terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Deus vai além dos nossos projetos

4º Domingo no Advento – 21/12/2014
Sl 89.1-5; 2Sm 7.1-11,16; Rm 16.25-27; Lc 1.26-38
Tema: Deus vai além dos nossos projetos.

         Há um ditado popular que diz: De boas intenções o inferno está cheio. Esse ditado mostra que muitas atitudes são praticadas e mesmo que tenha sido feita com a melhor das intenções, acabaram causando enormes prejuízos.
         Quando se constata que a intenção, por melhor que tenha sido praticada causou prejuízos, o praticante se defende dizendo que “não tinha essa intenção”.
         O rei Davi estava atravessando um bom momento na sua vida e no seu reinado. Como são perigosos e tentadores os bons momentos da vida!
         De escondido em cavernas, protegido em seu palácio (2Sm 5). De tempos de guerra e lutas um tempo pacifico. Da dificuldade para o conforto. Davi observa que enquanto vive confortavelmente, a arca da aliança (sinal da presença de Deus) está guardada e protegida numa barraca. A arca da aliança se torna o alvo da preocupação do rei Davi.
         Davi está inquieto, afinal, a arca da aliança, objeto que mostra a presença Deus, não tem morada fixa. A arca da aliança não está guardada e protegida num lugar luxuoso.
         Davi reconhece que a situação a qual está vivendo, conforto, paz e segurança é obra de Deus (2Sm 16.1). Por gratidão, tem entre seus desejos a melhor das intenções. Davi procura a aprovação de Deus ao seu projeto, construir uma morada para Deus, e busca aprovação aconselhando-se com Natã.
         É comum as pessoas terem projetos, principalmente bons projetos. Mas, será que Deus aprova bons projetos? Bem, acredito que sim! Afinal, Deus quer que façamos o bem. No entanto, em muitas situações, Deus responde não aos nossos bons projetos.
         O projeto de Davi era bom. No entanto, a lição de Deus por intermédio do profeta Natã, é que Davi entendesse que o projeto de Deus, a salvação está na contramão da lógica humana.
         Deus reafirma para Davi que não é Davi quem iria construir uma casa para Deus, mas Deus iria edificar uma casa para Davi. E essa casa foi edificada definitivamente com a consumação da promessa, o envio de seu único Filho Jesus Cristo, por isso o anjo anunciou à Maria: “...Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará” (Lc 1.31-33)
         Entendo que há muitos e bons projetos, mas na sua maioria não passam de meros meios de barganha com Deus. No entanto, Deus age diferente conosco. Não aceita nossa barganha e diz não! O maior exemplo é o próprio Davi por ocasião de sua escolha como rei. Seu pai Jessé, apresentou todos os seus irmãos, eram mais fortes e poderiam ser rei, no entanto, Deus disse: “Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração” (1Sm 16.7).
         Alguns por meio de seus projetos buscam mostrar que Deus os aprova. Num primeiro momento foi isso que Natã disse a Davi: “faça tudo o que você quiser porque o Senhor está com você” (2Sm 73). Mas, naquela mesma noite, Natã recebeu a incumbência de Deus de responder não ao projeto de Davi. Deus não estava dizendo a pessoa de Davi, mas ao seu projeto.
         Davi precisava aprender a lição de que não somos nós que realizamos favores a Deus, mas é Ele quem realiza todos os favores por nós, “Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome” (Jo 15.16). Deus nos escolhe e acolhe em Jesus, e mesmo em nossas fraquezas e limitações realiza sua obra, realiza seu plano, salvar pessoas, por isso nos responde não em muitas situações, pois, “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco” (2Co 12.9).
         Sabendo que Deus cumpre todas suas promessas e diz não aos nossos projetos para privilegiar o seu plano de salvação, anunciemos com o salmista Etã: “Ó Senhor Deus, eu sempre cantarei a respeito do teu amor e anunciarei a tua fidelidade a todas as gerações. Sei que o teu amor dura para sempre e que a tua fidelidade é tão firme como o céu” (Sl 89.1,2). Amém!

Pr. M.S.T. Edson Ronaldo Tressmann

Cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...