domingo, 25 de maio de 2014

Encorajamento para vigilância, sobriedade e humildade.

JUNHO 2014
Parabéns IELB: 110 anos alimentada na fonte de água viva!
01 de junho de 2014
7º Domingo de Páscoa
Sl 68. 1 – 10; At 1. 12 – 26; 1Pe 4. 12 – 19; 5. 6 – 11; Jo 17. 1 - 11
Encorajamento para a vigilância, sobriedade e humildade.
         Mês de junho é um mês de festa e comemoração na IELB. Nesse ano de 2014 estamos comemorando 110 anos de fundação em terras brasileiras.
         Seja por ocasião de festa e comemoração, ou por motivação da epístola de Pedro aos cristãos dispersos, estando próximos do fim dos tempos, precisamos de encorajamento para vigilância, sobriedade e humildade para manter nosso olhar fixo no foco.
         O apóstolo Pedro em sua primeira carta escrita aos cristãos dispersos pela região do Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, busca alertá-los e encorajá-los já que a volta de Jesus era iminente naqueles dias.
         O alerta do apóstolo Pedro quanto à sobriedade e vigilância se devia ao fato de que as atrações da mitologia serem tão sutis a ponto de afastar os cristãos da fé em Jesus Cristo.
         Essa recomendação continua sendo importante e necessária para nós, cristãos do século XXI. Afinal, em meio a tantas comemorações, as atrações mitológicas, astrológicas, etc, podem nos conduzir ao esquecimento de que Jesus voltará. Vivemos num estágio onde o foco está voltado apenas as coisas divertidas e fantasiosas desse mundo.
         Pedro, o apóstolo, aconselha: “sejam sóbrios e vigilantes”.
         Junho é um mês onde comemoramos e louvamos a Deus pelas ricas bênçãos derramadas sobre a IELB pelos seus 110 anos de fundação em terras brasileiras. Em mês de festa, é necessário ressaltar que só nos é possível comemorar 110 anos por bebermos constantemente da e na fonte de água viva. Nessa fonte, Jesus, a água viva, o Espírito Santo, quer continuar me alimentando e conduzindo. Por isso, sejamos sóbrios, vigilantes e humildes.
         O apóstolo Pedro em sua primeira carta deseja animar os cristãos dispersos para que não percam o foco diante da iminente volta de Jesus. Esse mesmo ânimo o apóstolo Pedro deseja transmitir a IELB que está dispersa por esse imenso Brasil composto por vários Brasis.
         Mas, será que a IELB, comemorando 110 anos, precisa ser animada para não perder o foco?
         Com certeza!
         Em minha humilde opinião, a IELB está navegando com três tipos de passageiros a bordo.
         - o passageiro Pessimista. “Vamos morrer, vamos acabar tendo que fechar as portas”.
         - o passageiro Otimista. Àquele que fala para os pessimistas que “tudo vai dar certo”.
         - e há também os passageiros Entusiasmados. Àqueles que “ajeitam as velas”, os que procuram agir para que o barco continue navegando.
         sejam sóbrios e vigilantes”.
         O termo “vigilante” na primeira epístola de Pedro vem do termo grego “gregoreo” que significa “levantar, movimentar”.
         Chamar os cristãos a vigilância, o apóstolo Pedro os convida a estarem em movimento, tanto no perigo como na oportunidade, conforme os textos de Mt 24.42; 25.13; 26.41; 1Co 16.13; Cl 4.2; Ap 3.2-3; 16.15.
         sejam sóbrios e vigilantes”.
         Estar sóbrio” significa “estar em completa clareza mental”.
         Sobriedade” de acordo com a primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses (5. 6-8), é um estado de alerta necessário, levando em conta a segunda vinda de Cristo. Na segunda carta ao pastor Timóteo, (2Tm 4.5), a “sobriedade” é clareza mental capaz de resistir às atrações sutis da mitologia capazes de desviar o jovem pastor da fé.
         O apóstolo Pedro, ao aconselhar à “sobriedade”, leva em conta à atitude mental apropriada para a vinda iminente de Jesus (1.13), e para oração no tempo do fim (4.7). A “sobriedade” é necessária, pois o fim dos tempos é marcado pela hostilidade feroz do diabo.
         O diabo quer impedir o serviço, a atuação da igreja no mundo. Enquanto Deus, através da congregação local, atua pelos meios da graça oferecendo e dando perdão, o diabo busca devorar as pessoas em seu desespero e sofrimento. Ele busca cegar o entendimento dos incrédulos, para que a luz do evangelho não resplandeça sobre essas pessoas, (2Co 4.4). O maior intento do “leão” com “l” minúsculo é devorar sua presa.
         Como resistir aos ataques do diabo e não ser devorado?
         Conservemos nossos olhos fixos em Jesus...” (Hb 12.2).
         Para manter os cristãos focados em Jesus o apóstolo Pedro convida: “sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus...” (1Pe 5.6).
         Humilhar-se” origina-se do verbo “tapeinos” e recebe o sentido de “estar em baixo”.
         Se olharmos esse convite de maneira antropocêntrica, “estar por baixo” será considerado algo vergonhoso, humilhante.
         Mas, de acordo com o Novo Testamento e a visão teocêntrica, a maneira correta de olhar para esse convite, “estar em baixo”, descreve a vida do homem que têm um relacionamento com Deus.
         Estar em baixo da poderosa mão de Deus” é viver na certeza de que o “leão” não será capaz de nos devorar, afinal, Jesus é o “Leão” com “L” maiúsculo que venceu e o livro abrirá (Ap 5.5).
         O apóstolo Pedro sabe que os cristãos a quem escreve a carta passarão por tempos difíceis. Para vencer esses tempos difíceis, o apóstolo os convida a serem vigilantes e sóbrios, a serem humildes debaixo das mãos poderosas de Deus e continuarem entusiasmados na obra do Senhor.
        Ainda vivemos tempos difíceis. Facilmente podemos nos encantar pelas fascinações desse mundo. Facilmente podemos perder o foco de nossas comemorações. No entanto, a água viva, o Espírito Santo continua nos alimentando na e da fonte para que alimentados possamos continuar sóbrios, vigilantes e humildes. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...