segunda-feira, 19 de maio de 2014

Não vou deixá-los abandonados... (Jo 14.18)

6º Domingo de Páscoa – 25/05/2014
Sl 66. 8 – 20; At 17. 16 – 31; 1Pe 3. 13 – 22; Jo 14. 15 - 21
Tema: Não vou deixá-los abandonados... (Jo 14. 18)
 
         Jesus havia chamado cada um dos seus discípulos. Durante três anos e meio Jesus cuidou de todos os detalhes para que os discípulos tivessem crescimento espiritual. Jesus os ensinou através de sermões, parábolas, orações, sinais milagrosos e exortações. Mas, chegou o momento de prepará-los para a despedida.
         A despedida traz consigo sentimento de incerteza e preocupação. Principalmente quando somos dependentes daquele que está se despedindo.
         O sentimento de incerteza e preocupação pode ser observado nos discípulos diante da promessa feita por Jesus de que não os deixaria orfãos, ou seja, abandonados.
         Jesus promete: “Não vou deixá-los abandonados (Jo 14. 18).
         Inúmeras são as situações no dia-a-dia em que nos sentimos sozinhos e abandonados. Se essa for a tua situação nesse momento, ouça a promessa de Jesus: Não vou deixá-los abandonados (Jo 14. 18).
         Essa promessa mostra que Jesus não quer nos deixar órfãos. Ele sabe que precisamos de Sua presença. O Pai havia planejado que Jesus Cristo, fisicamente, não ficaria nesse mundo. Mas, para que não houvesse e nem haja desespero, Jesus promete enviar o Espírito Santo.
         Podemos dizer que estamos vivendo o tempo do Espírito Santo. O Espírito Santo age através da pregação da Palavra e Batismo  para que creiamos na obra salvadora de Jesus. A ação do Espírito Santo não visa promover a si mesmo ou a pessoa que supostamente tem dons, seu único objetivo é promover e glorificar Jesus Cristo.
         O Evangelho de João 14. 15 – 21 transmite a promessa de que Jesus não nos deixará órfãos, nos envará o Espírito Santo. Jesus garante que: “pedirá ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador,...” (Jo 14. 16). Esse Auxiliador é “...o Espírito da verdade,...” (Jo 14.16) e sua missão é “...ficar conosco para sempre...” (Jo 14.16).
         Além de ficar conosco, Jesus garante que o Espírito Santo “...habitará em nós e estará em nós” (Jo 14. 17).
         Receber a notícia de que somos “...templo do Espírito Santo,...” e que o Espírito Santo “vive em nós...” (1Co 6.19) e que pelo seu poder podemos dizer que “...Jesus é Senhor,” (1Co 12.3) é maravilhoso e nos enche de consolo e certeza.
         Jesus não quer nos deixar abandonados.
        Não estamos abandonados! O Espírito Santo, a água viva, nos alimenta pela pregação da Palavra e através do corpo e sangue de Jesus dados com e sob o pão e o vinho assim como Cristo instituiu para nos confortar, consolar e manter firmes na fé em Jesus.
         Não estamos abandonados! Jesus prometeu e cumpre suas promessas. Pelo Espírito Santo vivemos na certeza da sua companhia até o dia em que Jesus voltará. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Bibliografia:
Trecho do livro “O Pão da Palavra – Volume 3” de monsenhor Jonas Abib.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...