segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O valor da luz!

O Batismo do Senhor 11/01/15
1º Domingo após Epifania
Sl 29; Gn 1.1-5; Rm 6.1-11; Mc 1.4-11
Tema: O valor da Luz!

         A cada leitura do relato da criação fico impressionado e maravilhado. Na medida em que se lê, ano após ano, se descobre um detalhe que passou despercebido na ultima leitura. O homem cobiçoso de ser o centro de todas as coisas, na verdade um status dado pelo próprio Deus que criou o homem a sua imagem e semelhança. Pena que devido após a queda em pecado, o homem buscou e busca ser o centro sem levar em consideração que todos os seres humanos são criaturas de Deus e que Deus é o principal, ele é o centro. Bem, mas, esse não é o nosso assunto nessa ocasião. Não se pode falar do sexto dia sem levar em consideração o primeiro dia. Sem o primeiro dia, acredite, a humanidade estaria fadada ao fracasso, a perdição. Sem a luz estaríamos na mais completa escuridão. Você conhece alguma consequência da escuridão?
No primeiro dia, Deus disse: “Que haja luz!” (Gn 1.3). 
         Por ocasião da criação da luz, destacarei duas consequências da escuridão. Com uma dessas a maioria das pessoas enfrentou ou enfrenta.
         Primeiro: Há algumas pessoas que sofrem de nictofobia. O que é? É o medo irracional da escuridão. Etimologicamente a palavra vem de Nixa deusa da noite” e Foboso deus do terror”. Muitas pessoas quando escurece ou se apaga a luz, aparece o medo. A nictofobia é também conhecida como escotofobia, acluofobia, ligofobia ou mictofobia. Essa doença ocorre geralmente em crianças, mas pode continuar na fase adulta se não for tratada a tempo corretamente. Quem sofre dessa doença, vive um pesadelo diário mesmo com olhos abertos. Quem sofre dessa doença tem a escuridão como inimiga da razão. Todos os medos, mesmo que não sejam reais, não são aliviados de nenhuma maneira.
         Antropólogos dizem que os primeiros seres humanos não tiveram esse medo. Na medida em que as gerações passaram, o DNA das pessoas se recebeu a noção de que durante a noite acontecem coisas ruins. O medo faz com que as pessoas criem a fantasia de que os animais selvagens atacam somente à noite, bem como os ladrões, os assassinos, etc. Ao longo da história o homem tem lutado para afastar a escuridão e todos os seus perigos.
  A segunda consequência da escuridão pode causar sérios distúrbios neurológicos e físicos. Exemplo disse está na Finlândia. Todos os anos os finlandeses enfrentam um longo período de escuridão entre meados de novembro até a metade de janeiro. Há regiões no norte da Finlândia em que nesse período há apenas 56 minutos de luz do sol por dia. Na região mais ao sul há 6 horas de claridade por dia. Nesses dias de pouca luz solar, os finlandeses perdem as forças físicas, se sentem cansados e desanimados. Milhares de filandeses iniciam um processo de depressão desastroso. Essa depressão é conhecida como efeito Kaamos que em português significa “noite polar”.
         Na escuridão, sem a luz do sol, é difícil acordar cedo, ter ânimo. É difícil manter a atenção e o foco. O mês de dezembro para os finlandeses é um mês para se admirar as luzes e enfeites de natal para aliviar a tensão causada pela escuridão. O pior é quando se volta à rotina por volta do dia 07 de janeiro. Na escuridão, o corpo não reage e está sempre recebendo a mensagem para diminuir o ritmo e descansar mais.
         A boa notícia nesse momento é que os finlandeses estão começando a se alegrar, pois já se está praticamente em meados de janeiro e os dias vão ficar mais longos e terão alguma luz novamente.
         Acredito que quando fiz a pergunta: Você conhece alguma consequência da escuridão? Você logo tenha pensado apenas na falta da internet, da geladeira, etc.
         Quando no primeiro dia, Deus disse: “Que haja luz!” (Gn 1.3), ele criou a luz por saber os tristes efeitos da escuridão. Todos, indiscriminadamente necessitamos da luz! Para que?
         Sem luz não há vida.
         Quão maravilhoso é lembrar-se do criador da luz, da importância e necessidade da luz e da vida por ocasião desse culto. Hoje é o primeiro domingo após epifania. Epifania é a manifestação da luz ao mundo.
         Sem a luz que é Cristo milhares de pessoas enfrenta uma escuridão que as conduz a uma escuridão pior ainda, a perdição eterna. E para evitar essa terrível escuridão é que o evangelho anuncia: “...que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte. Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele para termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova” (Rm 6.3b-4).
         No primeiro dia, Deus disse: “Que haja luz!” (Gn 1.3). Deus venceu a escuridão criando a luz. Com a queda em pecado, outra escuridão caiu sob o mundo e sob as pessoas. E para vencer essa escuridão, Deus enviou seu Filho Jesus que disse: “...Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12).
         Jesus é a luz do mundo, mas infelizmente, milhares de pessoas estão doentes, tanto por medo da escuridão e deprimidas por causa da escuridão. A cura para essa doença está no evangelho, mas infelizmente muitos, “...não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é” (2Co 4.4).  

         Epifania é tempo de manifestação da luz. A luz da estrela guiou os magos até Jesus. O ponto não é a luz da estrela, mas para onde a luz aponta. Conforme o texto de Apocalipse 1.20, as estrelas que apontam para Jesus Cristo são os pastores. Mas, infelizmente, muitos cobertos pela cobiça do narcisismo, ou seja, apaixonados por si mesmos, apontam para si e esquecem de que sua função é apontar para Cristo. Assim, a luz que é Jesus é ofuscada. Outras vezes, as pessoas andam na escuridão por não verem a luz de Jesus Cristo brilhando e iluminando a vida do cristão. Muitos cristãos vivem como se fossem pessoas desse mundo vivendo na escuridão do pecado.
         Deus nos concede a graça de vivenciarmos mais uma epifania. Nessa epifania mais uma vez manifesta a sua luz, a luz do evangelho para que as pessoas “...conheçam a verdade e sejam salvas” (1Tm 2.4). Pelo evangelho trazido a nós pela pregação e pelo batismo ouvimos a voz de Deus que diz: “Tu és o meu filho querido...” (Mc 1.11). Só na luz que é Jesus Cristo estaremos na luz! Amém!

Pr. M.S.T. Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...