segunda-feira, 24 de março de 2014

Acorde e ande na luz

4º Domingo na Quaresma
Sl 142; Is 42. 14 – 21; Ef 5. 8 – 14; Jo 9. 1 - 41
Tema: Acorde e ande na luz.

         Um menino junto com seus pais visitou uma catedral. Nessa catedral havia vitrais com imagens dos apóstolos e de Jesus. Maravilhado com aquela beleza foi para casa muito alegre. Durante vários dias fez perguntas ao seu pai e sua mãe sobre aquelas imagens. 
         Dias depois dessa visita a catedral, participando da escola bíblica em sua igreja, a professora fez uma pergunta: “O que é um santo?” O menino lembrou-se das imagens dos apóstolos e de Jesus nos vitrais da catedral e respondeu: “Um santo é um homem que brilha quando a luz o atinge”.
         O apóstolo Paulo ao escrever aos cristãos da Ásia Menor, carta aos Efésios, escreveu: “Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade” (Ef 5. 8 – 9).
         Éfeso era tida como a cidade mais importante da região. Nessa cidade, Paulo começou a Igreja de Cristo. A mesma se tornou muito forte e coesa, servindo de exemplo para outras. No entanto, na cidade de Éfeso havia muitas situações perigosas para a fé cristã. A igreja estava exposta a esses perigos. O perigo estava no ocultismo, na idolatria, na bruxaria, na feitiçaria, etc. Havia também um templo dedicado a uma deusa muito famosa, Diana.
         Também vivemos tempos difíceis para a fé cristã. Por esse motivo, o apóstolo Paulo recomenda que “aproveitemos bem o tempo, pois os dias são maus” (Ef 5.16). Ao dizer que os Dias são maus está dizendo que vivemos dias governados pelo mal.
         O apóstolo Paulo estava atento a todo tipo de influências ruins e negativas que a igreja estava sujeita. Também precisamos estar atentos ao tempo em que estamos vivendo. Sou cidadão brasileiro, amo meu país, mas preciso reconhecer que estou vivendo dias maus. Esses dias maus não são por causa dos protestos. Os dias aqui no Brasil são maus porque muitas leis que estão em pauta no nosso Congresso Legislativo vão contra aquilo que nós cristãos acreditamos e confessamos como verdades absolutas.
         O apóstolo Paulo convida: “Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo te iluminará” (Ef 5.14). Acorde! Pois, Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade” (Ef 5. 8 – 9).
         O convite para que acordemos e andemos na luz é feito porque estamos cercados pelos mais variados perigos espirituais provindo do relativismo e secularismo.
         Quando Paulo convida: Acorde e Viva na luz não é uma referência ao bronzeamento ou direito à luz elétrica. A ênfase está na vida espiritual. Vida essa que tem apenas duas alternativas: luz ou trevas.
         Quando enviou Jesus, Deus nos tirou das trevas. Quando pelo evangelho nos chamou a fé e nos iluminou com seus dons, Deus nos fez e faz viver na luz.
         Corremos o risco de cair na sonolência espiritual. Quando caímos na sonolência espiritual, ficamos desatentos às coisas de Deus. Essa sonolência pode acontecer por causa de duas situações. Primeiro: por ignorância nas verdades Divinas, as quais, já não são tidas como verdades absolutas. Segundo: por negligência, por acomodação ou por superficialidade na fé devido ao secularismo e relativismo.
         Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo te iluminará” (Ef 5.14). Qual é a causa da sonolência espiritual? Acorde!
         Com a pregação da Palavra, o Espírito Santo quer te acordar e te fazer viver na luz. Na luz, o Espírito Santo te capacita a brilhar para os outros.
         O que fazer para que essa luz brilhe? Primeiro: Pare de olhar para você mesmo. Segundo: Cristo te iluminará.
         O apóstolo Paulo admoesta: “Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte,...” (Ef 5.14). Observe que essas palavras não indica que temos forças para fazer isso. Vou exemplificar com a seguinte ilustração: O fato de ir cobrar alguém não indica que o mesmo tenha dinheiro para pagar a dívida.
         Quando somos cobrados por Deus é para tirar de nós o orgulho. Somos orgulhosos, mas, mesmo que eu me esforce nada posso fazer para cumprir minhas obrigações diante de Deus.
         Quando Deus me humilha mostrando que estou dormindo e que sozinho não consigo me levantar, Cristo me ilumina. Essa iluminação acontece quando deposito nEle, Jesus, toda a confiança.
         Você que está dormindo, acorde!
         Esse é o convite de Deus para você. É um convite à genuína conversão e arrependimento. Precisamos acordar de nosso sono espiritual.
         Verdadeiramente arrependido Cristo te iluminará, pois, “... a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos. Por estarmos unidos com Cristo Jesus, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial” (Ef 2. 4 – 6).
         Estar acordado significa estar abençoado. Acordar e se Levantar significa ser e estar cristão. Ser e estar cristão é viver na fé num mundo que está caminhando nas trevas.
         Quando se acorda e é iluminado por Cristo passa-se a viver na luz. A luz não está em nós. A luz está em Cristo, e essa luz de Cristo, Deus quer que brilhe em nós. Essa luz brilha cada vez que em verdadeiro arrependimento nos levantamos e vivemos no perdão dado por Jesus.
         Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade” (Ef 5.8 – 9).
         Somos santos não porque abandonamos nossos pecados ou porque abandonamos alguns vícios. Somos santos, porque o Espírito Santo nos chamou pelo evangelho e faz com que a luz de Jesus brilhe em e por nós. Amém!
 
Edson Ronaldo Tressmann
(44) 34622796
 
 
Adquira o livro: Lutero "entre aspas"
é só clicar em www.protexto.com.br e vá em livraria e faça seus pedidos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...