segunda-feira, 2 de junho de 2014

Vivendo o pentecoste hoje.

JUNHO 2014
Parabéns IELB: 110 anos alimentada na fonte de água viva!
Dia de Pentecostes – 08/06/2014
Sl 25. 1 – 15; Nm 11. 24 – 30; At 2. 1 – 21; Jo 7. 37 – 39
 
         Mês de junho é um mês de festa e comemoração na IELB. Nesse ano de 2014 estamos comemorando 110 anos de fundação em terras brasileiras.
        O que dizer por ocasião de aniversário de uma igreja?
         Podemos dizer que a IELB completa 110 anos por sempre ter sido alimentada na água viva. Água viva é o tema do dia de Pentecostes.
         Conforme o texto de João 7.37,39, a água viva é o Espírito Santo. Água viva que alimenta a sede espiritual.
         Se água viva é o Espírito Santo, a pergunta passa a ser: Quem é o Espírito Santo? 
         Observando a história da igreja cristã notamos que houve três períodos distintos com respeito à pessoa do Espírito Santo.
1º) O tempo da negligência benigna 1º ao 4º século, não era assunto prioritário.
2º) - 4º Século: preocupação com a pessoa. É ou não uma criatura?
3º)preocupação com modo de origem5º ao 15º século. Qual é a relação dentro da trindade entre Pai e Filho?
        
                 Nós, cristãos do século XXI, estamos inseridos na geração pós século XVI, e há pouco ou até mesmo ênfase distorcida sobre a questão do Espírito Santo.
1) - quem converte é a vontade humana. Eu decido. (arminianismo)
2) – O Espírito Santo vem a nós pela experiência religiosa. (misticismo)
3) -  A fé precisa ser demonstrável. (Racionalismo)
4) -  Alcançamos níveis de santificação. Hoje eu preciso ser melhor que ontem. (Perfeccionismo)
5) -  O Espírito Santo é livre para agir. Até mesmo fora da Palavra. (Pietismo)
6) - Vale a minha convicção. O critério é a experiência pessoal. (Subjetivismo)
         Confessamos com a Igreja Cristã espalhada por todo o mundo que o Espírito Santo é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade. No entanto, a grande questão em torno do Espírito Santo é justamente qual é sua obra? A falta de clareza a essa questão é que gera inúmeras dúvidas e distorções sobre o mesmo.
         A julgar pelo texto de Atos 2. 1 – 21 pode-se responder que a obra do Espírito Santo são os prodígios, os sinais. Olha-se apenas para os prodígios e sinais, e esquece-se da verdadeira obra do Espírito Santo.
         É urgente e necessário que se ressalte que o objetivo de Deus sempre foi e continua sendo se tornar reconhecível ao homem. Por esse motivo a primeira preocupação do Espírito Santo é trazer Deus ao homem e o homem a Deus.
         Sendo esse o objetivo de Deus, podemos responder com muita convicção que Deus empregou dois artifícios centrados no Espírito Santo para sustentar e fortalecer seu povo diante da ameaça de desastre espiritual. Primeiro artificio foi a voz dos seus profetas (Ez 2.2; 8.3; Mq 3.8). O segundo artificio foi a constante promessa de um Redentor, enviado pelo Espírito, pregando no Espírito e realizando atos de graça e glória pelo Espírito (Is 48.16,17; 61. 1 – 4). Essa ação é vista no dia de pentecostes.
         O maravilhoso milagre apresentado por Lucas no livro de Atos pode ser visto ainda em nossos dias. O registro do nascimento da igreja com a conversão de 3 mil pessoas nos deixa impressionado. Desejamos que esse evento aconteça em nossos dias. No entanto, precisamos recordar que ainda hoje o Espírito Santo cumpre com o objetivo de trazer Deus a nós e nos conduzir a Deus. O Espírito Santo age pelos meios da graça: Palavra, Batismo e Santa Ceia. Cada vez em que a Palavra de Deus é pregada clara e puramente e o santo batismo administrado conforme a ordem e instituição de Jesus vivemos o evento do pentecostes, pois sentimos a descida do Espírito Santo.
         Quando se fala sobre Espírito Santo, logo se pensa nos variados dons (Rm 12; 1Co 12, etc). Mas, o Novo Testamento fala de um único dom, Rm 6.23; Ef 2. 8 – 9; At 2.38. O Dom é o Espírito Santo. Do Espírito Santo há todos outros dons.

         ...do seu interior fluirão rios de água viva” (v. 38).
         Assim como os rios nos dão água eles não produzem água. As águas é que produzem o rio. Se de nosso interior flui rios de água viva, não somos nós que a produzimos, a água viva é que faz jorrar e molhar os que estão ao nosso redor.
         A IELB pode comemorar 110 anos por estar constantemente alimentada pela água viva. Água viva derramada sobre nós pela pregação da Palavra e pelo santo batismo. Água viva derramada sobre outros por manter-se fiel à proclamação da Palavra de Deus.
         No contexto eclesiástico no qual estamos inseridos, somos acusados por outros de sermos uma igreja fria. Essa frieza é uma acusação de que não temos o Espírito Santo. Afinal, cadê as curas, os milagres, o crescimento, etc? Mas, ao olharmos para a real obra do Espírito Santo podemos louvar e agradecer ao nosso Deus. Comemorar 110 anos só é possível pelo poder e atuação do Espírito Santo, a água viva. Continuar fiel na proclamação da Palavra de Deus só pode ser feito através da atuação do Espírito Santo.
         Se da IELB flui rios de água viva é porque a água viva está em seu interior. Alimentada dessa água viva, ela não é e nem pode se considerar uma igreja fria, mas quente e viva. Afinal, o maior de todos os milagres é estar e permanecer em Jesus. A maior de todas as curas é saber e reconhecer que a pior doença foi curada em Jesus.
         Mês de junho é um mês de festa e comemoração na IELB, comemoramos 110 anos em 2014. O que dizer por ocasião de aniversário de uma igreja? Dizer o que ela de fato precisa ouvir e relembrar, “rios de água viva foram derramados sobre nós pela voz de profetas que proclamaram a salvação em Jesus e que a Água viva nos mantém alimentado e firme para atuação no reino de Deus. Muitos ainda estão com sede e precisam beber a água viva. Amém!
 
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...