segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Pedido de ano novo!

04/01/2015
2ºDomingo após Natal
Sl 119.97-104; 1Rs 3.4-15; Ef 1.3-14; Lc 2.40-52
Tema: Pedido para um novo ano!
  
         Deus disse: “O que você quer que eu lhe dê?” (1Rs 3.5).
         Imagine! Poder pedir a Deus o que quiser!
         Qual seria seu pedido?
         Quando iniciamos um novo ano, como é o nosso caso (2014- 2015), muitos são os pedidos. Todos os pedidos se resumem a um só: “Saúde e vida”. Sem saúde e sem vida não se pode fazer nada. É necessário saúde para ganhar dinheiro. É preciso saúde para gastar o dinheiro. É preciso saúde para fazer a tão sonhada viagem, faculdade, projeto de vida, etc.
         Querido povo de Deus o maravilhoso é saber pela Palavra do próprio Jesus que é possível pedir o que quiser ao Pai celestial. Jesus disse: “Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate” (Mt 7.7-8). Mas, porque Deus atende algumas orações e outras não?
         Antes de responder essa pergunta, é necessário olhar alguns aspectos do relato de 1Reis 3.4-15. Primeiro: Deus deu oportunidade a Salomão pedir o que quisesse e o mesmo aproveitou. Segundo: Salomão soube o que pedir e porque pedir. Terceiro: reconhecia que toda aquela situação era devido ao grande amor de Deus.
         Diariamente recebemos a oportunidade de Deus para pedir o que queremos. Quantas vezes aproveitamos as mesmas? Pode ser que estamos aproveitando todas as oportunidades e estamos constantemente nos ouvidos de Deus falando o que queremos. Mas, daí surge outra pergunta: Sabemos o que estamos pedindo?
         Deus não atende algumas orações pelo simples fato de que muitos estão pedindo coisas nocivas e vãs. Outras vezes, as nossas orações não passam de uma prescrição a Deus quanto ao tempo exato e a maneira como nos ajudar. Milhares de pessoas estão fazendo suas orações e acham que as mesmas serão atendidas devido à retribuição divina ao seu bom comportamento, ao seu dizimo, etc.
         O que pedir? Você sabe?
         Salomão nos dá uma bela lição sobre o que pedir a Deus em oração.
         Observe (1Rs 3.4-15) que Salomão não pediu vida longa. Não está preocupado com a saúde e a conquista das muitas bênçãos provenientes da saúde e da vida longa. Ao contrário, Salomão está preocupado em saber discernir entre o bem e o mal. Salomão faz o seguinte pedido: “Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo?” (1Rs 3.9).
         Esse pedido de Salomão pode ser resumido da seguinte maneira: “Salomão pede a Deus que saiba usar o conhecimento que possui para o bem daqueles que estavam sendo colocados sob a sua autoridade”. Em pleno século XXI pode-se dizer que “diploma muitos tem, mas usar seu conhecimento para o bem do próximo poucos fazem”.
         Salomão queria saber discernir. Uau, que pedido!
         Com os olhos discernimos as cores, as pessoas, etc. Com o ouvido discernimos as palavras, os sons, etc. Mesmo assim, muitas vezes cometemos equívocos e nos enganamos na percepção das pessoas, das cores, das palavras, dos sons, etc.
         Estamos iniciando um novo ano - 2015. Conseguimos discernir ou perceber os fatos que nos cercam?
         O pedido de Salomão é um belíssimo pedido para nós nesse novo ano. Andamos na velocidade da tecnologia e devido a tantas informações, inovações, agitação, milhares de pessoas já não conseguem discernir os fatos que as cercam. Salomão soube o que pedir, pois conhecia aquele a quem pedia em oração, por duas vezes disse: “...Tu sempre mostraste grande amor...continuaste a mostrar a ele o teu grande e constante amor...” (1Rs 3.6). Deus em Jesus mostrou e através de sua Palavra e Sacramentos continua mostrando o seu grande e constante amor para com cada pecador. Que na fé consigamos discernir e viver uma vida na graça de Deus.
         A percepção ou discernimento pode ser tido como um precioso Dom de Deus, (Dn 2.21). Por isso o salmista ora “Dá-me entendimento para que eu possa guardar a tua lei e cumpri-la de todo o coração” (Sl 119.34).
         Quais são nossos pedidos para esse novo ano?
         Dias atrás alguém me disse: “Se Deus me der saúde, o resto eu corro atrás”. As pessoas buscam e querem vida longa. Pedir por saúde revela o desejo de empurrar a morte à frente. Em sã consciência, as pessoas não querem morrer. As pessoas querem empurrar a morte para frente por meio de dietas, tratamentos, produtos farmacêuticos, aparelhos sofisticados para uma melhor saúde, planos de saúde, cirurgias de retirada de algum eventual intruso que possa acelerar ou antecipar a morte, etc. Não sou contra esses métodos. Também não sou daqueles que aceita a morte numa boa. No entanto, sem discernimento, para que viver?
         Salomão não pediu vida longa, pediu que durante os dias da sua vida, fossem quantos fossem, soubesse julgar com justiça e discernimento entre o bem e o mal. Salomão reconheceu que a sua vida só teria sentido se ele a vivesse conforme a orientação de Deus.
         Pessoas vivem suas vidas para tantas coisas. A vida é tão corrida que se esquece de viver os pequenos e bons momentos. Ano passado (2014), tivemos tantas oportunidades para servir a Deus, não aproveitamos. No entanto, mais um ano, mais uma vez o amor de Deus está sendo renovado por e para nós. Deus lhe diz: “O que você quer que eu lhe dê?” (1Rs 3.5).
         Discernimento! Esse é um bom pedido. Sem discernimento, passaremos mais um ano, sem aproveitar as coisas boas, principalmente às bênçãos de Deus, sendo que a maior de todas é a fé em Jesus, “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus”. (Ef 2.8). Amém!

Pr. M.S.T. Edson Ronaldo Tressmann

cristo_para_todos@hotmail.com

Um comentário:

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...