segunda-feira, 3 de março de 2014

A Beleza transformadora do perdão


1º Domingo na Quaresma – 09/03/2014
Sl 32. 1 – 7; Gn 3. 1 – 21; Rm 5. 12 – 19; Mt 4. 1 - 11
Tema: A beleza transformadora do perdão

 Um homem muito rico caminhava na sacada de sua casa observando as coisas. Em sua observação viu uma mulher que lhe chamou a atenção. Essa mulher era muito bonita. O homem pediu que alguém fosse chamar aquela mulher. Desejava conhecê-la.
Conversa vai, conversa vem, e atraído pela beleza daquela mulher, acabou se relacionando com ela. Desse relacionamento surgiu uma gravidez.
          A situação poderia ser facilmente resolvida se aquela mulher não fosse casada. Seu marido era um soldado. Estava servindo o seu país na guerra.
          Sendo casada, haveria outra solução para o problema? Como dizer para o marido que ela o havia traído? A situação era complicada para o pai da criança que estava por vir. Ele era o rei do país. A lei prescrevia que o adultério era punido com a morte.
          Como resolver essa situação? Nesse caso, podemos observar um “jeitinho bem brasileiro” para o caso.
          Foi enviada uma ordem para que o soldado traído pelo rei e pela esposa voltasse da guerra. O rei imaginou que com uma esposa linda, o soldado chegaria e dormiria com a esposa, e assim, tudo estaria resolvido. Mas, não foi isso o que aconteceu. Outra saída foi embebedar o soldado. Mas, essa estratégia também não deu certo.
           Tendo falhado o Plano A, o rei usou o Plano B. Mas, infelizmente o Plano B era terrível.
          O rei escreveu uma carta dando ordem ao capitão da tropa para colocar Urias, o soldado traído, na frente da batalha e que o mesmo fosse deixado sozinho para que fosse atingido e morto.
          Com o soldado morto a situação estaria totalmente resolvida. A mulher, viúva, poderia se casar novamente. Se caso aparecesse grávida não geraria suspeita em ninguém. O caso estava abafado. O rei se livrou do maior vexame da história.
          Essa história registrada em 2Samuel 12 apresenta um verdadeiro roteiro para uma novela. Uma novela que traria o tema: Cobiça, traição e falta de arrependimento.
               No mês de fevereiro estudamos o sermão do monte. Nele, Jesus, o pregador, disse que a cobiça não deve nos levar a ação. A própria cobiça em si já é pecado, por isso, diante da mesma, precisamos buscar vencer a cobiça para não sermos levados a uma ação maldosa e terrível.
               Davi, o rei do episódio que narramos acima se deixou levar pela cobiça. A beleza é uma cobiça que sempre leva as pessoas a cometerem loucura. Desde uma simples mudança no corpo transformando-o em outro, até a loucura do adultério.
              Os pecados que Davi cometeu foram terríveis. Além do adultério acabou se tornando um assassino. Esses pecados nasceram de uma natureza pecaminosa. Natureza essa que nós também estamos sujeitos.
             O famoso “jeitinho brasileiro” ajudou Davi esconder seu pecado perante as pessoas. Evitou um vexame público. Mas, não evitou sua luta contra sua consciência. Segundo suas próprias palavras no salmo 32, “seus ossos se envelheciam enquanto gemia o dia todo.”
             Em sua luta contra sua consciência, Davi foi visitado pelo profeta Natã. Diante do profeta de Deus, Davi se mostrou um homem justo. Sua suposta “santidade” deu-se através do julgamento à causa de um homem rico que havia roubado à ovelhinha de um homem pobre. Ao saber que o homem que ele havia acabado de condenar era ele próprio, Davi arrependeu-se e clamou por perdão.
             Da parte de Deus todos seus pecados foram perdoados. Esse perdão o motivou a escrever o salmo 32, onde apresenta a beleza transformadora do perdão.
         Gostamos das coisas bonitas e belas. Deus em seu amor e misericórdia coloca a nossa disposição a beleza transformadora do perdão. Aproveite! A beleza transformadora do perdão está a sua disposição. Qual é?
         1 Felicidade;
         2 Liberdade;
         Se a vida sem perdão com o próximo em si já é uma vida triste, imaginem saber que estamos em dívida e sem o perdão de Deus?
         Deus deseja nossa felicidade. A Felicidade dada por Deus está no perdão que oferece e dá em Jesus Cristo pelo seu sacrifício na cruz.
         Em luta contra sua consciência, sabendo que seus pecados haviam desagradado a Deus, Davi se sentia cansado, chorava o dia inteiro. Era um homem triste e amargurado.
         As pessoas não conseguiam entender como esse homem que comandava toda uma nação, havia acabado de se casar com uma mulher muito bonita, estava perto de ter mais um filho, andava tão carrancudo e amargurado. As pessoas nem sequer suspeitavam do tamanho do pecado de Davi. (Só para lembrar, pecado é pecado, seja ele qual for).
         Davi estava sem forças diante de Deus. Sendo ele um homem segundo o coração de Deus, se sentia envergonhado pelos seus pecados terríveis. Mas, mesmo que tivesse e conhecesse o Deus de amor, sentia medo de confessar seu pecado.
         Você está se sentindo cansado mesmo sem ter trabalhado? Está chateado e não sabe por quê? Está chorando por não conseguir perdoar ou pedir perdão?
         Leia o salmo 32 e descubra nele a beleza transformadora do perdão. Deus ao perdoar seus pecados pelo sacrifício de Jesus quer que você seja feliz e viva em liberdade.
         Lembre-se! Não esqueça! Isso é muito importante!
         Após receber perdão, Davi passou a viver muitas consequências de seus atos. O filho do adultério morreu. Seu filho Absalão causou uma enorme revolta a ponto de Davi ter que fugir. Estou certo de que esses episódios martelavam na cabeça de Davi e o tentou pensar: “será que estou pagando pelos meus pecados?
         Cometemos muitos pecados. Somos de natureza pecaminosa. Mesmo batizados e filhos de Deus, continuamos nesse mundo e na carne. Assim, cometer pecado faz parte de nós. Em muitas situações, mesmo que tenhamos recebido o perdão de Deus através do sacrifício de Jesus, a beleza transformadora do perdão é desfigurado pela luta contra a tentação da consciência: “será que estou pagando pelos meus pecados?
         Não deixe a tentação de o diabo tirar de você a certeza e a beleza transformadora do perdão. Afinal: “Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga” (Sl 32.1). O diabo não tirou de Davi essa certeza e essa alegria.
         Além do salmo 32, temos também as palavras do apóstolo Pedro: “O próprio Cristo levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos uma vida correta. Por meio dos ferimentos dele vocês foram curados” (1Pe 2.24).
         Deus ama você. E por amor quer transformar sua vida através da beleza transformadora do perdão. Estejamos certos disso, pois o perdão dado por Deus no sacrifício de Jesus nos dará uma vida feliz e livre.
         Aproveite o perdão que só Jesus te oferece e dá e seja feliz e livre. Amém!
 

Pr Edson Ronaldo Tressmann
(44) 3462 2796

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...