terça-feira, 30 de setembro de 2014

Perseguição de fora e de dentro

17º Domingo após Pentecostes – 05/10/14
Sl 80.7-19; Is 5.1-7; Fp 3.4-14; Mt 21.33-46
Tema: Perseguição de fora e de dentro

         O texto de Provérbios 22.6 recomenda: “Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele”. 
         Na carta de Paulo aos Filipenses, em especial 3. 4 – 14, podemos ver no que a educação religiosa inadequada pode acarretar. A educação religiosa de Paulo foi zelosa a ponto de leva-lo a cometer assassinatos, prender pessoas inocentes e aterrorizar a vida de muitos.
         Quando acontece alguma tragédia ouvimos o comentário: “o que falta é uma religião!Será realmente a falta de uma religião?
         Sem querer desestimular ninguém, mas é necessário que pensemos de fato se é simplesmente a falta de uma religião que leva pessoas a cometerem atrocidades. O maior exemplo foi Saulo. Um jovem educado religiosamente, mas, como ele mesmo disse: “...era tão fanático, que persegui a Igreja....” (Fp 3.6).
         Podemos dar graças a Deus por vivermos num país livre civilmente na questão religiosa. Infelizmente muitas pessoas, milhares, sofrem pela perseguição religiosa. Segundo dados do Instituto Internacional de liberdade Religiosa (International Institute of Religious Freedom – RIFI) que conta com atuação de profissionais de diferentes países, a perguição religiosa seja por pressão ou até mesmo pela violência está intensificada em 50 países. Cerca de cem milhões (100) de cristãos são perseguidos. Cem (100) indivíduos perdem sua vida a cada mês em razão de sua fé em Jesus Cristo.
         A maior fonte de perseguição em 2013 foi o extremismo islâmico. Os fanáticos acabam distorcendo a religiosidade e por excessivo zelo acabam maculando a imagem religiosa. Dos 50 países listados abaixo, 36 são perseguidos pelos fanáticos islâmicos, principalmente na África. Em 2014 essa perseguição continua aumentando, principalmente na África.
         A lista dos 50 países são: 1. Coreia do Norte; 2. Somália; 3. Síria; 4. Iraque; 5. Afeganistão; 6. Arábia Saudita; 7. Maldivas; 8. Paquistão; 9. Irã; 10. Iêmen; 11. Sudão; 12. Eritreia; 13. Líbia; 14. Nigéria; 15. Uzbequistão; 16. República Centro-Africana; 17. Etiópia; 18. Vietnã; 19. Catar; 20. Turcomenistão; 21. Laos; 22. Egito; 23. Mianmar; 24. Brunei; 25. Colômbia; 26. Jordânia; 27. Omã; 28. Índia; 29. Sri Lanka; 30. Tunísia; 31. Butão; 32. Argélia; 33. Mali; 34. Territórios Palestinos; 35. Emirados Árabes Unidos; 36. Mauritânia; 37. China; 38. Kuwait; 39. Cazaquistão; 40. Malásia; 41. Bahrein; 42. Comores; 43. Quênia; 44. Marrocos; 45. Tajiquistão; 46. Djibuti; 47. Indonésia; 48. Bangladesh; 49. Tanzânia; 50. Níger. (os países destacados em cor azul fazem parte da lista de visitantes do blog http://sermoescristoparatodos.blogspot.com Oro a Deus para que sua Palavra anunciada pelo Blog tenha feito uma grande diferença na vida desses e de tantos outros cristãos. Só em ter recebido a visita de um desses cristãos perseguidos já valeu a pena toda a dedicação a esse trabalho).
         Entre esses 50 países, os 10 países mais hostis aos cristãos por causa de sérios problemas em seus governos são: Somália, Síria, Iraque, Afeganistão, Paquistão, Iêmen, Coreia do Norte, Arábia Saudita, Maldivas e Irã.
         Ser cristão em qualquer um desses países é prova de resistência. Os cristãos são atualmente o grupo religioso mais perseguido do mundo.
         Diante das tragédias não basta dizer que o que está faltando à determinada pessoa é religiosidade. Infelizmente, há um exacerbado fanatismo, assim como houve com Saulo transformado por Deus em Paulo.
         Sabemos da perseguição fora da igreja, mas será que dentro da própria igreja há perseguição? Dias atrás li que se os cristãos parassem de se atacar mutuamente, o cristianismo seria mais bem visto e compreendido. Na verdade, apontar possíveis erros de outras denominações cristãs e não cristãs não pode ser caracterizado perseguição. Afinal, se assim fosse, Saulo teria deixado de perseguir os cristãos e teria passado a perseguir como Paulo o judaísmo.
         Apontar os erros faz parte do amor cristão. No entanto, não posso me tornar um fanático e anunciar que quem não faz parte da minha denominação religiosa está destinado ao inferno. Precisamos ter e manter o equilíbrio.
       A maior perseguição que o cristianismo sofre internamente é quando se deixa de reconhecer salvo em Cristo e passa-se a buscar a salvação através de ações, omissões, flagelação, sacrifícios, etc.
         O apóstolo Paulo ensina que a salvação é por graça e sem nenhum merecimento humano: “Portanto, a promessa de Deus depende da fé, a fim de que a promessa seja garantida como presente de Deus a todos os descendentes de Abraão. Ela não é somente para os que obedecem à lei, mas também para os que crêem em Deus como Abraão creu, pois ele é pai espiritual de todos nós” (Rm 4.16). A salvação se dá através da fé, não em função das boas qualidades que acompanham a fé. Foi Jesus Cristo quem redimiu o mundo, fez e sofreu tudo aquilo que as pessoas precisavam fazer e sofrer. Jesus realizou e sofreu por nós.
         Não fazemos nada, absolutamente nada para nossa salvação. Cristo já fez e realizou tudo por nós. Paulo anuncia aos Filipenses: “...considero tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Jesus Cristo, o meu Senhor. Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo e estar unido com ele. Eu já não procuro mais ser aceito por Deus por causa da minha obediência à lei. Pois agora é por meio da minha fé em Cristo que eu sou aceito; essa aceitação vem de Deus e se baseia na fé” (Fp 3.8-9). Somos justos diante de Deus por causa da justiça de Jesus Cristo.
         Educar a criança no caminho em que deve andar é evitar o fanatismo religioso. É evitar os supostos meios de se alcançar aquilo que por Jesus Cristo já foi alcançado e nos é dado gratuitamente.
         Permaneçamos firmes na fé, pois, a perseguição acontece dentro da congregação quando a mesma começa a colocar como requisito de salvação obras e sacrifícios. Mesmo na igreja cristã não somos ainda perfeitos, continuamos nossa corrida, e será assim até a linha de chegada. Para que essa corrida não seja em vão, “conservemos nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa” (Hb 12.2). 

Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...