terça-feira, 6 de maio de 2014

O coração pastoral de Deus

4º Domingo de Páscoa - 11/05/2014
Sl 23; At 2. 19 – 25; 1Pe 2. 19 – 25; Jo 10. 1 - 10
Tema: O coração pastoral de Deus.
 
         As quatro leituras bíblicas apresentam um tema comum: o bom pastor. O quarto Domingo de Páscoa é o domingo do bom Pastor.
          O pastor tinha a função de conduzir as ovelhas, era o cuidador das ovelhas.  Conforme o evangelho de João 10. 1 – 6, o cuidado do pastor envolvia estar presente dia e noite. O pastor conhece todas suas ovelhas.
         O cuidado do pastor era essencial, pois mesmo que houvesse abrigos fechados, os perigos eram constantes. As ovelhas eram alvos de ladrões e de animais selvagens. As ovelhas corriam o risco de ataque de um leão, leopardo, urso, lobo, hiena, chacal, serpente e escorpião. Para cuidar das ovelhas a única arma de defesa era um porrete. E para exercer sua função de cuidador, o pastor usa um cajado. O cajado era usado para levantar as ovelhas caídas e orientar as desorientadas.  
         Podemos observar que duas características são fundamentais para um pastor: orientação e proteção.
         Por intermédio do profeta Jeremias, Deus prometeu enviar ao povo um pastor segundo o seu coração (Jr 3.15). Esse pastor é apresentado pelas palavras do salmo 23.
         O pastor segundo o coração de Deus, segundo o salmista é cuidadoso e protetor. Ele conduz suas ovelhas para as melhores pastagens, restaura suas forças providenciando a melhor comida.
         A imagem do pastor de ovelha está tão intimamente relacionada a Deus que os primeiros a ouvirem a notícia do nascimento de Jesus foram justamente os pastores que estavam cuidando do rebanho. O pastor conforme o coração de Deus, que fora enviado para salvar seu rebanho foi revelado a simples pastores que estavam cuidando do seu rebanho. O pastor segundo o coração de Deus havia nascido e anos mais tarde disse sobre si mesmo: “Eu sou o Bom Pastor”.
          Jesus garante que é o Bom Pastor. Ele é o pastor conforme o coração amoroso de Deus. Aqui está uma diferença fundamental. Jesus foi enviado conforme o coração de Deus. E conforme o coração de Deus, ele é mais que amigo dos pequenos, dos humildes, dos marginalizados, o fundamental é que ele veio dar a sua vida para salvar a vida das suas ovelhas, conforme os vv.11, 15, 17, 18.
         Uma diferença que faz toda a diferença. Afinal, Jesus dá a vida para que as ovelhas tenham a verdadeira vida. Nessa verdadeira vida está a orientação e proteção de Deus.
         O quarto domingo de páscoa é o domingo onde somos convidados a confiar no bom pastor Jesus. Ele quer curar nossas feridas abertas pelo pecado com seu perdão.
         Nesse quarto domingo de páscoa conhecemos o bom pastor Jesus que foi enviado segundo o propósito do Pai. Conhecer Jesus é conhecer o Pai. Conhecer o Bom Pastor Jesus, é conhecer nosso Deus. Um Deus amoroso e misericordioso.
         O Evangelho de João 10. 1-10 apresenta a maneira de como Jesus exerceu e exerce seu pastoreio. Ele se comunica conosco, nos conhece e nos guia.
         A fala do bom pastor Jesus é um convite para que entremos no curral pela porta. A porta é Jesus (Jo 10.9). Somos salvos por Jesus. Jesus é o pastor que abre a porta, entra e pede passagem pela porta e é a própria porta. Nada depende das ovelhas. Tudo é realizado pelo bom pastor Jesus. O povo de Israel, ovelhas de Jesus, assim como nós, recebemos a boa noticia: “...Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu” (Is 43.1). Jesus, o pastor conforme o coração de Deus garante: “...ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora...” (Jo 10. 3).
         Jesus conhece cada uma de suas ovelhas. Conhecer pelo nome quer dizer que tem intimidade conosco. Essa intimidade iniciada pelo batismo e continuada pela pregação e sacramento do altar.
         O bom pastor caminha a nossa frente como nosso guia. Diante de qualquer ataque somos defendidos. Qualquer caminho perigoso, ele nos guia por outros caminhos para que não sejamos desviados do verdadeiro caminho.
         Muitas pessoas não conseguem entender a imagem do pastor. Você consegue entender a imagem do bom pastor?
         Não se envergonhe! Inicialmente os discípulos também não conseguiram.
         E se naquela época já fora difícil a compreensão da imagem do verdadeiro pastor, imaginem hoje, onde o mundo em que vivemos está em processo acelerado de urbanização. Mas, é justamente para esse mundo urbano, onde pessoas vivem isoladas em si mesmas, não confiam mais uma nas outras, Jesus garante que é o bom pastor. Um pastor que protege e orienta.
         Apenas creia no que disse Jesus: “...eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa” (Jo 10.10).
 

Edson Ronaldo Tressmann
 
Bibliografia:
Enciclopédia Ilustrada da Bíblia. São Paulo, Paulinas, 1987. pp. 259

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...