domingo, 30 de março de 2014

Em Jesus não somos ossos secos.

ABRIL 2014
Comunicando sempre (Jesus - a fonte da água viva)
Eu os guiarei e os levarei até as fontes de água (Isaías 49.10)
Tema paroquial: IELB - 110 anos alimentada na fonte de água viva
5º Domingo na Quaresma – 06/04/14
Sl 130; Ez 37. 1 – 14; Rm 8. 1 – 11; Jo 11. 1 - 45
Tema: Em Jesus não somos ossos secos.

         Quando conversamos com as pessoas é comum ouvirmos a expressão: “se...”. Muitas vezes dizemos “se...” isso fosse assim, tal evento teria sido dessa maneira. Um “se...” que em muitos momentos mudou por completo toda a situação.
         O mesmo acontece com a vida diante de Deus. “Se” Deus não tivesse intervindo na história para mudar a nossa situação, estaríamos eternamente perdidos. Mas, felizmente para nós, Deus mudou nossa situação.
         Ouçamos as palavras do salmista: “Se tu tivesses feito uma lista dos nossos pecados, quem escaparia da condenação?” (Sl 130.3).
         O Salmo 130, canção de peregrinos, entoado pelo povo durante a sua caminhada para Jerusalém por ocasião de uma das festividades anuais, apresenta a ideia de uma pessoa atolada. Mas, esse atolamento não é em barro ou areia, mas em seus pecados.
         Diante do fato de sabermos que “se” Deus fizesse uma lista dos nossos pecados nenhum de nós iria subsistir.
              A leitura do Antigo Testamento apresenta a visão dada por Deus ao profeta Ezequiel. Um lugar cheio de ossos secos. É como caminhar num cemitério onde os ossos estão fora da sepultura.
                Essa visão dada por Deus precisa ser entendida a partir do contexto que tanto profeta, bem como o povo estava vivendo. O povo de Israel havia sido derrotado pelos babilônios. A derrota os obrigou a viverem exilados na Babilônia.
               O profeta recebeu a missão de anunciar ao povo que Deus havia permitido a derrota e o exílio. A visão do vale de ossos secos significa estar sem vida, que está tudo acabado, que não há mais esperança. Estar sem esperança é viver sem perspectiva, é o mesmo que estar morto. O vale de ossos secos representava o povo de Israel.
             O povo de Deus vivia um momento crítico. Era necessário que alguém comunicasse a mensagem de Deus ao povo. O profeta Ezequiel, junto ao povo, e Daniel, no palácio, foram fundamentais para a proclamação da mensagem de Deus. Não uma mensagem qualquer, mas uma mensagem de esperança e vida. O profeta Ezequiel anunciou que Deus os levantaria novamente, assim como aqueles ossos secos voltaram a viver.
             É digno de nota da leitura do evangelho de João 11.1 – 45, o fato de que a tristeza de Jesus o apresenta como verdadeiro homem. Um verdadeiro homem que veio ser o homem que Adão não foi e muito menos o homem que eu sou. Jesus veio ao nosso encontro. O milagre da ressurreição de Lázaro apresenta Jesus como Senhor da vida.
              Há um enorme contraste entre eu e Deus. “Se” Deus listasse todos os meus pecados estaria perdido e condenado eternamente. Por mim mesmo, estou eternamente perdido. Nessa triste e desastrosa situação, Deus continua enviando seus profetas para comunicarem uma mensagem confortadora: Em Jesus ossos sem vida voltam a viver!
            O salmista destaca “se...”. Se tu tivesses feito uma lista dos nossos pecados, quem escaparia da condenação?” (Sl 130.3). A resposta, ninguém. Não importa o que eu faça. Não importa se cumpro as tradições da quaresma.
           A boa noticia é que Deus resolveu não listar nossos pecados. Em seu Filho Jesus Cristo, Deus resolveu rasgar a lista dos nossos pecados. O pecado nos condena. O pecado nos mata. Mas, por seu amor e misericórdia, Deus resolveu e mudou a minha situação. Mesmo que a morte seja o salário do pecado, Jesus afirma: “Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11.25b).
           Infelizmente, há muitos que foram batizados, confirmados, mas vivem suas vidas como se fosse um monte de ossos secos, sem esperança e sem vida espiritual.
           A boa noticia é que Jesus é a fonte do perdão. Nele está a força necessária para a restauração. Jesus não listou os meus e os seus pecados. Ao contrário, veio para limpar a nossa ficha. Ele rasgou todos os nossos pecados ao morrer na cruz.
         O Diabo se aproveita quando estamos vivendo como ossos secos. Em momentos quando estamos sem esperança e mortos espiritualmente, o diabo vive cobrando nossos pecados. Acusa nossa consciência. Esfrega na nossa “cara” a lista dos nossos pecados. Mas, a maravilhosa notícia é que mesmo continuando nessa vida como pecadores, em Jesus somos justificados por Deus. Creia na obra de Jesus realizada por você na cruz. Receba essa graça de Deus ainda hoje através da Pregação da Palavra. Amém!
 

Edson Ronaldo Tressmann

Observação:
Algumas ideias foram retiradas do sermão do Pr Silvio Ferreira postado na lista de pastores em 2011. Ele é pastor em Vila Velha, E.S.


Se interessar, compre a obra: Lutero "entre aspas"
é só clicar em www.protexto.com.br e vá em livraria.    
Esse livro distribui alguns pensamentos de Lutero sobre Família, Sociedade e Igreja
Veja o exemplo abaixo:

Família:
“Nenhum pecado merece castigo maior do que justamente aquele que cometemos contra as crianças, quando não as educamos”.

Igreja:
“A fé é um ato livre, ao qual não se pode forçar ninguém”.

Sociedade:
“Mais raro que um governo sábio, é um governo honesto”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...