacramento, disciplina, consolo.
         Ao pedir para que as “Portas da justiça” lhe sejam abertas o salmista se refere aquilo que é tratado amplamente no novo testamento, ou seja, dá-me perdão dos pecados, graça e fé.   
         Pastores são chamados para abrir as “portas da justiça”, ou seja, exercer em lugar da comunidade cristã, o ofício das chaves, oferecendo as pessoas perdão dos pecados.
         É importante manter a igreja em atividade. No entanto, não como uma atividade humana, mas sim divina. A igreja é o lugar onde se proclama a Palavra de maneira correta, se administra os Sacramentos conforme a ordem divina. Afinal, pelos meios da Graça – Palavra e Sacramentos, é que se é dado o perdão dos pecados.
         “Esta é a porta do Senhor; por ela entrarão os justos” (Sl 118.20)
         Com essas palavras o salmista fala sobre culto. A verdadeira porta, o verdadeiro templo, o verdadeiro culto é realizado quando se louva a Deus pela salvação recebida: “Render-te-ei graças porque me acudiste e foste a minha salvação” (Sl 118.21). Infelizmente, muitas “portas da justiça” foram transformadas em portas da justiça pessoal. Há muitos que mesmo se confessando cristão, vivendo numa prática cristã, não reconhecem Jesus como seu salvador, assim, não se sentem acudidos e nem confessam Jesus como seu salvador.
         Mesmo que muitos adentrem na igreja, ninguém pertence a verdadeira comunidade dos santos sem que seja verdadeiramente crente, cristão. Quem não é crente, cristão não pertence a igreja cristã. Todo crente, todo cristão é aquele que crê em Jesus como sendo seu único e suficiente salvador. O cristão só se gloria de uma coisa – é santo e justo em Cristo (Dn 7.18,21,25,27). Infelizmente muitos que se dizem cristãos estão vendendo suas obras como obras santas.
         Quem crê é justo e santo e entra pela porta. Os judeus se gloriam de serem descendência de Abraão, de terem a lei, isso parecia lhes dar uma proximidade maior com Deus. No entanto, disse o salmista e é repetido no Novo testamento: “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular;” (Sl 118.22). Jesus foi humilhado mais do que todos os santos para que cada um de nós sejamos exaltados.
         O salmo 118 era bastante conhecido entre o povo de Israel. As palavras do versículo 25: “Oh! Salva-nos, Senhor, nós te pedimos; oh! Senhor, concede-nos prosperidade!” foram cantadas por ocasião da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. No domingo de Ramos ouvimos esse cântico.
         O povo clama: “Socorro, por favor, socorro”. Essas palavras são expressas por corações insistente, por pessoas que tentam convencer a Deus através da sua exclamação. E certos de que a salvação estava chegando o povo exclamava: “Bendito o que vem em nome do Senhor...” (Sl 118.26).
         As pessoas cantavam aleluia pela salvação que estava chegando. Cantar aleluia no final da quaresma, início da semana santa é ressaltar que a salvação enviada por Deus em seu Filho Jesus.
         Somente os crentes cantam: “bendito aquele que vem em nome do Senhor”. Esse hino nunca estará na boca de um ateu. São palavras da boca de um cristão. Nós somos abençoados por estarmos na casa de Deus, por termos adentrado nas “portas da justiça” e mais uma vez receber a certeza da salvação no perdão oferecido e dado por Jesus. E justamente por isso junto ao salmista e todo o povo de Deus podemos confessar: “Tu és o meu Deus, render-te-ei graças; tu és o meu Deus, quero exaltar-te” (Sl 118.28). Amém!


Rev. M.S.T. Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com
https://www.facebook.com/pages/Palestra-Na-Companhia-do-sucesso/1555786291310007


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...