segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Deus guardará o coração e a mente de vocês!

18º Domingo após Pentecostes – 12/10/2014
Sl 23; Is 25.6-9; Fp 4.4-13; Mt 22.1-14
Tema: Deus guardará o coração e a mente de vocês!

         Com certeza você já ouviu ou disse a seguinte frase: “Política, futebol e religião não se discute”. 
         Já sabemos quais serão os dois candidatos que irão ao segundo turno para disputa a presidência do Brasil. Já imaginaram se eles não discutirem seus planos de governo? Se as pessoas não discutirem suas ideias políticas?
         O título do campeonato brasileiro ainda está sendo disputado, mesmo que muitos afirmem que o Cruzeiro, atual líder, 9 pontos a frente do segundo colocado, virtualmente é o campeão. A disputa é pauta das nossas mais calorosas discussões.
         O assunto igreja, fé, é o mais controverso e sempre é deixado para outro momento. Por ora se está com pressa, em outro momento se está atarefado, etc.
         É saudável discutir religião? Qual é a sua opinião sobre a discussão em torno da fé?
         A bênção transmitida aos filipenses: “E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus” (Fp 4.7) nos dá uma bela lição em torno da nossa convicção de fé.
         “A Paz de Deus” – Após a queda em pecado, a situação do ser humano era de inimizade com Deus. Essa inimizade com Deus não pôde nem pode ser resolvida pelo ser humano. Deus em seu amor e misericórdia veio ao nosso encontro em Jesus, e Jesus é a nossa paz com Deus. Jesus Cristo é o mediador da paz. A paz com Deus é obtida e mantida na comunhão com Jesus Cristo (Jo 16.33; Fp 4.7; 1Pe 5.14).
         Essa paz com Deus, recebida gratuitamente pela fé, o diabo, inimigo de Deus, de todas as maneiras quer tirar de nós. Somos constantemente tentados a abandonar a fé em Jesus e nos apegar aos mais variados rituais e supostos meios de salvação. Assim, ao anunciar: “...guardará o coração e a mente de vocês...” o apóstolo Paulo diz que a disposição, a atitude, o ponto de vista da fé só pode ser guardado por Deus.
         A palavra Mente significa capacidade de julgar, entendimento (2Ts 2.12), inclusive entendimento religioso. Ao dizer “...Guardará a nossa mente...” Paulo quer dizer protegido dos falsos mestres que são instrumentos do diabo e que querem afastar os que estão em paz com Deus da verdadeira paz que é Jesus.
         Os falsos mestres estão corruptos em seu discernimento religioso e querem corromper o discernimento religioso das pessoas. Os falsos mestres não merecem confiança em matéria de religião cristã (2Tm 3.8; 1Tm 6.5).
         O apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos anuncia que somos escravos no nosso entendimento da lei de Deus (Rm 7.25). Por nós mesmos, pelas nossas realizações, não conseguimos nos ver livres e em paz com Deus. A consciência perante a lei de Deus nos acusa veementemente. Mas, infelizmente para muitos, “... religião não se discute”.
         Mesmo que as pessoas não querem discutir religião, e o diabo fazer festa em suas mentes e vidas, a oração paulina: “E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus” (Fp 4.7), mostra o quanto à discussão em torno da fé é necessária e urgente.
         O entendimento, a fé, é um precioso dom de Deus! Por entendimento, por fé, se diz reconhecer a verdade religiosa. A qual segundo o apostolo João, é Jesus (1Jo 5.20).
         Ao abençoar dizendo: “... guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus” (Fp 4.7) o apóstolo Paulo deixa claro que nosso entendimento, nossa fé, pode ser corrompida (2Co 11.3); nosso entendimento pode ser endurecido (2Co 3.14); corremos o risco de nos tornar cegos (2Co 4.4); nosso entendimento pode ser retirado de Cristo e colocado em outros meios (2Co 10.5).
         “E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus” (Fp 4.7), quer nos estimular a viver na verdadeira alegria, “paz com Deus”. Quer nos estimular a viver na verdadeira felicidade “guardados da falta de fé”. Quer nos estimular a viver a vida plena, “unidos em Cristo Jesus”.
         Sabemos que mesmo com as discussões políticas há milhares de eleitores enganados. Imaginem sem discussão política!? O mesmo ocorre na questão religiosa. Se os que possuem e certeza da paz com Deus não testemunharem sua fé, sua convicção, o que será daqueles que nunca ouvirem esse testemunho?
       O nosso testemunho não visa encher nossa congregação de pessoas, não visa sairmos vitoriosos da discussão. A discussão em torno da fé visa à salvação das pessoas. Deus em seu amor e misericórdia continua fazendo o convite para que na fé pessoas estejam em paz e unidos com ele.
         Continuemos nossa discussão em torno da convicção da nossa fé, Jesus. Que nessa discussão saia ganhando aquele que será alvo do nosso testemunho. Amém! 






Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Um comentário:

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...